• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o melhor Romance de Machado de Assis?

Qual o melhor Romance de Machado de Assis?

  • Ressureição

    Votos: 0 0,0%
  • A Mão e a Luva

    Votos: 0 0,0%
  • Helena

    Votos: 0 0,0%
  • Iaiá Garcia

    Votos: 0 0,0%
  • Quincas Borba

    Votos: 0 0,0%
  • Esaú e Jacó

    Votos: 0 0,0%
  • Memorial de Aires

    Votos: 0 0,0%
  • Outro (especifique)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    8
Votei em Memórias Póstumas...

Um professor meu de Literatura do curso Etapa na época me disse que um colunista do New York Times escreveu algo como: " Impossivel ser obra de um mulato brasileiro, é profundo demais..."

Enfim eu acho que sim é um livro muito profundo e acho tmb que esse colunista é um bosta
 
Lalalala.

Hoje eu peguei o ônibus pensando nesse tópico. ^^

Eu tava com a cabeça em Quincas Borba e Brás Cubas... e pensei o porquê deu gostar tanto de Quincas Borba... eu cheguei a algumas conclusões óbvias, mas vou compartilhar com vocês.

Eu pensei nas citações e em coisas que eu não domino... mas que estão presentes na obra de uma forma ou de outra. Claro, eu já devo ter falado sobre a questão do Parasitismo Social, Machadão gosta desse ponto... ele faz isso com José Dias em D. Casmurro e faz de tudo que é forma em Q. B.

De tudo que é forma eu digo em relação ao casal Palha que é algo nítido, mas também em relação a todos os outros personagens, tais quais Camacho e também o bando de amigos que vão comer em sua casa. Tem uma passagem que nos mostra isso, quando Rubião simplesmente diz que caso ele não esteja em casa, o empregado pode servir os amigos... e eis que os mesmo não dão a mínima pela falta do anfitrião. Quer crítica maior a uma época de "moral" e "bons costumes", aonde a aparencia e a riqueza eram fundamentais?

Rubião também paga o preço de ser meio lelé, se me permitem dizer.... ele demonstra uma alegria em perceber que a irmã e que o Quincas estão mortos, mostra que até os lelés também são capitalistas (aliás, fica bem claro a preferencia a ser capitalista do que um servidor [professor no caso]).

Masssssss o que realmente me chama a atenção são algumas possíveis relações (????) que Machado faz... Sem dúvida um toque de crítica a Leinbiz, talvez embalado pela influencia de Voltaire em Cândido. (Não me lembro se ele cita Pangloss em Memórias ou em Q. B. :think:). E por último uma referência a Schopenhauer, é pois ele tinha um cachorro que se chamava Schopenhauer também. Legal não?
 
Eu também gostei muito de Quincas Borba.
Mas ainda acho tanto o Dom Casmurro quanto o Memórias Póstumas superiores.
É incrível, a cada releitura eu gosto ainda mais dessas obras.
 
Nham nham... empate então? :g:

Mas continuando as divagações, eu peguei hoje um livro do Bosi ao acaso na mão e abri numa citação sobre aquela história das "batatas", sobre guerra ser vida e paz ser morte, etc... Interessante não? Gente que sabia das coisas esse Quincas Borba :lol:
 
Acabei de votar em Memórias Póstumas...acho que desempatei a disputa =P

Não sei se por ter sido o primeiro livro do Machado de Assis que li, mas sou encantado por esse livro. Adorei desde o princípio a forma como a história é contada e o dinamismo do livro...simplesmente o melhor na minha opinião!
 
Todos tem seus pontos altos e são muito bons.

Mas Dom Casmurro é o melhor! A dúvida que fica sobre a traição e tudo mais.
 
Eu adorei Memórias Póstumas de Brás Cubas!

É o meu preferido num geral em Literatura Clássica Brasileira. :yep:
 
Dos que eu ja li eu prefiro Memorial de Aires, o primeiro livro que eu li do Machado foi o Dom Casmurro e não gostei do fim, hoje eu gosto, Iaia garcia, não é o mehor, Quincas Borba 6, nem lembro quais que eu ja li...
eu gosto mesmo é do memorial
 
Memórias Póstumas de Brás Cubas...

foi o primeiro livro do Machado que eu li e o que me despertou interesse pelas outras obras deste excepcional autor, gosto da grande maioria de suas obras, mas principalmente das pertencentes a sua fase realista, na qual, ele destila todo seu humor irônico, seja num relato pós-morte ou num dito não-dito que leva o leitor às mais mirabolantes teorias.
 
Tudo bem que eu não li todos.. mas Memórias Póstumas é muito bom e diferente de tudo que eu já tinha lido.. Dps até tive que escrever as minhas memórias póstumas como trabalho de filosofia e foi mto legal.. :D
 
Fiquei dividida entre Dom Casmurro e Quincas Borba, mas optei pelo Quincas Borba, livro que retrata a ascenção e a queda de Rubião inocente ou ignorante que foi subjulgado pela idéia que ele acreditava que o tornava vencedor e sua célebre frase: "Ao vencedor as batatas!".
 
Bem que poderia valer uma enquetezinha básica com os contos também, não? De repente dava uma variada, já que os romances vão acabar ficando nesse negócio de Dom Casmurro, Brás Cubas e Quincas mesmo =P
 
Votei em Memórias Póstumas de Brás Cubas porque é fantástico! Muito criativo. Um narrador personagem que também é onisciente. Além disso, amo a ironia com que Machado de Assis retrata a mediocridade humana.
 
No começo eu achava um porre, mas depois aprendi a gostar de Dom Casmurro. Achei incrivel a historia, sempre paro pra pensar sobre a suposta traiçao...
 
Meio difícil votar em uma enquete como essas quando você não leu a maior parte dos livros listados (incluindo parte do trio realista tão reverenciado por todos). Mas eu fico com Esaú e Jacó, pelas infinitas referências históricas/o estudo de sociedade delicioso/a abordagem direta em relação à política da época, prato cheio pra quem se interessa por esse assunto em História do Brasil.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo