• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o formato do Universo?

Excluído052

Excluído a pedido
Não sei se isso já foi discutido, mas vamos levar a questão para este ponto específico...

Qual o formato do universo?

Há uns dois anos, mais ou menos, saiu na Super Interessante que o Universo seria, comprovadamente, plano. Imaginando-se uma "rede" onde os corpos celestes estão dispostos. Quanto maior o seu tamanho mais ele enverga essa "rede" e isso faz sua gravidade aumentar.

Não acredito muito nisso, mesmo porque já se pensou que a Terra era Plana.

Einstein defendia que o Universotinha a forma Cilíndrica...
 
o formato do universo depende da massa dele.... existem 3 teorias vigentes hoje em dia elas sao:

omega < 1 (omega = a massa do universo) bem nese caso o universo se espandiria eternamente o formato do universo seria plano .

omega = 1 nesse caso o universo se espendiria ate parar um dia seu formto seria esferico

omega > 1 nesse caso o universo se espandiria depois pararia e voltaria seu formato e como uma cela de cavalo....

abraços Dwarf
 
Err... Valanice... não é bem isso que vc está pensando.

Quando se fala nisso de "universo plano" não é sobre a formato dele no sentido de "a Terra é um esferóide oblato" e "a Terra é plana" e sim a geometria do "espaço vazio". Pela Relatividade Geral, a própria geometria do espaço-tempo é curvada pela matéria. Mas a dúvida era sobre qual a geometria do "espaço vazio", sem matéria. Esses estudos tb têm a ver com a expansão do univeso e a constante cosmológica.

Numa geometria plana, como a de Euclides, a menor distância entre dois pontos é uma reta. Mas numa superfície curva, como a da Terra, a menor distância é um arco (claro que não se pode sair da superfície, ou seja, nem furar o chão nem voar). Claro que, como a curvatura da Terra é pequena para nossa escala humana, a gente vivencia a superfície como sendo plana. Isso não afeta nossa construção civil usual. (quero ver no dia em que forem construir um edifício do tamanho de um continente...)

Ondas eletromagnéticas, como a luz, sempre viajam pelo caminho de menor distância. Então, se a emissão de radiação de uma fonte distante vem em linha reta, é pq o espaço vazio é plano. (Um experimento muito interessante foi qdo se mediu que as ondas de uma sonda exploratória percorreram uma trajetória curva ao passar perto de Marte.)

Observações do telescópio Boomerang ( http://www.slb.com/seed/pt/watch/cosmos/boomerang.htm , talvez foi isso que saiu na Super) indicam que a Radiação de Fundo seguiu um caminho reto até o telescópio. Então, a geometria do espaço vazio seria plana.

Outra citação sobre esse tema ( http://orbita.starmedia.com/astrogel/htmls/universo.html):
"Durante o crescimento exponencial primitivo, a inflação (*) teria alisado qualquer curvatura do espaço-tempo, fazendo surgir um universo que é geometricamente plano. Como a massa e a energia curvam o espaço, um universo plano teria de conter uma certa densidade de matéria-energia. Essa densidade seria exatamente a necessária para contrariar a expansão. Mas a massa e a energia necessárias não parecem existir. Durante muito tempo foram-se acumulando observações contraditórias, apontando sempre para valores na fronteira entre a massa necessária para vir a parar a expansão e a massa insuficiente para tal efeito. "

(*) refere-se à teoria do crescimento inflacionário, do início do universo. nenhuma relação com a Economia, por favor.

--
Agora, o formato do universo no sentido de "a Terra é um esferóide oblato", eu não sei. Tipicamente se imagina uma esfera 4-D. Pode haver algumas irregularidades na superfície de expansão (esfera enrugada). Pode ser também um cilindro 4D ou uma rosquinha 4D. (Momento Homer Simpson: hmm... rosquinha...)
 
Eu acho que o universo tem forma de um grande e sacana MrGreen

(ok, ok, eu sei, eu sei, mas é só um tiquinho de humor e a galera aí de cima já mandou muito bem)
 
Eu sei que há uma teoria que diz que o universo está se expandindo, amas que depois de atingir certa dimensão ele iria rapoidamente se contrair ao núcleo ( tem inclusive u filme, do tipo star trek que eles vão ao nucleo do Universo, onmde encontram um suposto Deus)
posso ter falado besteira..mas me lembro de algo assim.
 
Eu sei que há uma teoria que diz que o universo está se expandindo, amas que depois de atingir certa dimensão ele iria rapoidamente se contrair ao núcleo
Poizé...onde posso saber mais sobre isso? Ou alguem poderia me dizer ...

(Tá , eu sei que eu sou chata mas vcs abrem esses tópicos e me deixam curiosa!!!A culpa é toda de vcs.. e como o Deriel disse , acho que n há mais nada a acrescentar entaum acho q n teria problemas se alguem me respondesse.. teria? :roll: :wink: )
 
Na verdade já está respondido nos Posts mais acima. Tudo depende da massa do universo.

Se a massa for maior que um determinado valor (ou seja, o tal omega > 1 do Logan lá em cima) a gravidade venceria a expansão (assim como a gravidade terrestre vence as pedras que jogamos para o alto e elas sempre voltam) e o universo se contrairia.

Se a massa total for menor que um certo valor, a gravidade vai perder e o universo se expandirá para sempre (é o mesmo caso dos foguetes... "ganham" da gravidade terrestre e ficam "livres")

E se a massa for exatamente um certo valor o universo se expande até certo ponto e daí para (satélites em órbita da Terra)
 
Ahhh... depende da massa?

Então aproveito para fazer outra oergunta... se por acaso o Universo tiver um certo valor que fará ele crescer até determinado ponto o que acontecerá quando ele chegar nesse ponto? Será que ele vai começar a se comprimir até voltar ao seu "tamanho" primordial e começar tudo de novo? - a famosa filosofia da renovação que está em várias religiões, o destino do universo é se auto-criar e se auto-destruir pela eternidade.
 
Sim, e esse é o caso de omega > 1!!
A gravidade do universo (a gravidade depende da massa, e por isso as possibilidades são de acordo com a massa do universo), em um certo tempo, venceria a velocidade da expansão, fazendo com que o Universo se contraia e volte a ser um pequeno ponto, e essa teoria é chamada de Big Crunch.

Por isso que tudo depende da gravidade - ou ela vence a velocidade de expansão, ou ela perde, ou ela se iguala!
 
eu acredito no omega >1 e isso acarretariaum universo ciclico...... mas a maioria dos cientistas hoje em dia defende omega < 1 ..... expançao eterna....


abraços Dwarf
 
Deriel disse:
Na verdade já está respondido nos Posts mais acima. Tudo depende da massa do universo.

Se a massa for maior que um determinado valor (ou seja, o tal omega > 1 do Logan lá em cima) a gravidade venceria a expansão (assim como a gravidade terrestre vence as pedras que jogamos para o alto e elas sempre voltam) e o universo se contrairia.

Se a massa total for menor que um certo valor, a gravidade vai perder e o universo se expandirá para sempre (é o mesmo caso dos foguetes... "ganham" da gravidade terrestre e ficam "livres")

E se a massa for exatamente um certo valor o universo se expande até certo ponto e daí para (satélites em órbita da Terra)

Olha deriel... talvez não seja bem assim não...
Essa realmente é a teoria mais aceita, mas isso está mudando...
Imagine... um corpo exerce gravidade sobre outro, o universo se expande, quanto mais ele se expande mais longe um corpo fica do outro, consequentemente eles exerceriam menas gravidade um no outro, entao o universo ia parando aos poucos d se expandir, ateh parar d vez...

Só que tem um porém, já é comprovado que o universo está se expandindo cada vez mais rápido... o que vem quebrando um pouco a teoria que voce citou...
:wink:

Só que eu vou parar por aqui... senao vou entrar em matéria escura, quinta essencia... e vou aprofundar de mais :P
 
quem sitou a teoria fui eu, e se vc deve se lembrar q diferente do segundo grau aki se lida com aceleraçao variavel tb...... e eu sou de teoria q o grafico da acelareçao do primeiro modelo de universo possa ser uma reta ou uma semi parabola voltada para cima.........(o mais aceito pela comunidade cientifica)
ja no segundo (oq eu acredito) o grafico seria uma parabola voltada para baixo q passaria atrves do eixo dos X e sua aceleraçao iria se tornando negativa....

abraços Dwarf..... (vc esta muito entusiasmado com a scientifc americam.....)
 
Mas aí vcs estão definindo o universo como toda a materia, e as possiveis formas teriam relação com a massa etc... mas o vacuo tbm faz pate do universo, pq ele é infinito, e sendo infinito ele simplismente não teria forma. :mrgreen:
Como existem teorias que a gravidade faria com que o universo fosse curvo, alem disso tbm haveriam wormholes etc, realmente seria dificil imaginar uma forma para o universo....
E como algumas evidencias apontam para um novo tipo de materia, a chamada materia escura, isso tudo teria que ser estudado para que se pudesse chegar a uma conclusão melhor.... :roll:
 
Bom, tenho uma pergunta...e to com uma certa preguiça de procurar se tem algum tópico sobre isso...
É que meus irmãos estavam descutindo outro dia sobre a ida a marte que tem um problema só, que o foguete, como só anda em linha reta-------- não teria como dar a curva para ir a marte(ou algo assim)e nesse ele se chocaria não sei se era com a lua ou a terra e iria em direção para marte. A questão é: como ele iria, e se algum calculo estivesse errado, ele ficaria preso no espaço para sempre? e se desse certo, como voltaria para Terra? :o?:
Eu sei que nao tem nava a ver com o tópico...mas só dessa vez vai...
 
caro Yumi_Kezuro dados como a materia escura e a curvatura do universo foram sim contados..... para q eu ou derieu ou engethor dessemos esses formatos para o universo.... essas 3 formas possiveis q sao hoje a teoria mais aceita pelos cientistas... ja tem em sei seio todas essas suas questoes..... e meu rapaz devo lhe dizer q a materia escura NAO eh um novo tupo de materia mas sim materia normal q nao emite luz ou radiaçao (planetas, nuvens de certos gases, anas negras, anas marroes, alguns tipos de particulas elementares e até buracos negros...)

cara sarawood seus amigos estao MUITO errados fogetes conseguem fezer curvas sim, e fazer até mais q curvas pq eles podem tb "adernar" para o lada nao tendo de mexer a sua frente para fazer curvas..... os prblemas de uma ida a marte sao o tempo da uraçao de missao (levaria muitos meses) o cinturao de asteroides entre a terra e marte (sim existe um cinturao de asteroides entre marte e a terra) e por ultimo como sair de marte depois q se chega lá.......

se os calculos estessem errados os tripulantes poderiam alterar a rota mas caso fosse impossivel alterar a rota eles ficarim vagando no espaço até serem resgatados, baterem em alguma coisa ou entrarem em orbita de algum corpo...

abraços Dwarf
 
So queria lembrar vcs q o OMEGA nao eh massa, e sim: Densidade de massa real/densidade de massa critica ( / = dividido)
Fonte: O Universo Inflacionário, Alan H. Guth

Essa discusao eh muiiito bonita, mas muito delicada, assim como complicada.
Mas em 2002 foi obtido dados observacionais q indicam q o universo estah em expansao e ainda esta acelerado. Isto eh o q esta vigente, eh o mais aceito, pode haver erros nos dados e tal, mas parece q esta td em ordem.

E na verdade deixa eu concertar algumas coisas:

Omega > 1 ---- Universo serah fechado e acabara por colapsar (big crunch). E de curvatura positiva (Triesfera, e nao esfera, como falaram).
Omega < 1 ---- Universo serah aberto e expandirah pra sempre (atual caso, e mais aceito), e causara o Big Chill. E de curvatura Negativa (parece uma cela de cavalo).
Omega = 1 ---- Universo Plano, q para de crescer e tem tempo infinito. De Geometria global euclidiana e infinito.

Putz esta dicussao eh imensa, mas maravilhosamente linda e entusiasmatica.
por enquanto chega....
[[[[[[]]]]]]'s

Fontes: Universo Inflacionario de Alan H. Guth e Cosmo-o-que? de Alexandre Cherman.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo