• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual móvel é recomendável para preservar livros?

Haran

ㅤㅤ
Olá pessoal,

Estava a procura de uma estante ou local para colocar meus livros, visando preservá-los. Qual móvel vocês me recomendariam?

Aproveitando o tópico, como deveria ser esse local? Se deveria ter vidro, ser próxima ou longe da luz, etc. Eu coloquei meus livros na estante do raque (ok, não sei se escreve assim) da sala, com vidro e tudo mais, porém sujou mais do que aqueles que ficavam expostos. :tsc:

Por favor, opinem.
 
Obrigado, V.

Olhando essas imagens, vejo que nenhuma tem vidro. Seria este um dos fatores da degradação dos livros?
 
Olhando essas imagens, vejo que nenhuma tem vidro. Seria este um dos fatores da degradação dos livros?
Não sei se os vidros prejudicam de alguma forma, mas o melhor modo de conservá-los creio que seja como fazem nas bibliotecas, deixando os livros a mostra e tomando luz, mas claro não de baixo do sol.
 
Livros em locais fechados ficam sujeitos à umidade. A melhor solução é deixar em uma estante aberta (como em bibliotecas), mas tem que limpar sempre, pra tirar a poeira.

Também tem que deixar seus livros na vertical, porque se ficarem inclinados juntam mais poeira e, além disso, deformam. A melhor coisa é deixar a estante cheia de livros, bem apertados, pra conservar mais.

Ah, e é claro: encape-os com plástico resistente e transparente.
 
Essa é A estante. O meu sonho de consumo em matéria de estante.

Para proteger o melhor mesmo é encapar com contact. Recomendo que, assim como eu, compre rolos de 25 metros porque sai mais barato.

E tome muito cuidado com o Fingolfin, ele é o maior destruidor de livros que eu conheço. :lol:
 
Roubo é apelido para aquela estante do link. Com uns R$400 dá pra mandar fazer uma igual.
 
Última edição por um moderador:
Gabriel disse:
Roubo é apelido para aquela estante do link. Com uns R$400 dá pra mandar fazer uma igual.
e ainda sobra R$1.600,00 para ter o que pôr na estante. :lol:


O amário do meu quarto tem estante e escrivaninha junto, aí eu já possuo um belo lugar pra colocar os meus, mas é muito dificil achar uma estante em que caibam livros grandes na vertical...
 
Falei com a minha tia que foi uma bibliotecária e ela me disse a mesma coisa que havia escrito no post acima que a melhor forma é deixá-los num lugar fresco e sem muito sol em cima deles. Ela me disse também que é bom tirar sempre a poeira pra que eles não estraguem.

Aquela estante está realmente muito cara, aposto que se for mandar fazer uma igual vai sair mais barato do que está lá marcado.
 
Valeu, pessoal. Eis mais algumas dúvidas: :mrgreen:

Qual estante seria a mais recomendada: a de madeira ou a de aço? A estante de aço não seria inviável pelo fato dos livros ficarem em contato com a parede?

Sobre o famoso plástico que as pessoas mais cuidadosas costumam colocar: ele, assim como o vidro, também não deveria reter umidade ou sujeira, e ser, portanto, também não recomendado?

Durante qual intervalo de tempo devemos limpar o local onde ficam os livros? Uma semana?

E os livros também devem ser limpos? Como?

E o que seria contact?

Ah, peço desculpas por ter postado o tópico na seção incorreta. :tsc:
 
Última edição:
Bom, eu guardo meus livros na estante da foto em anexo.
Mandei fazer há uns 4 anos. Não sei o tipo da madeira, foi meu pai que conversou com o cara. A frente dela é uma porta dupla de vidro, com fechadura. É que eu não moro mais na cidade onde a estante fica, e pra ninguém mexer ela fica trancada.
Ficam meus livros na parte mais acima, e as HQs nas inferiores.

E Haran, contact é um plastico. Muito bom pra encapar os livros. Mas eu sou péssimo nisso, então levo os livros pra encapar, porque o contact gruda na capa, e se não souber colocar pode fazer bolhas de ar.
 

Anexos

  • estante.jpg
    estante.jpg
    20,1 KB · Visualizações: 70
Última edição:
Comprei um armário de madeira para guardar os meus livros e DVDs,
não acho uma boa idéia deixar numa estante aberta e tal...
e moro numa terra quente da mulestia, fechados acho q eles estão melhor,
 
Ae, Panda, adorei sua estante!!! To precisando de uma assim também!!!
Eu não tenho muitos livros. Guardo eles deitados nas gavetas do meu criado mudo.

E eu também tenho uma dúvida: o que é melhor, estante com fundo ou sem fundo?
 
Se tiver boa vontade, dá pra FAZER uma estante. Quem assiste bastante aos programas do canal People + Arts sabe disso. :dance:

Tenho um amigo que comprou uma geladeira laranja dos anos 70 e usa como porta-CDs, acho o máximo, hehehe. Sei que não tem nada a ver com livros, mas já que o tópico é sobre estantes... :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo