1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qual o filme mais fiel?

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por berenmaneta, 27 Mar 2004.

1. berenmaneta

berenmaneta Usuário

eu estava relendo os livros e me deparei com essa pergunta. qual dos tres filmes foi mais fiel ao livro? a sda foi bem fiel. manteve o clima sombrio do livro, porém deixou de mostrar alguns personagens. adt foi menos fiel e eu acho q o pj se perdeu um pouco.ja o rdr foi bem legal, emocionante mas não mostrou a morte do saruman e nem o q aconteceu com ele, o expurgo não foi mostrado e ainda assim eu acho q foi o melhor filme. o q vcs acham?

2. *Th*

*Th* Usuário

"A Sociedade do Anel" foi, acho, o mais fiel ao livro.

3. Ephemera

Ephemera Usuário

Cara a minha opiniao é que tds os filmes ficaram muito bons mais todos tem falhas desastrosas! :disgusti:

SdA- FRACO:O que era aquilo? Trocar Glorfindel pela Arwen so para jogar o filme num romance e atender as demandas hollywoodianas...terrivel, tirar o tom bombadil, pra mim foi um alivio mais uma galera queria velo
    FORTE : O balrog, cara ficou muito bom, e as paisagens, Valfenda e Lorien ficaram bem massa

AdT- FRACO: Os entes, ficou meio massante no meio da batalha, quebrava um pouco o ritmo do filme, mais so nesse sentido pq eles foram muito bem feitos. A morte de Haldir, sem nocao... a falta da laracna, que entrou no terceiro mais eu quase morri no cinema qnd acabou e eu nao via a maldita aranha.
    FORTE: td o abismo de helm, sem nocao muito massa...quer dizer...o filme se salva pq é td abismo de helm

RdR- FRACO: Cade o expurgo do condado galera? o casamento da eowyn com o faramir? Que que o merry tava fazendo na batalha final? fugiu das casas de cura? O legolas ridicularizado como super legolas mais uma vez, kd saruman?
    FORTE: Uma das cenas que mais me marcou foi a das chamas se acendendo no pico das montanhas...que ideia foi aquela? Nossa perfeito! Os nazgul, quase estouravam as caixas de som do cinema perfeito, o discurso dos comandantes de batalha muito bons...

enfim tds tem erros e acertos eu nao sei qual é melhor mais o que mais me emocionou com certeza foi o retorno do rei apesar de tds as falhas

4. MaxDirty

MaxDirty Firefox Enthusiast

:clap: :clap: :clap:
    quebro tudo, lista de fortes e fracos
    ñ prescisa nem ter mais posts aq

na minha opinão todos se equiparam em pontos fortes e fracos
    isso na versão normal pq nas VE fica mais fiel
    pena q esse nivel de fidelidade tem limites :disgusti: :eek: :tsc:

5. |Lord_Kael|

|Lord_Kael| Usuário

Fiel ao contexto literario da obra com certeza nenhum dos tres, pois SdA termina quase no meio de AdT, e o RdR a mesma coisa, claro da para entender que a situação de gravação exige tal mudança, mas finalmente, se não contarmos alguns detalhes fulminantes que só a leitura do livro traz a nosso conhecimento, AdT é o filme mais condizente com a obra de Tolkien

6. 655321

655321 Usuário

A Sociedade com certeza! As Duas Torres, passa longe de fidelidade!

7. Aredhel

Aredhel Hobbit

Na minha opinião,o filme que foi mais fiel foi o que retrata o primeiro livro A Sociedade do Anel.Apesar de não ter mostrado personagens e fatos importantes,eu acho que o estilo dele ficou bem próximo do que seria aceitável para Tolkien.Seria mais como um resumo,um grande resumo,com algumas adaptações,mas ficou bem próximo do livro.E com certeza ficou muito bom. :clap:

8. WaneArwen

WaneArwen Usuário

A Sociedade do Anel, cara: além de ser o cartão de visitas da trilogia, é apaixonante e o "menos traidor";pois, apesar de engolir alguns personagens importantes, como Glorfindel ou Gil-Galad na Guerra do Anel, foi quem mais trouxe de perto a história verdadeira (logo porque a gente não pode ignorar os obstáculos que um diretor encontra para fazer umfilme dessa magnetude, ou seja, fazer um filme 100% fiel, seria um risco desnecessário e uma falência para os patrocinadores, ou seja de novo, não teríamos os filems!).
    Agora, o Retorno do Rei, meu Eru... Me decepcionou um opuco, apesar de ser muito lindo.... Colocar a vida de Arwen vinculada a vida da TM, assassinou o verdadeiro significado de Aragorn ser rei: pela TM e não pela moça! Tá certo, o amor é lindo, eu particularmente tbm acho... Mas distorceu a finalidade de ter um rei em Gondor... a motivação do moço era a elfa morrendo, e não o povo dele. Não sei... :roll:
    Tbm notei que fiquei mais exigente com O Retorno do Rei porque eu li o livro trê vezes... Sendo que com a Sociedade do Anel, eu gostei muito mais, porque eulio livro depois. Então, pra mim, tornei-me mais expectante e exigente.Minha irmã, por exemplo, adorou os três filmes, não tem críticas a fazer, porque não leu nenhum dos livros.

9. Tar-Telperiën

Tar-Telperiën I hate Mondays!!!!

SdA ficou mais próximo do que o livro é. Ele não alterou tanta coisa como em ADT, porém passou a tesoura em muitos pontos como Glorfindel (que pena :( ), Tom Bombadil (melhor sem ele, mesmo :mrgreen: ) e a parte do ataque das criaturas tumulares (mais uma vez, que pena...) que eu acho uma das melhores partes do livro.

10. Portador do Anel

Portador do Anel Usuário

a sociedade do anel, pq teve menos alterações.
    Alterações não são falhas. são apenas alterações.

11. eheheh...o pessoal se emociona com os posts! Posts perfeitos!

Bom...fazendo um review dos 3 filmes, concordo que a Sociedade do Anel ficou mais parecido... AdT fugiu demais do livro, na minha opinião...RdR ficou meio termo, mesmo faltando o Expurgo e tendo algumas falhas graves..como As Casas de Cura, por ex.

Mas eh isso ae...vamos esperar o box e as VE. (em portugues... :) ...será que sai?! 8O )

ate mais...

12. leoff

leoff They will bend the knee or I will destroy them.

E nao estava? Se ela nao podia partir para Valinor, tudo que acontecesse na TM dizia respeito a ela. Toda a parte do "vida ligada ao anel" é uma alegoria usada por Elrond, bem estilo Tolkien. Nao era que Arwen tivesse uma ligacao literalmente psíquica com o Anel.

Assassinou, nao. Manteve o original. Os apêndices deixam claro isso. Só quando Elrond impõe a Aragorn a condicao de que para casar com Arwen ele teria de ser rei é que ele parte de Valfenda e passa a vagar pela TM, aprimorando suas habilidades. Do contrário, ficaria feliz em se esconder nas matas como seus antepasados recentes.

13. Bom, isso é uma questão difícil.

Considerando as VE, ou seja, apenas ADT e SDA, pois da do RDR ainda não saiu, o SDA foi bem mais fiel. Mas, eu não acho que fidelidade seja sinônimo de qualidade! ^^'

Beijos
    Lu

14. Ephemera

Ephemera Usuário

Bem eu tentei fazer o melhor de fortes e fracos, mais nao ta tudo no meu post naum, tem muito mais fortes e mais fracos se vc pensar bem, esses foram apenas os que me vieram na cabeça ontem... brigadu :mrpurple:

15. Tar-Telperiën

Tar-Telperiën I hate Mondays!!!!

Mas, será que se o PJ tivesse seguido a obra ao pé da letra, ele teria conseguido fazer um filme melhor? é claro que a obra é muuuuito superior, mas, na película seria possível?

16. Nossa, nem fala que eu fico arrepiada só de lembrar!!!

Mas acho que o SdA acabou saindo mais fiel sim...

Belldandy

17. Ephemera

Ephemera Usuário

Se ele tivesse tempo, dinheiro e paciencia para colocar tudo tudo tudo ficaria bem melhor mais ai ele teria que retirar as burradas que ele fez tipo coisas que nao existiam que ele inventou e taus.

Mais supondo que ele colocasses tudo e nao modificasse nada o filme seria perfeito, os personagens foram bem feitos, o cenario era perfeito, a maquiagem do filme é fora de serie, os efeitos especiais tb (ignoremos o super-legolas, nao conta!) a trilha sonora é muito boa. Mais como fazer um filme assim é que eu nao sei, nao tem como, teriam que ser horas e horas a mais em cada um! E ca pra nos ler é sempre melhor que assistir, nao seria a mesma coisa nunca, seria melhor do que foi mais nunca melhor que os livros de tolkien!

Enfim, mesmo que isso acontecesse, horas e horas sem fim de filme sem modificações e com tudo que tem no livro, ainda achariamos gente pra reaclamar e falar mal, disso o mundo ta cheio! :doido:

18. Tisf

Tisf Delivery Boy

O mais fiel pra mim foi o primeiro, mas as adaptações feitas pra tela eram necessárias muitas vezes e isso que temos que ter em mente =)

19. Níniel

Níniel let's put a smile on that face

Eo penso que o filme que retrata melhor o livro é mesmo a Irmandade do Anel, pois como conta mais história e não tem tantas cenas para mostrar, torna-se mais fácil de fazer. Não estou a tirar mérito ao sr PJ mas penso que pode até ter sido o mais fácil de fazer, se é que algum deles foi fácil.

Além disso é o único que começa e acaba como no livro. 8-)

20. O que q é: RdR, e AdT? :o?:

Compartilhar