• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o melhor Romance de Machado de Assis?

Qual o melhor Romance de Machado de Assis?

  • Ressureição

    Votos: 0 0,0%
  • A Mão e a Luva

    Votos: 0 0,0%
  • Helena

    Votos: 0 0,0%
  • Iaiá Garcia

    Votos: 0 0,0%
  • Quincas Borba

    Votos: 0 0,0%
  • Esaú e Jacó

    Votos: 0 0,0%
  • Memorial de Aires

    Votos: 0 0,0%
  • Outro (especifique)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    8

Lordpas

Le Pastie de la Bourgeoisie
Bem, bem...

Pra organizar melhor as idéias em relação a uma pequena discussão que começou em outro tópico eu estou criando essa enquete. :P

A questão é que volta e meia voltamos a falar de Machado de Assis aqui no Literatura, então eu quiz fazer algo em que pudessemos comparar as suas obras.

Por serem coisas diferentes vou deixar os contos e as poesias de fora dessa enquete, caso o tópico renda podemos fazer o mesmo com eles mais tarde, ok?

Creio que os livros que merecem ser citados são:

Fase Romântica

* Ressureição
* A Mão e a Luva
* Helena
* Iaiá Garcia

Fase Realista

* Memórias Póstumas de Brás Cubas
* Quincas Borba
* Dom Casmurro
* Esau e Jacó
* Memorial de Aires

Ps.: Eu dividi por fases que costumam nos ser apresentadas "didaticamente", só por mera organização de minha cachola mesmo.

Edit.: Acrescentei a opção "outro" porque vai que eu esteja esquecendo de algum né... :eh:
 
Ótima idéia :grinlove:

Como eu já comentei num dos tópicos perdidos do Literatura:

O Bloom gosta muito de obras que encontram saídas criativas para lugares comuns da literatura, por isso ele enaltece tanto o Memórias Póstumas: ele acredita que a idéia de colocar um narrador morto brilhante.

Não posso dizer que não concordo, sempre achei que o fato de o narrador não ter nada a dever pra ninguém e poder falar o que quiser algo MUITO interessante, mas a brincadeira do 'não-dito' em Dom Casmurro me atrai muito mais.

:mrpurple:
 
Quem não tem Bloom caça com Bosi. :mrgreen:

O que eu gostei de ler no relato do Bosi foi ele colocando Machado junto com grandes nomes da literatura universal, tais como Flaubert, Maupassant, etc...

E ele também dá uma importancia grande a M. Póstumas, por citar o livro como um "divisor de águas" na vida de Machado.

E mais, exatamente o que a Anica falou ali em cima... em M. Póstumas ele exerce todo o seu cinismo, o princípio de livros que nos remetem a mais do que a uma série de personagens-heróis. Não. Agora cada um não possue aquela "grandeza", são apenas personagens reais.

Pois então, eu gosto muito de três livros: M. Póstumas, Quincas Borba & D. Casmurro. Anyway, o meu gosto pessoal tem um carinho especial por Quincas Borba, não sei... acho que sempre simpatizei com a ignorancia de Rubião, com o retrato fiel do parasitismo social que se faz tão presente até hoje... (Ao vencedor as batatas!)

Logo, posso dizer que o mais importante, na minha opinião, é, de fato, M. Póstumas, mas o meu preferido é Quincas Borba.

Por fim, mais uma coisa que o Bosi fala: que não devemos tranformar em mito o homem que justamente lutou contra eles.

E Prímula, O Alienista é um conto... apesar de alguns o citarem como Novela...
 
Memorias Postumas, porque o Bras Cubas é um cara fascinante. Aquele "que" de imoralidade é muito muito bom :D

Depois eu desenvolvo :)
 
Que enquete difícil!
Descobri que não tenho preferência, pois amo tanto 'Dom Casmurro' quanto 'Memórias Póstumas de Brás Cubas'.
 
Lord, existe alguma coisa errada nessa enquete. Por definição, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro não são romances.... O mais apropriado seria mudar o nome da enquete, tirar o "ROmance" :?

Mas enfim, isso é um assunto estranho, é coisa de literatura, etc. Vou seguir a enquete e votarei:


GOstei muito de Memórias Póstumas de Brás Cubas. O jeito como Machado conta a história, o jeito dele escrever.... :grinlove:
 
Bah, Lord, esquece. Esquece mesmo, etc... Duh Idril! É que é classificação dos livros do Machado, eu fiz uma baita confusão aqui. :wall:
 
:lol:

Normal, eu também loqueio quando não tomo café. :mrgreen:


Enfim, parece que eu fui o único que me apaixonei por Quincas Borba. Blé... Vcs estão muito previsíveis.
 
Lordpas disse:
Enfim, parece que eu fui o único que me apaixonei por Quincas Borba. Blé... Vcs estão muito previsíveis.
Eu poderia escolher outro livro qualquer, com o intuito de adotar uma espécie de atitude subversiva/original/imprevisível e fugir do clichê, um comportamente que até tem lá seu estilo, na tentativa de mostrar-me superior à toda essa banalidade de ter uma opinião padrão.

Mas não o fiz. :roll:
 
str1ker disse:
Lordpas disse:
Enfim, parece que eu fui o único que me apaixonei por Quincas Borba. Blé... Vcs estão muito previsíveis.
Eu poderia escolher outro livro qualquer, com o intuito de adotar uma espécie de atitude subversiva/original/imprevisível e fugir do clichê, um comportamente que até tem lá seu estilo, na tentativa de mostrar-me superior à toda essa banalidade de ter uma opinião padrão.

Mas não o fiz. :roll:

:eh:

Fugir do que você fala ai como clichê não quer dizer afirmar superioridade nem nadica disso, pelo contrário... Mostra que nem todos temos o gosto pessoal igual, isso realmente é algum problema?

Eu gosto de Quincas Borba, já falei nesse tópico mesmo o porque gosto do livro... a minha resposta foi uma mera brincadeira, nada que me auto-afirmasse como seu superior.


Não acho legal esse climão, vamos nos descontrair sim? Sem tempestades em copos d'água. :D
 
Lordpas disse:
:eh:

Fugir do que você fala ai como clichê não quer dizer afirmar superioridade nem nadica disso, pelo contrário... Mostra que nem todos temos o gosto pessoal igual, isso realmente é algum problema?

Eu gosto de Quincas Borba, já falei nesse tópico mesmo o porque gosto do livro... a minha resposta foi uma mera brincadeira, nada que me auto-afirmasse como seu superior.


Não acho legal esse climão, vamos nos descontrair sim? Sem tempestades em copos d'água. :D
Fica frio, cara. To brincando também :cheers:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo