• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual foi o Destino de Ibûn?

Proscrito

Jamais poderia ser
Quem leu o Sillmarilion deve lembrar-se da familia de anões apturados pelo bando de Turin, Mîm e seus dois filhos Khîm e Ibûn.
 
bem, não me lembro onde li, mas tenho quase a certeza que quando Mîm traiu o esconderijo de Túrin e do seu bando em Amon Rûdh, o pequeno anão conseguiu fugir mas o seu filho foi apanhado durante a batalha e morto por orcs...

mas não posso confirmar com fonte nenhuma!
;D
 
Khim foi morto por Túrin, com um flechada. Já Ibun havia sido capturado com seu pai.
Mas não se sabe, pelo menos não encontrei nada a respeito, a respeito de seu paradeiro.

Como disse foi capturado com o pai, e pode ter morrido ali, mas como Mîm foi solto após entregar o esconderijo onde estava o bando de Túrin, provavelmente Ibun tivesse sido poupado tbm.

Então Mîm voltou à sua casa, depois fugiu com medo de morrer nas mãos de Beleg.
Ali, acho que pai e filho já não estavam mais juntos, até que Mîm foi morto por Húrin em Nargothrond...

Ibun deve ter ficado por aí... :uhum:
Quem sabe encontrou um novo lar? rs
 
Destino de Ibûn...o anão pequeno, os dois filhos morreram, pensando no que está no Silmarillion,... Mîm, o anão, que foi obrigado a abrigar proscritos em sua casa, os mesmos que assassinaram seu filho, e depois após ter que entregar Turin e seu bando aos orcs, para salvar sua vida... acredito que Ibûn morreu também logo após
 
"...Perto do final do ano, o anão Mîm e Ibun, seu filho, saíram de Bar-en-Danwedh a fim de colher raízes na floresta para seu estaque de inverno. E foram capturados pelos orcs. Então, por uma segunda vez, Mim prometeu levar seus captares pelas trilhas secretas até sua casa no Amon Rûdh..."

Reli a parte do Silma e pela parte em negrito penso que fica implícita a mesma situação vivida por ele antes... como se ao serem capturados, um morreu e o outro por raiva e sua ruína resolveu levar os orcs a Turin... ou seja, não creio que Ibûn tenha se safado não... acho que como dito pelo torugo ele foi morto pelos orcs, pois ao final, quando Húrin veio matar Mîm em Nargothrond conta o Silma que ele morreu entre os tesouros de Valinor que estavam espalhados pelo chão... creio que se Ibûn estivesse ali, citaria sua morte ou sua fuga...

"...Então Mîm, dominação por um medo terrível, implorou a Húrin que levasse o que quisesse,mas lhe poupasse a vida. Húrin, no entanto, não deu atenção a suas súplicas e o matou diante das portas de Nargothrond..."
 
É, como já dito, não se sabe que fim teve Ibûn. O que se pode fazer, por causa disso, é somente especular e criar hipóteses para o que pode ter acontecido a ele. Eu sempre entendi que ele deve ter morrido na luta entre os orcs e os seguidores de Túrin, em Amon Rûdh.

De qualquer forma, é bastante plausível o que Indily colocou, ou seja, aconteceu basicamente com Mîm a mesma coisa quando seu filho Khîm foi morto: com a morte de um filho, para ser poupado, Mîm revela onde mora. Procurei no Silma e nos Contos Inacabados uma fala de Mîm que disse algo como ser o último, diante das portas de Nargothrond, para Húrin. Isso indica que, se é dito que Mîm sobreviveu à luta no Amon Rûdh, somente ele tenha sobrevivido e perambulado por aí.
 
Bom, acho que não importa muito COMO Ibûn morreu. O importante é que ele morreu e que os anões pequenos foram extintos. Pois assim está escrito no Silmarillion, Cap. XXI - De Túrin Turambar, pág. 259 da edição brasileira:

Silmarillion disse:
Pois Mîm descendia dos anões que haviam sido banidos no passado distante das grandes idades dos anões... Agora, porém, eles haviam diminuído e estavam extintos na Terra-média, à exceção de Mîm e seus dois filhos

Ou seja, com a morte de Mîm, Ibûn (se é que ele não foi morto antes) foi o último anão pequeno que sobrou. Se ele não foi morto no ataque dos orcs, ele ficou vagando pela Terra-média até morrer de velhice ou emboscado ou qualquer outra coisa.

BOm, fugi um pouco do tópico, mas é isso :joinha:
 
Khim foi morto por Túrin, com um flechada. Já Ibun havia sido capturado com seu pai.

Só uma pequena correção sem importância Duilin, Khim foi morto por um dos homens do bando de Túrin, e não pelo próprio.

Quanta ao Ibun, suspeito que ele morra antes de Mîm ser capturado pelos orcs, talvez até nesse processo de captura, já que ele não aparece no momento em que o anão vai tentar matar Beleg e acaba afugentado
 
Quanta ao Ibun, suspeito que ele morra antes de Mîm ser capturado pelos orcs, talvez até nesse processo de captura, já que ele não aparece no momento em que o anão vai tentar matar Beleg e acaba afugentado

Ou então ele fugiu né...

Tá certo que isso feriria a honra do anão ao extremo, mas tem horas queo medo simplesmente fala mais alto...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo