• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual livro vem primeiro

Comigo foi assim tbm Müller...E o pior é que nao tem erro mesmo...Sinceramente, o Silma seria muito chato para alguem que ainda nao pegou gosto pela TM...Assim sendo, leia aquele que eu julgo o de leitura mais praserosa, ou seja, O Senhor Dos Aneis...
Quanto ao preço, todos eles podem ser encontrados por menos de 300 reais se vc souber onde...
 
Eu sempre sugiro a seguinte ordem de leitura:

O Hobbit
O Senhor dos Anéis
O Silmarillion
Contos Inacabados
É a melhor ordem pra se começar. Muito do que é dito nO Hobbit e O Senhor dos Anéis contem lacunas que vai te deixar curioso pra se aprofundar na obra de Tolkien. Essa curiosidade faz você ler O Silma e os Contos.

Esses são os 12 volumes de todas as histórias da Terra-Média ( ordem de publicação)
No seu post você só colocou 8 dos 12 volumes das HoME. E ainda ficou faltando o Silma e os Contos! :lol:
Assim você confunde todo mundo!

Maaas, só para constar, todo tópico desses tem que ter a ordem correta de leitura, (dividida em livros e capítulos de livros) contando com os livros em inglês e tudo mais :mrgreen: :
Eu ainda vou ler nessa ordem um dia! Ah, se vou!!! :mrgreen:

Enfim, Alcântara, a ordem do Panda é a melhor!
 
Última edição:
Minha singela opinião, leia a trilogia primeiro, faça gosto pela historia do Senhor dos Anéis, depois leia o Hobbit, e após o Silmarillion e entenda como tudo começou, como tudo foi criado. Após os Contos Inacabados!

Comigo foi e ta sendo assim e não tem erro.

Ah, eu acho que é melhor começar com O Hobbit. É mais simples que os outros e acho que é bom pra 'engatar'.
Daí depois quando está lendo a trilogia e algo que tem no O Hobbit é citado, você pensa 'Ah, é verdade. Naquela parte... blah³'. Você já fica sabendo mais sobre Bilbo e como ele achou o Anel.
Depois passaria para 'O Senhor dos Anéis' e então tomaria interesse pela TM e criaria gosto para seguir em frente com a leitura do Silma e do Contos Inacabados; pois também acho que quem não leu os outros livros antes, não apreciaria bem (ou nem gostaria) de ler esses um pouco mais complicados (?).
 
Eu gostei muito e ter lido o Hobbit e O Senhor dos Aneis... mas se eu tivesse um pouco mais de conhecimento sobre a complexa obra do Tolkien teria começão por Silmarilion.

Bom não importa a ordem leia, conheça e viva O MUNDO que Tolkien criou.
 
Bagrong disse:
Faça como Panda disse e você não ficará insatisfeita. :D

Maaas, só para constar, todo tópico desses tem que ter a ordem correta de leitura, (dividida em livros e capítulos de livros) contando com os livros em inglês e tudo mais :mrgreen: :

- Todo o "Ainulindalë"
- Todo o "Valaquenta"
- "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar"
- Ler o segundo capítulo da primeira parte dos "Contos Inacabados" ("Narn i hîn Húrin" - "A História dos Filhos de Húrin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e de sua chegada a Gondolin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até o fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de
Aldarion e Erendis)
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até o fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron até a penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até o Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos CI.
- Prosseguir nos apêndices a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "A Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Sociedade [Irmandade] do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até o encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Retorno do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion.

Mas, para começar, é bom seguir a ordem que o Panda sugeriu mesmo. :dente:

PS: não fui eu quem fiz essa ordem correta.
Eu ia ressuscitar essa lista mas você o fez primeiro.
Mas na minha opinião, você deve ler todos em qualquer ordem e depois ler de novo e de novo, aí fica perfeito.
 
Faça como Panda disse e você não ficará insatisfeita. :D

Maaas, só para constar, todo tópico desses tem que ter a ordem correta de leitura, (dividida em livros e capítulos de livros) contando com os livros em inglês e tudo mais :mrgreen: :


Na boa, acho totalmente dispensável esse tipo de leitura... não precisa ler tudo cronológicamente pra entender... é só ler os livros, um de cada vez, e depois juntar as coisas... não precisa de nada disso...


Sobre a pergunta inicial do tópico... a primeira vez que li eu comecei com o Silamarillion... não interfiriu em nada... mas acho que fica melhor se ler depois d'O Senhor dos Anéis, por causa daquele resumão que tem no final do Silma...
 
Na boa, acho totalmente dispensável esse tipo de leitura... não precisa ler tudo cronológicamente pra entender... é só ler os livros, um de cada vez, e depois juntar as coisas... não precisa de nada disso....
Realmente não é necessário. Mas é algo como uma... realização pessoal! :joy:
 
Não sai tão caro os livros, a trilogia por exemplo você encontra por um pouco mais que 100 reais, já as partes sozinhas custam entre 45 e 50 reais.

O Silmariollion eu comprei no Natal por 55 reais, mesmo preço dos Contos Inácabados.
 
Não sai tão caro os livros, a trilogia por exemplo você encontra por um pouco mais que 100 reais, já as partes sozinhas custam entre 45 e 50 reais.

O Silmariollion eu comprei no Natal por 55 reais, mesmo preço dos Contos Inácabados.

Ou então se você tiver muita paciência e força de vontade pode procurar as obras em alguma biblioteca pública.
Mas eu prefiro comprar, adoro reler e consultar os livros.:D
 
Eu não recomendo ler o Silma primeiro, pois o final dele revela algumas coisas sobre o final de SdA. Acho melhor começar pelo Hobbit pois em Sda há várias citações a esse livro. Quem começa por SdA não vê algumas dessas referências ao outro livro.


Na boa, acho totalmente dispensável esse tipo de leitura... não precisa ler tudo cronológicamente pra entender... é só ler os livros, um de cada vez, e depois juntar as coisas... não precisa de nada disso...

Mas isso não é mesmo uma ordem para quem quer começar a ler Tolkien. Essa é uma ordem para estudo, aprofundamento. Eu só coloquei no tópico pois um tópico sobre ordem dos livros sem isso não está completo. :dente:


Que merda é essa? Eu só não te xingo para não ter problemas com o fórum. De onde vc tirou q eu sou uma menina???

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Deve ser esse seu avatar cute.

:rofl:
 
Consegui

Finalmente! Hoje, quero dizer, ontem, eu comprei os livros: O Hobbit; e O Senhor dos Anéis (o livro q vem com os três). O Hobbit foi 50 reais, e outro 100. Eu começei a ler O Hobbit. Noossa, o livro é muito doido! Apesar de que vcs, que são nerds capazes de ler esses enormes livros várias vezes acharão 27 páginas do livro muito pouco, eu li esse primeiro capítulo com um entusiasmo q eu nunca tive para ler livros (eu q não tenho costume de ler, exceto quando sou obrigado). O livro é muito bom, logo no primeiro capítulo já achei muito doido e engraçado! Hehe, q sacanagem com o Bilbo o Gandalf fez! Agora eu penso q é muuuuuito doido ter o filme, pois assim eu já tenho a idéia de como tudo era, por exemplo, quando eu leio o Gandalf falando, eu penso na voz dele do filme (em português*), e fica muito doido!
*eu disse português pq vcs são nerds capazes também de ver o filme somente em inglês, legendado (hahaha)!
 
Finalmente! Hoje, quero dizer, ontem, eu comprei os livros: O Hobbit; e O Senhor dos Anéis (o livro q vem com os três). O Hobbit foi 50 reais, e outro 100. Eu começei a ler O Hobbit. Noossa, o livro é muito doido! Apesar de que vcs, que são nerds capazes de ler esses enormes livros várias vezes acharão 27 páginas do livro muito pouco, eu li esse primeiro capítulo com um entusiasmo q eu nunca tive para ler livros (eu q não tenho costume de ler, exceto quando sou obrigado). O livro é muito bom, logo no primeiro capítulo já achei muito doido e engraçado!
Prepare-se pra continuar rindo, porque o livro é muito divertido. Vai ver que naõ tem nada a ver com o ar sério dos outros livros de Tolkien.


Hehe, q sacanagem com o Bilbo o Gandalf fez! Agora eu penso q é muuuuuito doido ter o filme, pois assim eu já tenho a idéia de como tudo era, por exemplo, quando eu leio o Gandalf falando, eu penso na voz dele do filme (em português*), e fica muito doido!
*eu disse português pq vcs são nerds capazes também de ver o filme somente em inglês, legendado (hahaha)!
Falar aqui que assistir ao filme primeiro foi melhor que que ler primeiro o livro, é pedir pra apanhar de 80% do forum! :lol:
Você não é muito habituado a leitura, né?! Talvez seja por isso. Eu prefiro imaginar as coisas por mim mesmo, sem interferencia de filmes ou ilustrações, a não ser, claro, que as ilustrações tenham sido feitas pelo proprio autor (como é o caso de O Hobbit).
E é realmente um pecado você assistir SdA dublado. E legenda não é nerdismo. É questão de costume. Passe a assistir filmes legendados e lá pelo 4º filme você já não vai tá reclamando de nada.

EU SÓ COLOQUEI ESSE AVATAR PARA COMBINAR COM ESSE: HOBBIT BONZINHO, Q EU TENHO.
Esse seu subnick vai mudar assim que você atingir 100 posts aqui na Valinor.
 
Última edição:
Ver o filme antes é ruim, até mesmo depois acaba atrapalhando... Porque você de alguma forma fica preso aos atores e à aparências dos lugares imaginadas por outra pessoa. É muito mais divertido criar tudo na sua mente por conta própria.

Filmes dublados são um desastre! Os atores trabalham tão bem a voz (porque sim, entonação... tudo na fala tem que ser muito bem trabalhado) e então vêm os dubladores e cagam tudo. :(
Eu, pelo menos, não consigo ver filme dublado. Quando tava passando no SBT O Senhor dos Anéis dublado, eu comecei a rir no sofá da voz de Rambo que colocaram no Aragorn. :D Sem se falar na voz típica de quem fala em frente ao ventilador do Smeagol (isso foi, aliás, o que mais me apavorou na dublagem).
 
Eu concordo que os filmes dublados são nojentos. Creio que a voz do Gullum foi a que ficou mais zoada, mas também assassinaram legal a voz perfeita do Ian como Gandalf.

E eu não acho assim tão ruim ver os filmes antes de ler os livros. Digo, logo que eu vejo o filme começo a ligar as personagens aos atores e os lugares aos cenários. Mesmo que eu tenha lido antes. :neutral:

E, em casos como SdA, ajuda um pouco a imaginar as coisas... Há lugares ou personagens que são bem complexos de se imaginar... Outra coisa legal é que os atores e cenários mudam um pouco na imaginação, tomando um aspecto mais "maduro", talvez mais real, pelo menos na minha cabeça...


EU SÓ COLOQUEI ESSE AVATAR PARA COMBINAR COM ESSE: HOBBIT BONZINHO, Q EU TENHO.

:lol:

Mas, sério, continue lendo O Hobbit, você não vai se arrepender. E já se prepare psicologicamente: SdA é bem menos fácil de se ler. Você terá de persistir um pouco, mas valerá ainda mais a pena!
 
Mas isso não é mesmo uma ordem para quem quer começar a ler Tolkien. Essa é uma ordem para estudo, aprofundamento. Eu só coloquei no tópico pois um tópico sobre ordem dos livros sem isso não está completo. :dente:

Eu entendi que não era para quem começa a ler Tolkien... só disse que acho completamente desnecessário, seja para aprofundamento ou não... mas cada um lê do jeito que acha melhor... só quis dizer que eu não sinto necessidade alguma de fazer esse tipo de leitura...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo