1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qual o formato do Universo?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Excluído052, 22 Dez 2002.

1. Excluído052

Excluído052 Excluído a pedido

Não sei se isso já foi discutido, mas vamos levar a questão para este ponto específico...

Qual o formato do universo?

Há uns dois anos, mais ou menos, saiu na Super Interessante que o Universo seria, comprovadamente, plano. Imaginando-se uma "rede" onde os corpos celestes estão dispostos. Quanto maior o seu tamanho mais ele enverga essa "rede" e isso faz sua gravidade aumentar.

Não acredito muito nisso, mesmo porque já se pensou que a Terra era Plana.

Einstein defendia que o Universotinha a forma Cilíndrica...

2. Logan Mcloud

Logan Mcloud Usuário

o formato do universo depende da massa dele.... existem 3 teorias vigentes hoje em dia elas sao:

omega < 1 (omega = a massa do universo) bem nese caso o universo se espandiria eternamente o formato do universo seria plano .

omega = 1 nesse caso o universo se espendiria ate parar um dia seu formto seria esferico

omega > 1 nesse caso o universo se espandiria depois pararia e voltaria seu formato e como uma cela de cavalo....

abraços Dwarf

3. Engethor

Engethor Son of Jango

Err... Valanice... não é bem isso que vc está pensando.

Quando se fala nisso de "universo plano" não é sobre a formato dele no sentido de "a Terra é um esferóide oblato" e "a Terra é plana" e sim a geometria do "espaço vazio". Pela Relatividade Geral, a própria geometria do espaço-tempo é curvada pela matéria. Mas a dúvida era sobre qual a geometria do "espaço vazio", sem matéria. Esses estudos tb têm a ver com a expansão do univeso e a constante cosmológica.

Numa geometria plana, como a de Euclides, a menor distância entre dois pontos é uma reta. Mas numa superfície curva, como a da Terra, a menor distância é um arco (claro que não se pode sair da superfície, ou seja, nem furar o chão nem voar). Claro que, como a curvatura da Terra é pequena para nossa escala humana, a gente vivencia a superfície como sendo plana. Isso não afeta nossa construção civil usual. (quero ver no dia em que forem construir um edifício do tamanho de um continente...)

Ondas eletromagnéticas, como a luz, sempre viajam pelo caminho de menor distância. Então, se a emissão de radiação de uma fonte distante vem em linha reta, é pq o espaço vazio é plano. (Um experimento muito interessante foi qdo se mediu que as ondas de uma sonda exploratória percorreram uma trajetória curva ao passar perto de Marte.)

Observações do telescópio Boomerang (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , talvez foi isso que saiu na Super) indicam que a Radiação de Fundo seguiu um caminho reto até o telescópio. Então, a geometria do espaço vazio seria plana.

Outra citação sobre esse tema (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ):
    "Durante o crescimento exponencial primitivo, a inflação (*) teria alisado qualquer curvatura do espaço-tempo, fazendo surgir um universo que é geometricamente plano. Como a massa e a energia curvam o espaço, um universo plano teria de conter uma certa densidade de matéria-energia. Essa densidade seria exatamente a necessária para contrariar a expansão. Mas a massa e a energia necessárias não parecem existir. Durante muito tempo foram-se acumulando observações contraditórias, apontando sempre para valores na fronteira entre a massa necessária para vir a parar a expansão e a massa insuficiente para tal efeito. "

(*) refere-se à teoria do crescimento inflacionário, do início do universo. nenhuma relação com a Economia, por favor.

--
    Agora, o formato do universo no sentido de "a Terra é um esferóide oblato", eu não sei. Tipicamente se imagina uma esfera 4-D. Pode haver algumas irregularidades na superfície de expansão (esfera enrugada). Pode ser também um cilindro 4D ou uma rosquinha 4D. (Momento Homer Simpson: hmm... rosquinha...)

4. Deriel

Deriel Administrador

Eu acho que o universo tem forma de um grande e sacana MrGreen

(ok, ok, eu sei, eu sei, mas é só um tiquinho de humor e a galera aí de cima já mandou muito bem)

5. NeoDeSampa

NeoDeSampa Usuário

Eu sei que há uma teoria que diz que o universo está se expandindo, amas que depois de atingir certa dimensão ele iria rapoidamente se contrair ao núcleo ( tem inclusive u filme, do tipo star trek que eles vão ao nucleo do Universo, onmde encontram um suposto Deus)
    posso ter falado besteira..mas me lembro de algo assim.

6. Sra. Pseudo

Sra. Pseudo I'm a blueberry pie.

Poizé...onde posso saber mais sobre isso? Ou alguem poderia me dizer ...

(Tá , eu sei que eu sou chata mas vcs abrem esses tópicos e me deixam curiosa!!!A culpa é toda de vcs.. e como o Deriel disse , acho que n há mais nada a acrescentar entaum acho q n teria problemas se alguem me respondesse.. teria? :roll: :wink: )

7. Deriel

Deriel Administrador

Na verdade já está respondido nos Posts mais acima. Tudo depende da massa do universo.

Se a massa for maior que um determinado valor (ou seja, o tal omega > 1 do Logan lá em cima) a gravidade venceria a expansão (assim como a gravidade terrestre vence as pedras que jogamos para o alto e elas sempre voltam) e o universo se contrairia.

Se a massa total for menor que um certo valor, a gravidade vai perder e o universo se expandirá para sempre (é o mesmo caso dos foguetes... "ganham" da gravidade terrestre e ficam "livres")

E se a massa for exatamente um certo valor o universo se expande até certo ponto e daí para (satélites em órbita da Terra)

8. Excluído052

Excluído052 Excluído a pedido

Ahhh... depende da massa?

Então aproveito para fazer outra oergunta... se por acaso o Universo tiver um certo valor que fará ele crescer até determinado ponto o que acontecerá quando ele chegar nesse ponto? Será que ele vai começar a se comprimir até voltar ao seu "tamanho" primordial e começar tudo de novo? - a famosa filosofia da renovação que está em várias religiões, o destino do universo é se auto-criar e se auto-destruir pela eternidade.

9. Hot Sauce

Hot Sauce Usuário

Sim, e esse é o caso de omega > 1!!
    A gravidade do universo (a gravidade depende da massa, e por isso as possibilidades são de acordo com a massa do universo), em um certo tempo, venceria a velocidade da expansão, fazendo com que o Universo se contraia e volte a ser um pequeno ponto, e essa teoria é chamada de Big Crunch.

Por isso que tudo depende da gravidade - ou ela vence a velocidade de expansão, ou ela perde, ou ela se iguala!

10. Logan Mcloud

Logan Mcloud Usuário

eu acredito no omega >1 e isso acarretariaum universo ciclico...... mas a maioria dos cientistas hoje em dia defende omega < 1 ..... expançao eterna....

abraços Dwarf

11. virus

virus Usuário

Olha deriel... talvez não seja bem assim não...
    Essa realmente é a teoria mais aceita, mas isso está mudando...
    Imagine... um corpo exerce gravidade sobre outro, o universo se expande, quanto mais ele se expande mais longe um corpo fica do outro, consequentemente eles exerceriam menas gravidade um no outro, entao o universo ia parando aos poucos d se expandir, ateh parar d vez...

Só que tem um porém, já é comprovado que o universo está se expandindo cada vez mais rápido... o que vem quebrando um pouco a teoria que voce citou...
    :wink:

Só que eu vou parar por aqui... senao vou entrar em matéria escura, quinta essencia... e vou aprofundar de mais :P

12. Logan Mcloud

Logan Mcloud Usuário

quem sitou a teoria fui eu, e se vc deve se lembrar q diferente do segundo grau aki se lida com aceleraçao variavel tb...... e eu sou de teoria q o grafico da acelareçao do primeiro modelo de universo possa ser uma reta ou uma semi parabola voltada para cima.........(o mais aceito pela comunidade cientifica)
    ja no segundo (oq eu acredito) o grafico seria uma parabola voltada para baixo q passaria atrves do eixo dos X e sua aceleraçao iria se tornando negativa....

abraços Dwarf..... (vc esta muito entusiasmado com a scientifc americam.....)

13. Yuge

Yuge Usuário

Mas aí vcs estão definindo o universo como toda a materia, e as possiveis formas teriam relação com a massa etc... mas o vacuo tbm faz pate do universo, pq ele é infinito, e sendo infinito ele simplismente não teria forma. :mrgreen:
    Como existem teorias que a gravidade faria com que o universo fosse curvo, alem disso tbm haveriam wormholes etc, realmente seria dificil imaginar uma forma para o universo....
    E como algumas evidencias apontam para um novo tipo de materia, a chamada materia escura, isso tudo teria que ser estudado para que se pudesse chegar a uma conclusão melhor.... :roll:

14. *.Sarawood.*

*.Sarawood.* Usuário

Bom, tenho uma pergunta...e to com uma certa preguiça de procurar se tem algum tópico sobre isso...
    É que meus irmãos estavam descutindo outro dia sobre a ida a marte que tem um problema só, que o foguete, como só anda em linha reta-------- não teria como dar a curva para ir a marte(ou algo assim)e nesse ele se chocaria não sei se era com a lua ou a terra e iria em direção para marte. A questão é: como ele iria, e se algum calculo estivesse errado, ele ficaria preso no espaço para sempre? e se desse certo, como voltaria para Terra? :o?:
    Eu sei que nao tem nava a ver com o tópico...mas só dessa vez vai...

15. Logan Mcloud

Logan Mcloud Usuário

caro Yumi_Kezuro dados como a materia escura e a curvatura do universo foram sim contados..... para q eu ou derieu ou engethor dessemos esses formatos para o universo.... essas 3 formas possiveis q sao hoje a teoria mais aceita pelos cientistas... ja tem em sei seio todas essas suas questoes..... e meu rapaz devo lhe dizer q a materia escura NAO eh um novo tupo de materia mas sim materia normal q nao emite luz ou radiaçao (planetas, nuvens de certos gases, anas negras, anas marroes, alguns tipos de particulas elementares e até buracos negros...)

cara sarawood seus amigos estao MUITO errados fogetes conseguem fezer curvas sim, e fazer até mais q curvas pq eles podem tb "adernar" para o lada nao tendo de mexer a sua frente para fazer curvas..... os prblemas de uma ida a marte sao o tempo da uraçao de missao (levaria muitos meses) o cinturao de asteroides entre a terra e marte (sim existe um cinturao de asteroides entre marte e a terra) e por ultimo como sair de marte depois q se chega lá.......

se os calculos estessem errados os tripulantes poderiam alterar a rota mas caso fosse impossivel alterar a rota eles ficarim vagando no espaço até serem resgatados, baterem em alguma coisa ou entrarem em orbita de algum corpo...

abraços Dwarf

16. Luck®

Luck® Usuário

So queria lembrar vcs q o OMEGA nao eh massa, e sim: Densidade de massa real/densidade de massa critica ( / = dividido)
    Fonte: O Universo Inflacionário, Alan H. Guth

Essa discusao eh muiiito bonita, mas muito delicada, assim como complicada.
    Mas em 2002 foi obtido dados observacionais q indicam q o universo estah em expansao e ainda esta acelerado. Isto eh o q esta vigente, eh o mais aceito, pode haver erros nos dados e tal, mas parece q esta td em ordem.

E na verdade deixa eu concertar algumas coisas:

Omega > 1 ---- Universo serah fechado e acabara por colapsar (big crunch). E de curvatura positiva (Triesfera, e nao esfera, como falaram).
    Omega < 1 ---- Universo serah aberto e expandirah pra sempre (atual caso, e mais aceito), e causara o Big Chill. E de curvatura Negativa (parece uma cela de cavalo).
    Omega = 1 ---- Universo Plano, q para de crescer e tem tempo infinito. De Geometria global euclidiana e infinito.

Putz esta dicussao eh imensa, mas maravilhosamente linda e entusiasmatica.
    por enquanto chega....
    [[[[[[]]]]]]'s

Fontes: Universo Inflacionario de Alan H. Guth e Cosmo-o-que? de Alexandre Cherman.

17. †Mæglin†

†Mæglin† Usuário

pra mim o universo eh q nem no filme MIB uma bola d gude junto com um monte d outras dentro d um saco d um alienigena
    hehehehehe :roll:

Compartilhar