• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual móvel é recomendável para preservar livros?

Bem, eu recomendo fugir de móveis de compensado e agregado de serragem. Os livros forçam todo o peso por anos a fio numa superfície plana e com o tempo esses móveis frágeis dão problema e vai ficando aquele barrigão na prateleira.

Por exemplo, se a pessoa for igual a mim que gosta de entuchar livros em todos os buracos vai acontecer até de alguns tipos de madeira e de metal fino se deformarem. Então recomendo algo reforçado, tipo umas tábuas grossas de madeira de demolição tratada e bem assentada. Eu também gostaria de ter um armário grande com porta de vidro pra ver o interior sem precisar abrir...

Recomendo pegar umas amostras aleatoriamente de vez em quando pra saber se precisa eliminar fungos dos livros ou então fazer a limpeza periódica com o velho pano.
 
Bem, eu recomendo fugir de móveis de compensado e agregado de serragem. Os livros forçam todo o peso por anos a fio numa superfície plana e com o tempo esses móveis frágeis dão problema e vai ficando aquele barrigão na prateleira.
isso se resolve virando a prateleira periodicamente.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Eu tenho um livreiro desse tipo aqui, em cor marrom:

livreiro-com-4-prateleiras-brv-bl-01-14357-MLB213092291_8008-O.jpg

Tenho a sensação que junta menos pó do que a estante fechada que eu tinha antes...
 
Eu digo resolve no sentido de que tu faz ela entortar ao contrário hehehe.

Claro que uma prateleira de madeira tem menos probabilidade de vergar. O problema é o custo de uma estante de madeira em comparação com uma de compensado ou de aglomerado.

Um material que costuma ser um pouco mais resistente é o mdf.
 
Se bem que depende também do que chamamos de custo-benefício. Acho que se eu colocasse a parte de mangá aqui em casa (uns 1000 volumes ou ao redor de 10.000 páginas/alguns pés lineares) numa estante como essa aí de cima e se ela fosse de material processado em um ou dois anos cada prateleira estaria enfunada como uma vela de barco no vento. Dependendo do bolso e dos volumes e eu também tentaria isso que você falou se estivesse precisando de grana pra economizar uns trocados, mas a longo prazo a gravidade não teria piedade comigo. XD
 
Sei como é... Na biblioteca da facu tinham umas estantes de aço com livros que pareciam que tinham sofrido batida de automóvel.
 
  • Haha
Reactions: Bel
A minha "estante" é feita de bambu, ou bambu é muito resistente (tá aguentando e aparentemente sem envergar) ou ssaporra não vai durar muito tempo, pois tá entulhado de livro em tudo que é lugar e tá faltando espaço. tem cada tijolão (SdA, Conde de Monte Cristo, os HoME) e os livros miúdos mas que em volume são pesados. Eu até poderia tirar foto, mas ninguém vai entender mesmo então deixa pra lá.
 
Ainda bem que o meu atual desapego material total e absoluto com livros, cd´s e dvd´s me deixa muito espaço livre em casa.

Mas eu tivesse... eu ainda me preocuparia bem mais com fatores climáticos como umidade, temperatura e incidência direta de luz solar, do local pois estes influenciam mais na conservação do livro do que o tipo de material ou o formato da estante.
 
Com relação ao clima (felizmente) ando um pouco mais tranqüilo. Na outra casa era mais preocupante porque tinha mais umidade, então eu colocava uns saquinhos de silica-gel e naftalina aqui e ali pra afastar bichos e monitorar os fungos :D. Hoje o lugar é mais fresco, seco e escuro do jeito que uma caverna do mar morto seria para conservar documentos.

E o bambu por incrível que pareça tem uma resistência e tanto porque ele é naturalmente flexível como um vergalhão de aço sem sofrer de corrosão (estão usando na construção civil). Ele só não agüenta se for exposto na varanda (sol e água) em móveis com muita tensão como cadeiras de balanço porque com o tempo ele fica igual o vime, ressecado, quebradiço e soltando.

Na parte de estantes, com o dia-a-dia, vários livros juntos passam a equivaler aos típicos "livros pesados" que repuxam os parafusos e pregas de plástico e cola em certos móveis planejados. Daí a tendência é que o papel dos livros (por causa do acúmulo) se comporte como pequenas toras de madeira bruta (celulose), por exemplo, tem uma coleção doada lá em casa de livros de direito e cada volume pesa o equivalente a uma resma de papel ofício (500 folhas). Enciclopédias e livros de medicina pesam mais que uma resma porque tem papel ainda mais denso (folhas de cuchê ilustradas, páginas plastificadas, etc...) Se além desses livros estiverem os livros comuns ela vai desmontando lentamente (prateleiras chumbadas na parede com o tempo também caem vagarosamente diante dos livrões).

Pra estante o meu raciocínio é semelhante ao jeito antigo britânico. A sensação de peso de uma estante revela a boa qualidade dela (fizeram uma pesquisas na Inglaterra e os consumidores diziam que sentiam que tinham gasto melhor o dinheiro se certos objetos fossem pesados). O que não significa que seja sempre bom ou que a relação sempre funcione, porque há materiais leves e resistentes e materiais pesados e ruins. Apenas que em longevidade, penso que a madeira de lei tende a superar móveis colados (porque parafusos ou pregos de metal em madeira tendem a ser melhores pra unir peças do que cola, serragem e plástico) ou de armários de aço fino (os cantos esfarelam em menos de uma geração). O ferro grosso acho que agüentaria bastante mas acho que não seria boa idéia deixar em contato direto com papel porque pra juntar umidade e manchar de vermelho é improdutivo.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo