• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

QUAL O EVENTO MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA DE ARDA?

QUAL O EVENTO MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA DE ARDA?

  • A primavera de Arda, a criação das duas árvores, o despertar dos elfos

    Votos: 0 0,0%
  • A queda de Númenor, que deixou Arda esférica e tirou Valinor dos círculos do mundo

    Votos: 0 0,0%
  • A Guerra do anel, a queda de Sauron, a quarta era, com a saída dos últimos elfos e início da Era dos

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    895
Eu fiquei em dúvida entre a Queda de Númenor, e a Fuga dos Noldor e posicionamento final de Melkor como Inimigo do Mundo.

Porque a Queda de Númenor fez o mundo ser como conhecemos hoje, esférico, deu forma mais definida aos continentes, tirou Valinor de Arda(o que "afastou" ainda mais a "magia" dos Homens), além de mostrar definitivamente a importância do teocentrismo na criação da mitologia de Tolkien;
Mas acabei votando na destruição das Árvores porque definiu Melkor como o Inimigo de todos, e terminou com qualquer esperança de que ele se redimisse ou fosse perdoado. Foi o evento em que Tolkien provou(segundo a sua crença) que nesse mundo em que vivemos, a verdadeira Luz não pode mais ser encontrada/contemplada, pois Lúcifer, ops, Melkor, deu um fim a ela. Apenas no Final é que ela seria recuperada.

(por isso que a Segunda Profecia poderia estar na votação, mesmo sendo um texto rejeitado. Ela é interessante pois é o Fim de tudo, o Apocalipse da Bíblia segundo Tolkien)
 
Tive que ficar com a destruição das Arvores porque sou contra o desmatamento :-)

Brincadeira, na verdade foi graças a Melkor que nossa Terra Média ganhou uma luz.....
E graças a uns Elfos esquentadinhos e cabeça dura tivemos bastante movimentação por aqui......:-)
Afinal, não foi dito que até mesmo esta "grande maldade" estava nos propósitos de Eru?.... Imagina só, nos estaríamos dormindo até hoje enquanto o resto ficava fazendo festas :-)
 
com certeza destruicao das arvores, mas eu ainda acho que poderia ser citado ai o roubo das silmarils.
com toda essa historia da revolta de Feanor, a fuga dos noldor, fatores que determinadamente influenciaram muito na historia de Arda
 
(por isso que a Segunda Profecia poderia estar na votação, mesmo sendo um texto rejeitado. Ela é interessante pois é o Fim de tudo, o Apocalipse da Bíblia segundo Tolkien)

Not really... :wink:

Após a derrota definitiva de Melkor e a restauração da luz das Árvores, o mundo não acabaria como no Apocalipse. A Segunda Professia é apenas um desfecho pra história de Arda, não pra Arda itself.

É dito inclusive que os Poderes se sentiriam novamente jovens com a Luz e que "o propósito de Eru estaria terminado", mas não que o mundo acabaria, que seria o "fim de tudo"
 
Bom, pra mim a coisa mais importante foi a quebra de Tanghorodrim e a expulsão de Morgoth,,,
Mas como isso ta embutido na questão da destruição das duas árvores, eu votei nessa dai mesmo.
 
Húrin Thalion disse:
Após a derrota definitiva de Melkor e a restauração da luz das Árvores, o mundo não acabaria como no Apocalipse. A Segunda Professia é apenas um desfecho pra história de Arda, não pra Arda itself.

É dito inclusive que os Poderes se sentiriam novamente jovens com a Luz e que "o propósito de Eru estaria terminado", mas não que o mundo acabaria, que seria o "fim de tudo"

O Livro do Apocalipse, da mesmíssima forma que a Segunda Profecia de Mandos, é muito mais um início do que um fim. Ambos tratam do retorno/vinda em pessoa de uma encarnação do Mal e sua derrota definitiva; tratam do início do mundo sem mácula e de uma nova era. O "Fim" seria esse, do Mal em Arda/Terra e do mundo como conhecemos.
Tolkien diz que os elfos passariam a viver sob a Luz das Árvores novamente e para sempre, sem definir o destino dos Homens. A Bíblia que os "justos" iriam para a "Nova Jerusalem"...

Nossa, é tão parecido... As analogias são tão imediatas... Você acha mesmo que Tolkien não se referiu ao Apocalipse nesse texto? Eles não são iguais, nem poderiam ser. Mas a semelhança é inegável.
 
Uau, que rispidez 8O !...
Não se exalte, sr. moderador, foi só uma observação que julguei ser pertinente; perdoe um humilde descrente não-conhecedor das alegorias católicas :wink: ...

Eu disse simplesmente que a Segunda Professia não é um final, mas um novo começo... e, veja!, parece que o senso comum costuma associar "apocalipse" com o fim de tudo, não? Pois parece que esse foi meu erro!... Inaceitável, devo admitir. :wink:
 
Não, não fiquei nervoso não, Húrin! Eu só respondi! Desculpa aí se pareci exaltado! Eu acho legal ver esse tipo de discussão!

E "sr. moderador" nada... Eu falei como um usuário ali. :wink:
 
Voto pela queda de Númenor! Não foi só o remodelamento do mundo! Significou muito mais, foi algo como o Deuses se entristecendo pelos atos de seus filhos e abandonando-os a seus próprios destinos. Após a queda de Númenor a raça élfica começou o seu outono e os homens decaíram muito em poder. Acredito que nem mesmo na Quarta Era, que seria a era destinada aos homens, eles chegariam a ter o poder que tiveram em Númenor.
 
eu votei no fim da guerra do anel e a partida dos elfos (a quarta opção). os elfos, que foram tão marcantes na história de Arda, partindo, mudaram o mundo para sempre, deixando ele do jeito que é hoje, sob poder dos homens.

mas com certeza o evento mais importante para arda foi a sua criação. se não fosse por isso, é óbvio, nada mais aconteceria.
 
A Queda das Árvores é o ponto desencadeador de toda a mitologia até o término da quarta era, então aí é que vai o meu voto.
 
a queda das arvores foi o principal.....
mas pra mim mesmo, foi qunado Maedhros foi resgatado por Fingon.
 
Eu acho difícil essa pergunta, afinal todos esses foram eventos importantes e o mais difícil é que eles estão relacionados uns com os outros. :)

Acho, então, que o evento mais importante de Arda, foi sua criação e sua consolidação.

:)
 
PROTESTO !

Evento mais importante para quem ?

Para mim leitor, para algum grupo específico da história, para própria Arda ou para Eru?

Para mim voto no que mais me marcou: Opção 2.

Não vou ficar especulando qual evento foi mais marcante para cada grupo ou personagem da história, não cabe aqui, afinal cada opinião dessas deve gerar mais um tópico em discussões.

Para Arda em si não concordo que qualquer evento seja mais importante que os demais. Cada um teve a sua importância. Não é papo de mãe que diz que ama cada filho da mesma forma, mas como dizer qual das guerras foi mais desastrosa ? Será que foi a primeira que destruiu a morada dos Valar em Almaren e os levou a partir da Terra-média e se estabelecerem em Valinor ou será que foi a Guerra do Anel com a morte de tantos filhos de Eru e a destruição do Um anel. Qual evento terá modificado mais a forma de Arda ? A guerra que deu fim a Primavera de Arda ou o arredondamento da Terra após a queda de Númenor ?

E para Eru ? Provavelmente seria um daqueles assuntos que nem mesmo Tolkien iria dar uma resposta conclusiva.
 
Todos os eventos sao importantes!!! pois fazem parte de uma historia, e sem uma parte naum aconteceria as outras!!
 
Votei na destruição das arvores, q acaretou no surgimento do sol e da lua, oq fez os homens despertarem! Na minha opinião o surgimento dos homens foi o evento mais importante pq a eles pertenseriam todas as eras seguintes e eles tiveram grande participação em todos os eventos q estariam para acontecer.
E tb sse não fosse esse despertar nos não esstariamos aqui hoje discutindo isso! :D

Eu tb citaria o primeiro ataque de melkor aos valar na terra media!
Ali ele deu uma pequena palinha do q estaria por vir no futuro de Arda!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo