• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o destino de Frodo e Bilbo?

Gwiddion Walsh

Usuário
:o?:Alguém poderia me dizer o que poderia ter acontecido com frodo e o Bilbo depois de irem para as terras dos Elfos? Eles não morrem, já que estão nas terras imortais, ou só os elfos que moram lá é que não morrem, O mesmo vale para o Gimli... a imortalidade pode ser concedida como um prêmio por eles terem se livrado do sauron? :think: :doh: :amem:
 
Nope, eles não ficaram imortais. Como disseram os próprio Valar, é capaz que eles morram ainda mais cedo do que deveriam, porque lá seriam parecidos com mariposas voando em volta de uma lâmpada forte demais.

E eles não devem ter ido pra Valinor, mas sim pra Tol Eressea, já que até os elfos que voltaram da Terra Média tiveram que ficar por lá.
 
Como Legolas disse.

Só para completar, não é o local que torna os seres imortais, mas os seres que moram lá é que fizem com que o local fosse conhecido como Terras Imortais.
 
Só esclarecendo mais e completando:

Frodo e Bilbo eram mortais, e ninguém, repito, ninguém exceto Ilúvatar pode mudar isso; os Valar não têm poder para presentear alguém com a imortalidade.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Só esclarecendo mais e completando:

Frodo e Bilbo eram mortais, e ninguém, repito, ninguém exceto Ilúvatar pode mudar isso; os Valar não têm poder para presentear alguém com a imortalidade.

Com certeza...muitas pessoas pensam que, quem vai para Valinor se torna imortal e não tem nada a ver...geralmente só moram imortais lá (elfos, Maia, Vala)...para alguns foram feitas concessões..no caso de Bilbo e Frodo.

ate mais...
 
Ta mais....vc's naum concordam q vivendo em Valinor.....eles terim uma vida mais confortavel e seriam bem mais bem tratados...isso prolongaria a vida deles...
 
Eles viveriam bem, mas viveriam menos por não estar onde deveriam. Acho que é algo mais ou menos assim:
Os mortais "confortam-se" com sua condição (a mortalidade) justamente por saber, por ver que o mundo também envelhece com ele; o problema é que, em Valinor, a natureza é imutável; ou melhor, demora muito para mudar. Enquanto isso é bom para um elfo (eles gostam e querem justamente isso), é insuportável para um mortal; essa tristeza faria, portanto, com que sua vida fosse ainda mais breve. Eles definhariam mais rapidamente; assim como acontece com os elfos nas terras mortais, pois o mundo fica em constante mudança, acontece com os mortais nas terras imortais, pois o mundo é estático.
 
Isso mesmo, nada muda no tempo de vida deles. Bilbo ultrapassa o Velho Tuk com uma ajudinha do Um, e Frodo vai para lá afim de tentar descansar dos perigos que passou na TM, mas morrem do mesmo jeito! Tempos depois Sam também vai para as Terras Imortais, e morre também!
 
Legolas Greenleaf disse:
E eles não devem ter ido pra Valinor, mas sim pra Tol Eressea, já que até os elfos que voltaram da Terra Média tiveram que ficar por lá.


Ops... Nem todos os elfos que voltavam da Tera-média eram obrigados a ficar em Tol Eressea. Só "alguns".

E sim, Frodo e Bilbo morreram em Valinor. Está no Akalabeth, dizendo que não é a terra que deixa seu povo imortal, mas os Imortais que lá vivem que a abençoam e consagram. Se mortais fossem pra lá, certamente murchariam mais cedo (e foi o que eve ter acontecido com Frodo e Bilbo).
 
DarkRider disse:
Legolas Greenleaf disse:
E eles não devem ter ido pra Valinor, mas sim pra Tol Eressea, já que até os elfos que voltaram da Terra Média tiveram que ficar por lá.


Ops... Nem todos os elfos que voltavam da Tera-média eram obrigados a ficar em Tol Eressea. Só "alguns".

E sim, Frodo e Bilbo morreram em Valinor. Está no Akalabeth, dizendo que não é a terra que deixa seu povo imortal, mas os Imortais que lá vivem que a abençoam e consagram. Se mortais fossem pra lá, certamente murchariam mais cedo (e foi o que eve ter acontecido com Frodo e Bilbo).

Obrigado pela explicação, e se não for pedir muito peço mais uma... o que é "Akalabeth" :o?: :o?:
 
Gwiddion Walsh disse:
Obrigado pela explicação, e se não for pedir muito peço mais uma... o que é "Akalabeth" :o?: :o?:


O Akalabeth é o relato da Queda de Númenor, e bem interessante também. Ele está no Silmarillion.
 
The NIGHT ELF disse:
Ta mais....vc's naum concordam q vivendo em Valinor.....eles terim uma vida mais confortavel e seriam bem mais bem tratados...isso prolongaria a vida deles...

Eles não estão vivendo no lugar que deveriam estar...isso, com certeza, diminui até a vida deles...

ate mais...
 
Ops... Nem todos os elfos que voltavam da Tera-média eram obrigados a ficar em Tol Eressea. Só "alguns".
Verdade. Falha minha. Eu me atrapalhei pela interpretação de texto. No Silma diz que eles foram pra Töl Eressëa, mas depois diz "De onde poderiam ir até mesmo pra Valinor". Só que eu não entendi se eles poderiam mesmo ou se só diziam isso pelo fato de ficar perto de Valinor.

E sim, Frodo e Bilbo morreram em Valinor. Está no Akalabeth, dizendo que não é a terra que deixa seu povo imortal, mas os Imortais que lá vivem que a abençoam e consagram. Se mortais fossem pra lá, certamente murchariam mais cedo (e foi o que eve ter acontecido com Frodo e Bilbo).
Eita, tem certeza de que isso está no Akallabêth? Eu acabei de procurar aqui e não achei. Eu sempre vejo eles falando de "irem pras Terras Imortais", mas pra mim isso não é Valinor. Afinal, em Eressëa tb só tinha imortais, não?

Ta mais....vc's naum concordam q vivendo em Valinor.....eles terim uma vida mais confortavel e seriam bem mais bem tratados...isso prolongaria a vida deles...
Eu acho que eles viveriam menos por causa da alta carga de energia que tem naquele lugar. Acho que viver ao lado de Valar, Maiar, etc deve ser uma carga muito alta para os mortais. Não sei, foi o que consegui deduzir com a analogia das mariposas e da lâmpada forte. :think:
 
Legolas Greenleaf disse:
Ops... Nem todos os elfos que voltavam da Tera-média eram obrigados a ficar em Tol Eressea. Só "alguns".
Verdade. Falha minha. Eu me atrapalhei pela interpretação de texto. No Silma diz que eles foram pra Töl Eressëa, mas depois diz "De onde poderiam ir até mesmo pra Valinor". Só que eu não entendi se eles poderiam mesmo ou se só diziam isso pelo fato de ficar perto de Valinor.

A idéia é; eles podem ir até Valinor (tipo, viajar até lá), mas não morar lá.

Se a gente for ver, é uma limitação bem idiota. :roll:


Eita, tem certeza de que isso está no Akallabêth? Eu acabei de procurar aqui e não achei. Eu sempre vejo eles falando de "irem pras Terras Imortais", mas pra mim isso não é Valinor. Afinal, em Eressëa tb só tinha imortais, não?

Acho que ele referiu ao fator da terra não tornar as pessoas imortais, e sim os imortais consagrarem a terra, como constando no Akallabêth. :wink:
 
Acho que ele referiu ao fator da terra não tornar as pessoas imortais, e sim os imortais consagrarem a terra, como constando no Akallabêth.
Ah não, meu quote saiu meio confuso. Minha resposta foi pela primeira frase desse quote, em que ele dizia que Frodo e Bilbo morreram em Valinor.
 
Legolas Greenleaf disse:
[
E sim, Frodo e Bilbo morreram em Valinor. Está no Akalabeth, dizendo que não é a terra que deixa seu povo imortal, mas os Imortais que lá vivem que a abençoam e consagram. Se mortais fossem pra lá, certamente murchariam mais cedo (e foi o que eve ter acontecido com Frodo e Bilbo).
Eita, tem certeza de que isso está no Akallabêth? Eu acabei de procurar aqui e não achei. Eu sempre vejo eles falando de "irem pras Terras Imortais", mas pra mim isso não é Valinor. Afinal, em Eressëa tb só tinha imortais, não?

Está sim no Akallabêth, na parte em que os homens começam a se impacientar e os Mensageiros chegam a Numenor.
 
O texto do HoME 10 que fala sobre mortais em Aman é um chamado Arda, do Mitos Transformados.

Eu não acho que os mortais morram mais rapidamente em Aman. Um detalhe importante é que nesse texto do HoME X, Tolkien fala do tempo e seus efeitos em Aman, ou seja, quando ele fala "um ano", por exemplo, na verdade ele está dizendo 144 anos do Sol, que é a medida de um ano pela percepção dos Ainur e Elfos. Tem um trechinho que fala assim:

Então, mesmo em Aman, uma criança mortal deveria crescer para sua maturidade em cerca de vinte anos do Sol, e o período natural de sua vida, o período de coesão de hroa e fea, não seria mais do que, digamos, 100 anos.

O desenvolvimento dos Homens (e hobbits também) seria normal, o que muda é a unidade de tempo, nesse sentido.
Mas eles sofreriam sim. É um sofrimento oposto ao dos elfos. Os elfos entristeciam-se na TM porque tudo passava muito rápido. Já os Homens em Aman sofreriam muito porque tudo passaria com muita vagarosidade:

Mas em Aman tal criatura seria uma coisa passageira, a de mais rápida passagem entre todas. Pois toda a sua vida duraria pouco mais do que metade de um ano, e enquanto todas as outras coisas vivas pareceriam a ela dificilmente mudar, permanecendo estáticas em vida e felicidade com esperança não reduzida de anos infindos, ele iria surgir e sumir - assim como na Terra a grama surge na primavera e murcha no inverno.

Aquele "um ano" ali equivale a 144 anos do sol, ou seja, a tal metade de ano que o texto diz, quer dizer uns 70 anos, que seria o equivalente à média da vida de um mortal.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Se a gente for ver, é uma limitação bem idiota. :roll:

Nem tanto, Fëa. O sentido, acho, é o de que aqueles que conheceram o mal não deveria ficar muito tempo em Valinor para não quebrar o equilíbrio e a harmonia que havia lá. Indivíduos vivendo ali, com conhecimento do mal, seriam perigosos por esse conhecimento que tinham do mal, por menos intenção que eles tivessem em prejudicar alguém. Creio que esse é um dos motivos por exemplo de os fëar élficos dos mortos ficarem retidos em Mandos.

Vamos considerar a nossa realidade. Sabemos que há muitos lugares onde as pessoas têm muito em conta a honestidade, onde se diz que se pode dormir de janelas abertas numa casa térrea, por exemplo. Digamos uma cidadezinha no interior do país. Agora, imagine o que aconteceria se um número razoável de pessoas de fora, sem a mesma noção dessa honestidade, fosse para lá. Isso com o passar do tempo desestruturaria a sociedade local. Mesmo que essas pessoas fossem honestas em uma medida, haveria mudanças. Penso que Valinor funciona um pouco assim também.

Um exemplo de que essa idéia está presente no legendário é o parecer de Ulmo e de Manwë no julgamento do caso de Finwë e Míriel no HoME X. Quando Míriel morre e Finwë deseja se casar de novo, os Valar são postos diante de um dilema com o qual não sabem lidar: não permitir o casamento deixaria Finwë solitário para sempre, mas permitir o casamento seria uma violação da lei primeva segundo a qual ninguém podia ter dois consortes. O motivo pelo qual os Valar não sabiam lidar com aquela situação é a expectativa que eles tinham de que nunca precisariam se preocupar, dentro de Valinor, com os efeitos da Sombra, tais como a morte de Míriel. Enquanto os Valar debatem a questão, Manwë lhes lembra que eles estão lidando na verdade com Arda Desfigurada - os elfos, apesar de terem sido trazidos para Aman, provinham da TM e portanto não estavam livres da Sombra que reinara por lá. E ele lhes lembra também de que esta Sombra tivera seus efeitos mesmo em Aman, pois Míriel morrera lá.

Sei que tudo isso parece um pouco off-topic, mas essa situação do Finwë e da Míriel é o melhor exemplo de que eu me lembro capaz de demonstrar a fragilidade que havia na bênção de Valinor.
 
Maglor disse:
Então, mesmo em Aman, uma criança mortal deveria crescer para sua maturidade em cerca de vinte anos do Sol, e o período natural de sua vida, o período de coesão de hroa e fea, não seria mais do que, digamos, 100 anos.

O desenvolvimento dos Homens (e hobbits também) seria normal, o que muda é a unidade de tempo, nesse sentido.
Mas eles sofreriam sim. É um sofrimento oposto ao dos elfos. Os elfos entristeciam-se na TM porque tudo passava muito rápido. Já os Homens em Aman sofreriam muito porque tudo passaria com muita vagarosidade:

Eu acho que com esse sofrimento, os mortais em Aman logo se cansariam da vida mais rapidamente. Não suportariam a demora. Se ficassem lá em Aman, e como as condições lá não são lá muito convidativas (tudo praticamente nunca muda), eles logo ficariam exaustos e morreriam, não de coisas assim, como doenças, mas de puro cansaço.
 
Os mortais "confortam-se" com sua condição (a mortalidade) justamente por saber, por ver que o mundo também envelhece com ele;
sim...sim....e se eles se "confortam" com a pequena e humilde vida...incrivel eles quererem o anél...né...hummmmmmm
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo