• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual foi o livro que abriu as portas?

O primeiro que li foi Harry Potter e a pedra filosofal, mas o que me mais incentivou e abriu as portas pra leitura foi O Hobbit
 
Despertei gosto pela leitura quando comecei a ler anime!!! xD
Nem me lembro qual foi o primeiro, mas o que mais gosto é o Kare Kano! E lógicooooooo SDA!!!
xD
 
"Tito está com fome". A história de um coelhinho procurando cenouras. :lol:
Meu primeiro livro de que tenho lembrança, desde pequena eu gosto de ler.
 
Foi na 4º serie eu pega os asterix ( na verdade é quadrinhos ) ai nao parei mais acho que os que me abriram as poertas foi Sda e contos inacabados
 
O livro (na verdade, uma coleção de 16 volumes) que me "despertou" definitivamente para a Literatura foi As Mil e Uma Noites... depois deles, mil e um outros títulos se seguiram!
 
O livro que li e que a partir dele li inúmeros foi "Harry Potter e a pedra filosofal"
que ganhei no meu aniversário de 9 anos.
Depois li Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban(é, li o 3º antes do 2º)
e quando terminei "A câmara secreta comprei os 3 SDA de uma vez, depois vieram "o Silmarilliom", "As crônicas de Nárnia"(1,2,3,4,5,6 e 7) "Artemis fowl"(os 3 primeiros), "Contos inacabados" "Sun Tzu: a arte da guerra" e vários outros...
 
Sempre tive gosto pela leitura. Mas eu lia coisas de 'pequeno porte', digamos assim...

'Harry Potter e A Pedra Filosofal' que fez eu começar a ler de verdade.
 
krak..nem lembro..faz tanto tempo....mas axo q foi Luana adolescente Lua crescente..nem lembro o autor..eu sei q era bem engraçado..e eu li ele mais de 3 vezes.
 
Eu ainda me lembro. Foi minha tia que emprestou, há uns 10 ou 11 anos. Nem sei se ela ainda tem esse livro.
Se chamava "O Mistério do Cinco Estrelas", do Marcos Rey. Era da Série Vagalume. Depois desse li mais uns 4 ou 5 livros do Rey, todos da Vagalume.
 
"O poço do Visconde", de Monteiro Lobato. eu devo ser a única pessoa que leu esse livro e adorou (ele fala sobre geologia e geofísica :mrgreen: mas no sítio do Picapau Amarelo tudo é divertido)


Não é não :)

Eu adoro essa história, e na época pré-histórica que eu li isso não tinha net para pesquisar sobre o assunto :(

Acho que Pequeno Príncipe é uma leitura que marca muita gente, mas só depois de velho. Geralmente quando somos crianças apenas gostamos do livro pela historinha e tal, mas não vemos muito o fundo filósofico dele.
E ainda tem gente que diz que foi o pior livro que leu (vide o tópico "pior livro...blablabla).

Eu tinha vontade de cavar um buraco bem fundo na areia, enterrar a rosa, o principe o aviador e cobrir para nunca mais ter de ouvir falar neles.
Minha mãe amava esse livro e me levou no cinema para ver um filme dele. E me oborigou a ler o maldito quando eu disse que o filme era chato. Odio eterno.
E sim, eu sei que sou uma aberração, rsrsrsrsrs

Livros que a escola mandava ler eu detestava. Isso quase fechou as portas.

Eu passava por isso tb. Era só ser leitura obrigatória que eu odiava. Inclusive reli alguns anos depois e vi que eram legais.

Eu não lembro mesmo o 1o livro que eu li.
Eu sei que com 6 anos eu catava todos os livros pra criança que podia e lia compulsivamente. Um belo dia notaram que eu estava lendo e não vendo figuras e até hj ninguem na familai sabe quando eu comecei a ler.

O 1o livro que me chamou atenção foi Reinações de Narizinho. Mas minha primeira paixão foi OS 12 Trabalhos de Hércules tb do Monteiro Lobato.
Reli a coleção dele um número infindável de vezes.

Depois disso eu estava definitvamente viciada, rsrsrsrsrs
 
Última edição:
AHaha até hoje não consigo acreditar de todo, mas o livro que me estimulou foi " Na colônia Penal- Franz Kafka" Sim, eu tinha 10 anos...0.0
 
Eu sempre gostei de ler. lembro-me de ler desde que aprendi, começei por ler uns com poucas paginas de umas autoras portuguesas. Depois avançei para uns com mais páginas, mas acho que aquele que me fez gostar mais de ler foi o Harry Potter e a pedra filosofal.
 
Sempre gostei de ler tb, mas qdo eu era criancinha ainda não pedia livros de niver nem de natal, então tive que ler uma coleção beeem antiga mas completa de O Sítio do Pica-Pau Amarelo. Mas o que realmente inaugurou a fase de eu pedir livros de niver e natal foi a série HP, e ganhei os primeiros dois livros de uma amiga da minha mãe. Mas beeem antes eu já tinha lido O Hobbit quando eu tinha uns 7 ou 8 anos, e achei interessante. Se eu soubesse que tinha outros livros do mesmo autor eu teria lido logo de cara, e eu já estaria há alguns anos nesse fórum... mas só quando vieram os filmes eu soube que o Tolkien tinha escrito outros livros.... T_T
 
Até o início do Ensino Médio, eu não gostava de ler. Achava chato. Na verdade, o problema era que não havia encontrado um livro que realmente me interessasse.

O livro que me abriu as portas para a literatura foi "O Tronco do Ipê", de José de Alencar. (Isso foi até estranho: comecei a gostar de ler com um autor que a maioria dos estudantes detesta!) Eu simplesmente amei a história. A partir daí, adquiri paixão por livros e nunca mais parei de ler!
 
eu gosto de José de Alencar (a parte urbana dele), mas nunca li esse livro... ele está mais para O Guarani ou para Senhora?
 
eu gosto de José de Alencar (a parte urbana dele), mas nunca li esse livro... ele está mais para O Guarani ou para Senhora?

Entre "O Guarani" e "Senhora", eu diria que "O Tronco do Ipê" está mais para o segundo. Entretanto, também não é muito parecido. O Tronco do Ipê é um dos romances rurais de José de Alencar.

Como havia dito, foi "O Tronco do Ipê" que me abriu as portas para o mundo da leitura. Depois eu também "O Guarani", "Senhora" e vários outros livros do autor, sendo que gostei da maior parte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo