• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o maior Traíra da Obra de Tolkien?

Qual foi o maior traidor?

  • Maeglin

    Votos: 45 28,0%
  • Mîm, o Anão

    Votos: 14 8,7%
  • Uldor, o maldito

    Votos: 13 8,1%
  • Saruman

    Votos: 67 41,6%
  • Gríma, Língua de Cobra.

    Votos: 15 9,3%
  • Outro. Especificar no post.

    Votos: 7 4,3%

  • Total de votantes
    161
Concordo com Torugo, por mais que Uldor aceitou ajudar elfos e edain com uma fidelidade falsa, foi depositado uma confiança nele e depois ele traiu. Pode ser que Uldor não considere o que fez uma traição, porém os traidos sentiram assim, já que esperava uma alinça e não foi assim que ocorreu.
 
Saruman é um baita de um traidor. Ele se deixou seduzir pelo poder e acreditou nas mentiras do Sauros, aí deu no que deu.
 
Gente, voces tem que entender que a traição e uma tatica de guerra!!! ulfan/uldor, como fez o torugo, estava sendo justo e lutando da melhor maneira que podia, se os elfos nao procuraram saber do passado do cara, pior pra eles!!! Ele foi justo e leal... ao seu senhor, claro!!!!
E saruman, como ja disse, nao traiu os valar que o mandaram pra missão na TM, eles o deixaram livre pra escolher a forma de derrotar sauron, o que quer dizer que se ele destruisse sauron com o um anel e ocupasse o lugar dele, teria conseguido o que os valar queriam!!!! e cumprido sua missão, embora nao do jeito que imaginavam, ja que haveria um novo senhor do escuro.
A traição e sempre um ponto de vista, em alguns casos ate justificada! como no caso ne mim, o anao, ou mesmo de ulfang.
coma ja disse, maeglin sim foi um traidor, pelo fato de nao ter sido fiel a ninguem!!! traiu a mae, o pai, o pai adotivo e a cidade que o acolheu e da qual ele seria o senhor!!!!!
 
Gente, voces tem que entender que a traição e uma tatica de guerra!!! ulfan/uldor, como fez o torugo, estava sendo justo e lutando da melhor maneira que podia, se os elfos nao procuraram saber do passado do cara, pior pra eles!!! Ele foi justo e leal... ao seu senhor, claro!!!!
E saruman, como ja disse, nao traiu os valar que o mandaram pra missão na TM, eles o deixaram livre pra escolher a forma de derrotar sauron, o que quer dizer que se ele destruisse sauron com o um anel e ocupasse o lugar dele, teria conseguido o que os valar queriam!!!! e cumprido sua missão, embora nao do jeito que imaginavam, ja que haveria um novo senhor do escuro.
A traição e sempre um ponto de vista, em alguns casos ate justificada! como no caso ne mim, o anao, ou mesmo de ulfang.
coma ja disse, maeglin sim foi um traidor, pelo fato de nao ter sido fiel a ninguem!!! traiu a mae, o pai, o pai adotivo e a cidade que o acolheu e da qual ele seria o senhor!!!!!

Traição

Wikipedia: É tornar óbvio e evidente o que se queria ocultar, ser infiel ou descumprir com o compromisso assumido.

Eu não concordo contigo! Ulfang estabeleceu um compromisso com Maedhros e TRAIU-o, não cumpriu o compromisso e ainda se virou contra o suposto senhor! Ele fez dois juramentos, manteve-se leal a um e traiu o outro!

;D
 
Votei no Mîm porque foi um personagem que realmente conseguiu me deixar irritada quanto a sua traição.

Só que também nem lembro a história do Uldor. :think:
 
Última edição:
Todos eles foram traidores terríveis , mas realmente o que fez Maeglin é imperdoável. Entregar o segredo de Gondolin , o segredo de sua estrada ao inimigo foi concerteza a pior traição. Aquela cidade que o abrigou , seus parentes, os de sua mãe, o acolheram e ele ainda teve coragem de fazer isso.
 
Para mim foi Feanor. Mesmo estando a pensar nas mentiras de Morgoth, o que ele fez foi imperdoavel.
O que ele fez em Alqualonde e incendiar os barcos dos Teleri... acho que traiu completamente os seus iguais.
 
Eu escolhi Saruman não só pelo ato de traição do mago, mas pela sua capacidade em ser tão dissimulado, em forjar tantas situações para seu próprio benefício e ter feito aquilo tudo com Gandalf!
 
Só uma coisa Roger...de onde tirou a idéia de que Maeglin traiu a mãe?

Ele sempre a ajudava com relação ao pai, inclusive fugindo com ela, quando não mais suportava ficar com Eöl.

A má índole de Maeglin só foi aparecer muito depois da morte dela, quando já estava sendo consumido não apenas pelo amor impossível, mas pela aversão que Idril tinha a ele.

Além do mais, Maeglin ao menos traiu por amor, uma versão distorcida e corrupta, mas amor. E, já sendo atormentado muito antes de ir parar em Angband, qual a surpresa de ele aceitar um pacto com Melkor, por sua liberdade e por ter a chance de ficar com a mulher que amava. Ele estava consumido por dentro, e seu desejo ultrapassou em longe sua razão.

Não muito diferente de Fëanor, se olharmos por esse ângulo. A diferença é que Fëanor sempre teve tudo o que quis desde o começo, e foi o amor por sua obra, uma coisa, que o motivou a fazer tudo o que fez.

Maeglin foi azarado desde o nascimento. Sua única influência boa era a mãe, e o pai a matou na sua frente. A pessoa a quem amava, não obstante não corresponder, ainda o desprezava. Após o passar dos anos o amargurarem, por jogarem o mais distante possível o alvo de seu afeto, ele ainda é capturado pelos servos de Morgoth. Então, por desespero e amor, ele trai o povo de Gondolin.

Fëanor matou seus irmãos com as próprias mãos, por causa de barcos.

Fëanor abandonou metade de seus seguidores do outro lado do mar, por medo de ter seu poder usurpado.

Saruman traiu a confiança dos Valar, e todos os povos da TM, pelo simples desejo de poder.

Uldor traiu todos os elfos e humanos da TM que não estavam do seu lado, por servir à Morgoth e preferir esmolas de poder dadas por Morgoth do que arriscar a vida para livrar a TM do mal.

Pensem nas repercussões de cada traição também, e vejam se Maeglin não é o "menos pior" dentre todos esses.

EDIT: Ah, fiquei entre Saruman e Uldor, mas votei em Saruman. Apesar de os atos de Uldor serem mais significantes, Saruman era um enviado dos Valar, e tinha uma enorme responsabilidade em seus ombros. Ele contava com uma sabedoria que humano algum tinha, e ainda assim caiu.
 
Última edição:
Bem Morgoth traiu Eru né? Acho que assim já é um "bom" começo ou será um mal final? Até porque precisamos de um líder mau para que se criem servos né?
 
Última edição:
PARA MIM O MAIOR TRAIDOR FOI MORGOTH

Morgoth quem ele traiu??

Bem Morgoth traiu Eru né? Acho que assim já é um "bom" começo ou será um mal final? Até porque precisamos de um líder mau para que se criem servos né?
Acredito que Morgoth não seja um traidor, pois desde o princípio, Ilúvatar percebeu suas intenções. Melkor/Morgoth agiu às escondidas, é verdade, mas sem posar como O Bonzinho e depois enfiar a faca pelas costas como fizeram os outros personagens citados na enquete.
Depois que fora libertado dos 3.000 anos de 'prisão', Melkor, é verdade, agiu de maneira traiçoeira, porém Ulmo e Tulkas sempre mantiveram certa desconfiança, Manwë é que fora ingênuo demais para não perceber os movimentos ocultos de Melkor.
 
Penelope disse:
Acredito que (...) os movimentos ocultos de Melkor.

Eu acho que Morgoth traiu sim! Até mesmo Eru, pois Eru não o criou (sei lá, talvez) para ele praticar o mal! E inicialmente, ele era um dos Ainu da música e traiu os propósitos de Eru! Além disso, traiu os Valar quando eles o prenderam e foi traiçoeiro com os Noldor! Traiu a confiança que Manwë depositou nele! Mas nem acho que ele seja o maior traíra da obra!

Na enquete, votei em Uldor, pois acho que se não fosse por ele, Beleriand teria sobrevivido muito mais tempo e teríamos muito mais histórias para serem contadas! :)

;D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo