• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o maior clássico e rivalidade INTERESTADUAL do Brasil?

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
A pergunta do tópico não diz respeito a clássicos locais. Então pergunto qual é o maior clássico envolvendo times de diferentes estados?

Vou citar meu top 5 e deixar explicado o porquê de cada uma:

1° Palmeiras x Cruzeiro-> Até hoje nenhum confronto decidiu tantos títulos, com muitos jogos em tão pouco tempo. É o recordista nacional em confrontos decisivos e principalmente no peso das decisões.

Só entre 98 e 99 jogaram 14 vezes (9 em 98 e 5 em 99) e já decidiram várias decisões na Mercosul, Brasileiro, Libertadores e 2 finais memoráveis da Copa do Brasil.


2° Santos x Botafogo-> Atualmente em fases totalmente distintas eles pouco se encontram, mas quando se cruzam sempre são jogos muito disputados e de muita rivalidade. Vide a grande quantidade de confrontos decisivos que fizeram nos anos 60 e mais recentemente na final do Brasileiro de 95 e semi-final do RJ-SP de 2000.


3° Grêmio x Flamengo -> Não fica muito atrás. Já decidiu finais e semi-finais de Brasileiro, Copa do Brasil e fases decisivas mata-mata na Libertadores e Mercosul. É de grande rivalidade também.


4° Grêmio x Palmeiras-> Curiosamente ainda não se encontram numa grande final, mas já decidiram várias vezes e com muita hostilidade fases mata-mata do Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores com o Grêmio sempre levando a melhor.


5° Corinthians x Atlético-MG-> Várias vezes se cruzando em semi-finais e 1 final de Brasileiro e muito desiquilibrado porque o Corinthians sempre levou a melhor em todas.
 
Flamengo e Corinthians, pelo peso de serem os dois clubes de massa do país, acaba carregando consigo uma tradição grande, e costumam ser jogos bem disputados, mesmo sem terem histórico de grandes decisões entre si.
 
Concordo com Knolex. Ambos os times de maior torcida e maior rivalidade interestadual. Alem do mais uma rivalidade antiga entre Cariocas e Paulistas aumentam essa disputa
 
Flamengo x Corinthians praticamente se equivale a Vasco x Palmeiras.
Existe uma certa rivalidade apenas entre os estados, mas não é pesada entre as torcidas já que boa parte dos corintianos torcem pelos flamenguistas no RJ e vice-versa. Existe um certo respeito mútuo entre eles. Quem sabe acontecendo numa grande final possa despertar uma rivalidade maior.

Faltou mencionar um outro confronto que tem grande rivalidade e hostilidade: Atlético-PR x Fluminense. Desde aquele incidente com o goleiro Ricardo Pinto nas Laranjeiras a história do confronto nunca mais foi a mesma.
 
Ultimamente tem o Vitoria x Palmeiras.

Com o Vitoria rebaixando o Palmeiras em 2002, e metendo aquela goleada de 7 gols na Copa do Brasil.
 
Fúria, essa rivalidade Flu x Atl PR já tá perdendo força... depois da semifinal de 2001 os jogos não tem tido nada demais... os jogadores e as torcidas meio que deixaram a rivalidade (que teve início num episódio lamentável) acabar...

Uns confrontos que acho interessantes são aqueles das cores ou características específicas... uma rivalidade meio gaiata só pra dar graça... me refiro aos "clássicos" tricolores(envolvendo Flu, SP, Grêmio), rubro-negros(Flamengo, Vitória, ATL PR e Sport), alvi-negros(Botafogo, Corinthians, Santos, Atl MG, etc), lusitanos (Vasco e Portuguesa)... na maior parte dos casos apenas a mídia procurando algo pra dizer que o jogo é mais que uma partida normal. :mrgreen:
 
MENGÃO vs Corinthians com certeza. São as duas maiores torcidas do Brasil, sempre que tem jogo é um dos mais "badalados"!

100+ 8-)
 
Ano passado na Segundona rolou uma certa rivalidade entre Palmeiras x Sport... Foram 3 jogos durante o ano e o último deles deu ao Palmeiras o título. Teve brigas, problemas com arbitragem, provocações entre as torcidas etc...

Mas a maior rivalidade de todas na minha opinião é entre Grêmio x Palmeiras. Desde aquele fatídico mata-mata de 5x0 e 5x1, os dois times sempre trocaram farpas entre si. Pra colaborar, na época, os times contavam com jogadores nada amistosos, como Danrlei e Edmundo em seus elencos.
 
Paraíba Hi-Tech disse:
Ano passado na Segundona rolou uma certa rivalidade entre Palmeiras x Sport... Foram 3 jogos durante o ano e o último deles deu ao Palmeiras o título. Teve brigas, problemas com arbitragem, provocações entre as torcidas etc...

Mas a maior rivalidade de todas na minha opinião é entre Grêmio x Palmeiras. Desde aquele fatídico mata-mata de 5x0 e 5x1, os dois times sempre trocaram farpas entre si. Pra colaborar, na época, os times contavam com jogadores nada amistosos, como Danrlei e Edmundo em seus elencos.


Assim naum conta, somente o botafogo, palmeiras e o fluminense de times grandes foram rebaixados. Coitadinhos :twisted: :twisted: :twisted:
 
Knolex disse:
Fúria, essa rivalidade Flu x Atl PR já tá perdendo força... depois da semifinal de 2001 os jogos não tem tido nada demais... os jogadores e as torcidas meio que deixaram a rivalidade (que teve início num episódio lamentável) acabar...

Pelo menos por parte da torcida do Atlético ela resiste mais. Conheço dois atleticanos fanáticos que até hoje nutrem um ódio absurdo pelo Flu, mas acredito que não ocorrendo confrontos decisivos nos próximos anos ela dissipa aos poucos.

E confrontos entre times similares (tricolores, alvinegros, etc) a mídia tem que se esforçar pra promover alguma coisa, pq entre essas torcidas no papel os jogos são mais tranquilos.
 
Pelo menos por parte da torcida do Atlético ela resiste mais. Conheço dois atleticanos fanáticos que até hoje nutrem um ódio absurdo pelo Flu, mas acredito que não ocorrendo confrontos decisivos nos próximos anos ela dissipa aos poucos.

E confrontos entre times similares (tricolores, alvinegros, etc) a mídia tem que se esforçar pra promover alguma coisa, pq entre essas torcidas no papel os jogos são mais tranquilos.
A torcida do Flu é muito tranquila, dificilmente arruma confusão... :wink:
O problema contra o Atl Paranaense começou devida à besta do Ricardo "Frango" Pinto... :puke:

12edmundo.jpg

Edmundo é Animal!!! :mrgreen:
 
Logo que vi o título do tópico, pensei em "Palmeiras x Cruzeiro". Como o Fúria disse, a própria decisão de títulos importantes acabou criando uma rivalidade enorme.
 
Ecthelion disse:
Pelo menos por parte da torcida do Atlético ela resiste mais. Conheço dois atleticanos fanáticos que até hoje nutrem um ódio absurdo pelo Flu, mas acredito que não ocorrendo confrontos decisivos nos próximos anos ela dissipa aos poucos.

E confrontos entre times similares (tricolores, alvinegros, etc) a mídia tem que se esforçar pra promover alguma coisa, pq entre essas torcidas no papel os jogos são mais tranquilos.
A torcida do Flu é muito tranquila, dificilmente arruma confusão... :wink:
O problema contra o Atl Paranaense começou devida à besta do Ricardo "Frango" Pinto... :puke:

Nhé. Provocação existe e sempre vai existir. Nada do que ele tenha feito justifica o que a torcida fez naquele dia. Sim, é uma torcida tranquila. Talvez a mais tranquila que eu conheça. Por isso mesmo que esse episódio manchou tanto a história da torcida. Nada justifica a boçalidade. :?
 
Fora Palmeiras x Cruzeiro, Santos x Botafogo, nenhum desses teve tantos confrontos assim

segundo o titulo do topico

o de maior GRANDEZA hoje eh CORINTHIANS X FLAMENGO
o mais CLÁSSICO eh SANTOS x BOTAFOGO
a maior RIVALIDADE dos ultimos anos foi PALMEIRAS X CRUZEIRO

Grandes clássicos dos ultimos 24 anos

80
Flamengo x Gremio
Flamengo x São Paulo
Flamengo x Corinthians
Gremio x São Paulo

90
Vasco x São Paulo
Portuguesa x Gremio
Palmeiras x Cruzeiro
Palmeiras x Gremio
Vasco x Palmeiras
Vasco x Corinthians
Atlético Mg x corinthians

novo milenio
São Caetano x Vasco
Corinthians x Cruzeiro
Santos x Cruzeiro
 
Ei Ryu faltou vc na sua lista por Grêmio x Corinthians que entre 95 e 2001 decidiram 2 Copas do Brasil e mata-mata decisivos na Libertadores e no Brasileiro.

E na lista dos anos 80 pra mim Flamengo x Atlético-MG foi o maior clássico.

Agora na lista dos 90 Grêmio x Portuguesa acho "café pequeno" pra ser mencionado numa lista da década.
 
deixa eu ver...Atlético MGxCorinthias acho um clássico, mais que Fla( :P )xCor
acho que é São PauloxFla, acho que a rivalidade é maior, sei lá mts amigos meus sao paulinos tem horror ao flamengo, tp sei lá.
do milenio concordo com CruzeiroxCorinthians, deixando de lado que ambos times não estão tão bem assim :roll:
 
Para mim, uma das maiores rivalidades está no confronto Internacional X Palmeiras.

Sempre com jogos disputados, onde o colorado leva certa vantagem. Teve aquele baita jogão de 79, em pleno Morumbi e o Falcão decidindo com um sem pulo lindo.

Pela semifinal da Copa do Brasil em 92 um grande encontro das duas equipes, com o Inter novamente levando vantagem.

Em 97 pelo quadrangular final do Campeonato Brasileiro novo encontro. Desta vez, os palmeirenses levaram a melhor nos dois confrontos.

Um clássico que gosto muito. :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo