• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual foi o livro que abriu as portas?

Nossa!!! O que abriu as portas... Acho que "Reinações de Narizinho" de Monteiro Lobato (Não sei realmente se o título eh esse... se estiver errada me corrijam). Foi realmente a primeira vez que me encantei por leitura!!
 
Hum, o primeiro livro q me marcou foi "O encontro marcado", do Fernando Sabino. Eu tinha 14 anos e queria ler algo diferente, aí mamãe me indicou este. Eu não me lembro muito bem do q eu lia antes -além de Agatha Christie-, mas lembro claramente q foi um "divisor de águas". E não por acaso: é um daqueles livros para se reler de tempos em tempos; muito bom!

Só não foi um divisor de águas maior do que "Água viva", da Clarice Lispector, que eu li aos 19. Deixou-me desnorteado. Eu não sabia o q pensar, o q dizer. Eu tinha noção de q não extraía daquelas linhas um quinto, um décimo do q elas continham, mas mesmo esse pouco q eu conseguia entender já parecia tanto, e já me deixava tão tonto!!


[Fiquei dois anos longe de Clarice, e estava numa fase em q livro algum me despertava realmente entusiasmo. Foi quando folheei, quase q por acaso, no começo do ano, as primeiras páginas de 'Sopro de vida- pulsações'. Atordoamento; acho q não há outra palavra.]
 
Acho que o livro que me deu esse impulsopra literatura foi "Rei Arthur"!!
Não sei o porque mas num gosto de ler o mesmo livro 2 ou mais vezes.Pra mim uma ja basta pois na segunda vez "perde" a graça.
 
Que livro te fez gostar de ler?

Quando eu estava na 3a série do fundamental (aos 9 anos) eu peguei um livro na biblioteca da escola e fui pra casa ler. Era bem pequeno - é tudo que eu lembro, além do nome: "Roberto do Diabo"
Era sobre um rei e uma rainha que não tinham filhos, aí a rainha disse qur nem que fosse com a ajuda do Diabo queria engravidar, e engravidou. Aí nasceu o Roberto - que foi muito malvado, mas depois ficou bonzinho.

Eu nunca achei nadinha sobre o livro na internet, o que foi dificultado porque eu não lembro o autor. :-(
(Mas aí eu pensei que alguém de vocês aqui pudessem já ter visto o livro e me ajudar dizendo o autor para que eu pudesse arrumar outro exemplar do livro.
Quero saber qual foi o primeiro livro que eu li com vontade mesmo e que me fez gostar de ler.)


E o livro que fez vocês gostarem de ler, qual foi?
 
Re: Que livro te fez gostar de ler?

O livro que me ensentivou foi o "Quem vai decifrar o Codígo Leonardo" Thomas Brezima.. um livro meiu que puxado pro Codigo da Vince.. mais numa verção mais .. infantil podemos dizer assim.. eu adorava esse livro.. foi ele mesmo que me ensentivou a ler
 
Eu tive a sorte de começar com os clássicos:

- alguns contos do Monteiro Lobato (me recordo de um em especial sobre a Narizinho casando com o príncipe submarino),

- Ziraldo (Menino Maluquinho e aqueles livrinhos que contavam a história de uma parte do corpo),

- Maria Vai Com as outras (da Sylvia Orthof)
maria_200.jpg



- O Retalhinho Branco, que é demais.
56953.jpg
 
apesar de ler livros antes, o que despertou mesmo meu interesse pela literatura foi Harry Potter =D
 
Mmm.. eu não me lembro de qual foi o meu, infelizmente. Sei lá, eu comecei a ler muito cedo, aprendi em casa antes de entrar na escola... Eu me lembro que o primeiro livro de Tolkien que eu li foi O Senhor dos Anéis quando eu tinha uns 8 ou 9 anos que eu ganhei do meu pai.
Ah, antes disso eu gostava muito de ler sobre mitologia grega.
 
Mmm.. eu não me lembro de qual foi o meu, infelizmente. Sei lá, eu comecei a ler muito cedo, aprendi em casa antes de entrar na escola... Eu me lembro que o primeiro livro de Tolkien que eu li foi O Senhor dos Anéis quando eu tinha uns 8 ou 9 anos que eu ganhei do meu pai.
Ah, antes disso eu gostava muito de ler sobre mitologia grega.



Não foi difícil ler SdA nessa idade? Sei lá, eu só li SdA com 14 anos, aí abriu as portas.
 
Não foi difícil ler SdA nessa idade? Sei lá, eu só li SdA com 14 anos, aí abriu as portas.
Ler SdA com 8 ou 9 anos nem me assustou. O que me assustou de verdade fi ela dizer que lia mitologia grega antes disso. 8-O
Eu com 7 anos nem sabia ler ainda.
 
Ler SdA com 8 ou 9 anos nem me assustou. O que me assustou de verdade fi ela dizer que lia mitologia grega antes disso. 8-O
Eu com 7 anos nem sabia ler ainda.

Uma das minhas professoras leu "O Guarani" com 9 anos. Eta gente avançada! Bem, não foi à toa que ela se tornou professora de literatura.
 
Os livros da Série Vagalume e da Série A Inspetora (Ganymédes José)...eu simplemente li todos que "chegaram" em minhas mãos...tirando os clássicos infantis (branca de neve e os três porquinhos e cia.) estas duas séries foram as grandes responsáveis por aumentar meu gosto pela leitura....

O Rapto do Garoto de Ouro, O Caso da Borboleta Atíria, O Mistério do Cinco Estrelas....e a Patota da Coruja de Papelão com a inspetora Eloísa, a secretária Malu o oficial Orelhão e a encrenqueira Bortolina.....embalaram muitas manhãs, tardes e noites de prazerosas leituras......

PS: Este post bem que podia estar no Clube da Nostalgia..hein???:hihihi: :hihihi:
 
Eu sempre gostei de ler. Mas quando tinha uns 6 anos eu gostava muito de ler as revistinhas da Mônica e isso foi um passo.
Daí eu comecei a ler livretos infantis daquelas histórinhas, como Branca de Neve, A Pequena Sereia, João e Maria etc.

Eu não lembro qual livro sem gravuras e nem quando o li, quando percebi lia alguma coisa todo dia.
Hoje em dia eu leio de tudo porque não posso ficar sem ler nem um dia.
 
Lembro...

Que quando tinha uns cinco ou seis anos, minha mãe e meu pai viviam entupindo minha irmã e eu de livros infantis...
Ainda temos alguns: "Filhotes de Animais", "O gato de Botas", "Balloo", "Vida de Dragão-Festa de Dragão, Mergulho de Dragão", "Calvin & Haroldo"(Esse é demais!)...
Eles incentivavam muito e minha mãe sempre lia pra gente antes de aprendermos.
Quando ela saía, trazia aqueles "Livrinhos Mágicos", que tinham ilustrações em preto e branco e, quando se passava um pincel úmido sobre elas, elas se coloriam...
Era muito bom...
Mas me interessei por LEITURA própriamente dita, com livros sem figuras...:hihihi:
Com "Sonho de Uma Noite de Verão", de William Shakespeare.
Acho que estava na quinta série quando vi o filme "Sociedade dos poetas mortos", onde um dos Personagens interpretava o Puck em uma montagem teatral do livro.
Tive curiosidade, e peguei o livro na Biblioteca.
O leio quase uma vez por ano.

E devo minha paixão por leitura à ele...
 
Última edição:
eh dificil.. pq desde pequena minha mae me levava na biblioteca e me
dava aqueles livros que as paginas eram cortadas ao meio e toh tinham
imagens.. e dava pra ficar bricando e montando personagens..
Mais o primeiro que eu li.. devia ter uns 7 anos era sobre uma aranha
que morava num sapato.. hausuahs mto comédia.. ae dps comecei
lendo "Polyana" e dps procurei alguns sobre vampiros.. dps sobre
motilogias.. e achei o Sda com 12 anos... mais ow menos... :D
 
O homem que calculava- MAlba Taham(acho que eh esse o pseudonimo do autor) Foi um dos que me empurraram a ler mas ainda antes já tinha lido muuuuito gibi.....
ps.: mas o primeiro que leram pra mim leram o livro tantas vezes que eu sabia de cabeça a história pagina por pagina e aos quatro anos antes da alfabetização eu vi um aluno de uma escola "rival" digamos realmente lendo eu obviamente querendo me mostrar comecei a recitar palavra por palavra que estava no livro (pinóquio se não me engano) fingindo estar lendo o que deixou a sala do dentista onde eu estava muito impressionada com o garotinho que com quatro ans já lia.....
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo