• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual foi a pior coisa dO Hobbit

Qual foi a pior coisa dO Hobbit?

  • A duração (muito longo)

    Votos: 3 3,3%
  • Radagast

    Votos: 31 33,7%
  • O Conselho Branco

    Votos: 4 4,3%
  • Os Gigantes de Pedra

    Votos: 21 22,8%
  • Ser muito engraçadinho

    Votos: 7 7,6%
  • Valfenda

    Votos: 0 0,0%
  • Os Anões

    Votos: 1 1,1%
  • Outro (citar)

    Votos: 25 27,2%

  • Total de votantes
    92
...
Eu me irritei também com o pobre Radagast... ele ficou desrespeitado... até Saruman chamou ele de tolo... Isso não se faz! :briga:
Mas o Saruman faz isso no SdA, e falo do livro! Claro que o Saruman chamar e achar que o Radagast é "tolo" é até que ok, ele era arrogante e o próprio Tolkien o fez fazer isso, mas concordo que é bem diferente de fazer o personagem parecer um idiota 99% das vezes que aparece no filme. Passou da conta.
 
Eu me irritei também com o pobre Radagast... ele ficou desrespeitado... até Saruman chamou ele de tolo... Isso não se faz! :briga:

Mas o Saruman faz isso no SdA, e falo do livro! Claro que o Saruman chamar e achar que o Radagast é "tolo" é até que ok, ele era arrogante e o próprio Tolkien o fez fazer isso, mas concordo que é bem diferente de fazer o personagem parecer um idiota 99% das vezes que aparece no filme. Passou da conta.

Está assim no livro:

- “Radagast, o Castanho!”, riu Saruman, não mais escondendo o desprezo que sentia. “Radagast, o Domador de Pássaros! Radagast, o Simplório! Radagast, o Tolo! Mas pelo menos teve a capacidade de desempenhar a função que lhe designei. Você veio, e esse foi o propósito de minha mensagem. E aqui você permanecerá, Gandalf, o Cinzento, para descansar das viagens. Pois sou Saruman, o Sábio, Saruman, o Fazedor de Anéis, Saruman de Muitas Cores!”

Fonte: A Sociedade do Anel, O Conselho de Elrond

Revi o filme recentemente e não acho que a caracterização de Radagast esteja tão ruim assim. Até o cabelo todo cagado eu acho que dá pra relevar. É claro, fizeram ele de alívio cômico, não há dúvida sobre isso. Só que entendo que a essência dele é mais ou menos essa. Quer dizer, um mago que escolher viver recluso, acompanhado apenas por animais, ou fica surtado (como no filme) ou então fica completamente selvagem e anti-social. Talvez a segunda opção ficasse interessante, mas como a história dos anões é séria, sobrou o alívio cômico pro Istari.

Enfim, após rever o filme, acho que me incomodou mesmo foi a história do cogumelo e Radagast fazendo cara de chapado depois de fumar o cachimbo de Gandalf.
 
Mas pelo menos no livro Saruman não acaba tanto com Radagast.. pelo menos essa foi a minha impressão.. Ele pego menos reconhece que Radagast fez alguma coisa para ajuda-lo.. :obiggraz:
 
Mas pelo menos no livro Saruman não acaba tanto com Radagast.. pelo menos essa foi a minha impressão.. Ele pego menos reconhece que Radagast fez alguma coisa para ajuda-lo.. :obiggraz:

Você tem razão. Eu acho que nos filmes querem aumentar a antipatia da Cher, quer dizer, do Saruman. O Gandalf faz uma cara :roll: misturado com :disgusti: quando descobre que Saruman está em Valfenda. Foi uma jogada proposital pra despertar a nossa má vontade de cara. No filme, aliás, ficou parecendo ou que o Saruman é um rabugento ou então que já estava mal intencionado desde o Conselho Branco (o que não é exatamente verdade nos livros, acho eu).
 
Você tem razão. Eu acho que nos filmes querem aumentar a antipatia da Cher, quer dizer, do Saruman. O Gandalf faz uma cara :roll: misturado com :disgusti: quando descobre que Saruman está em Valfenda. Foi uma jogada proposital pra despertar a nossa má vontade de cara. No filme, aliás, ficou parecendo ou que o Saruman é um rabugento ou então que já estava mal intencionado desde o Conselho Branco (o que não é exatamente verdade nos livros, acho eu).

Exatamente! Essa foi a impressão que tive também! Pensando no contexto dos filmes , a situação de Gandalf x Saruman é bem diferente de um filme para outro. No Hobbit, a impressão que se tem é que Gandalf não gosta muito da companhia de Saruman , como um chefe chato... Já no SdA- Sociedade do Anel, Gandalf mostra um respeito e até certa empatia com Saruman, porém esse o trata com descaso.
Parece que as emoções foram uum pouco exageradas no filme... eu li o Hobbit novamente depois de ver o filme e quase não encontrei essa antipatia de Thorin com Bilbo como é mostrado no filme. A não ser que eu não tenha reparado....:eek:
 
Exatamente! Essa foi a impressão que tive também! Pensando no contexto dos filmes , a situação de Gandalf x Saruman é bem diferente de um filme para outro. No Hobbit, a impressão que se tem é que Gandalf não gosta muito da companhia de Saruman , como um chefe chato... Já no SdA- Sociedade do Anel, Gandalf mostra um respeito e até certa empatia com Saruman, porém esse o trata com descaso.
Parece que as emoções foram uum pouco exageradas no filme... eu li o Hobbit novamente depois de ver o filme e quase não encontrei essa antipatia de Thorin com Bilbo como é mostrado no filme. A não ser que eu não tenha reparado....:eek:

Realmente esse é um possível problema que PJ vai ter que resolver para manter a coerência entre as trilogias. Até o momento, parece que Gandalf não simpatiza muito com Saruman. Quer dizer, a cara que ele faz quando descobre que Saruman está em Valfenda também pode ser interpretada como uma cada de quem foi pego com a boca na botija, já que ajudar os anões não fazia parte da missão primária dos Istari. De qualquer forma, como você bem disso, em ASdA, fica bem evidente que Gandalf respeita a opinião de Saruman.
 
assistindo pela enésima vez, uma coisa me intrigou (não sei se já foi discutida aqui):
- os orcs na cena que perseguem Radagast e Cia, estão em plena luz do dia!!!!!
- eu estou enganada, ou os orcs não podem andar à luz do dia, como inclusive é dito em O Senhor dos Anéis? (tanto que os Uruk-hai são uma forma mais desenvolvida de orcs que podem andar de dia....)
 
assistindo pela enésima vez, uma coisa me intrigou (não sei se já foi discutida aqui):
- os orcs na cena que perseguem Radagast e Cia, estão em plena luz do dia!!!!!
- eu estou enganada, ou os orcs não podem andar à luz do dia, como inclusive é dito em O Senhor dos Anéis? (tanto que os Uruk-hai são uma forma mais desenvolvida de orcs que podem andar de dia....)

É engraçado você comentar isso. Realmente isso é algo que foi muito criticado depois do lançamento do filme. A impressão que eu tenho é que essa relação entre orcs e o Sol não é tão direta quando parece. Talvez seja melhor eu pesquisar mais nos livros, mas acho que não existe nenhuma regra física que impeça os orcs de andar em plena luz do dia (diferente dos trolls que viram pedra). Eu achei esse tópico aqui no fórum e a conclusão parece ser nessa direção, ou seja, que os orcs preferem não andar de dia, mas podem faze-lo se necessário.

Acho que o maior problema do filme é a inconsistência. Começamos a ver o filme com as regras de OSdA na cabeça, ou seja, orcs não andam de dia. Aí vemos a tal cena de perseguição e achamos esquisito. Para os orcs, no entanto, é um passeio no parque. Só que tem um outro diálogo no filme em que é dito que enquanto não escurecer o grupo terá vantagem sobre seus perseguidores. Preciso procurar essa referência, mas tenho quase certeza de que é isso mesmo. Tipo, decidam-se, né?

Enfim, seria bom encontrar algumas referências textuais pra definir melhor essa relação entre orcs e luz do dia.
 
É engraçado você comentar isso. Realmente isso é algo que foi muito criticado depois do lançamento do filme. A impressão que eu tenho é que essa relação entre orcs e o Sol não é tão direta quando parece. Talvez seja melhor eu pesquisar mais nos livros, mas acho que não existe nenhuma regra física que impeça os orcs de andar em plena luz do dia (diferente dos trolls que viram pedra). Eu achei esse tópico aqui no fórum e a conclusão parece ser nessa direção, ou seja, que os orcs preferem não andar de dia, mas podem faze-lo se necessário.

Acho que o maior problema do filme é a inconsistência. Começamos a ver o filme com as regras de OSdA na cabeça, ou seja, orcs não andam de dia. Aí vemos a tal cena de perseguição e achamos esquisito. Para os orcs, no entanto, é um passeio no parque. Só que tem um outro diálogo no filme em que é dito que enquanto não escurecer o grupo terá vantagem sobre seus perseguidores. Preciso procurar essa referência, mas tenho quase certeza de que é isso mesmo. Tipo, decidam-se, né?

Enfim, seria bom encontrar algumas referências textuais pra definir melhor essa relação entre orcs e luz do dia.

Acho que foi um exagero essa "critica" feita. Nunca foi dito na obra que os orcs não poderiam andar sobre a luz do dia. Eles apenas não o preferem fazer. E PJ sabe disso... por que? No final da primeira metade do Retorno do Rei, no diálogo entre Pippin e Gandalf, este é enfático: "Os orcs de mordor não gostam da luz do dia". Ou seja, não é que eles não podem. Apenas não gostam, perdem um pouco as "skills". É como nos RPG's. Orcs são seres noturnos, ficam enfraquecidos à luz do dia. Vcs devem estar confundindo com vampiros, certeza...:-P
 
Algumas citações interessantes sobre o assunto:

Thus because of the curse that lay upon them the Noldor achieved nothing, while Morgoth hesitated, and the dread of light was new and strong upon the Orcs….

Fonte: Silma, Capítulo 13.

East rode the knights of Dol Amroth driving the enemy before them: troll-men and Variags and orcs that hated the sunlight

Fonte: O Retorno do Rei, A Batalha dos Campos de Pelennor

‘Unless our enemies rest also, they will leave us far behind, if we stay to sleep.’ said Legolas. ‘Surely even Orcs must pause on the march?’ said Gimli. ‘Seldom will Orcs journey in the open under the sun. yet these have done so,’ said Legolas. ‘Certainly they will not rest by night.’

Fonte: As Duas Torres, A Partida de Boromir.

The orc-band began to descend a narrow ravine leading down into the misty plain below. Merry and Pippin, separated by a dozen Orcs or more, climbed down with them. At the bottom they stepped on to grass, and the hearts of the hobbits rose.

‘Now straight on!’ shouted Uglúk. ‘West and a little north. Follow Lugdush.’

‘Go on running,’ said Uglúk. ‘What do you think? Sit on the grass and wait for the Whiteskins to join the picnic?’

‘But we can’t run in the sunlight.’

‘You’ll run with me behind you,’ said Uglúk. ‘Run! Or you’ll never see your beloved holes again. By the White Hand! What’s the use of sending out mountain-maggots on a trip, only half trained. Run, curse you! Run while night lasts!’

Then the whole company began to run with the long loping strides of Orcs. They kept no order, thrusting, jostling, and cursing; yet their speed was very great. Each hobbit had a guard of three. Pippin was far back in the line. He wondered how long he would be able to go on at this pace: he had had no food since the morning. One of his guards had a whip. But at present the orc-liquor was still hot in him. His wits, too, were wide-awake.

Fonte: As Duas Torres, Os Uruk-Hai.

Enfim, parece que não existe mesmo nenhuma impossibilidade. Aliás, uma teoria que já vi, diz que assim como a escuridão de Mordor traz medo aos homens de Gondor, o Sol pode também amedrontar os servor de Sauron. Por outro lado, assim como Gandalf dá coragem para os homens enfrentarem a escuridão, Sauron também pode fortalecer seus orcs.
 
Legal! Sanaram-se minhas dúvidas. Mas vc estava certo: no próprio filme O hobbit, Gandalf diz que a única chance deles contra os orcs das cavernas, era a luz do dia, dando a impressão de que eles não poderiam andar sob o sol. Valeu!
 
Aliás, fica uma outra observação, essa sim que eu achei tosca: O filme faz uma clara distinção entre orcs e goblins, sendo que isso não existe nos livros. Orcs e goblins são claramente diferentes na estética e no livro do filme fica bem claro que são duas raças diferentes. Só que Tolkien nunca falou sobre isso. É uma certa liberdade de PJ que não fere o trabalho de Tolkien, mas mesmo assim foi uma invenção dele.
 
Aliás, fica uma outra observação, essa sim que eu achei tosca: O filme faz uma clara distinção entre orcs e goblins, sendo que isso não existe nos livros. Orcs e goblins são claramente diferentes na estética e no livro do filme fica bem claro que são duas raças diferentes. Só que Tolkien nunca falou sobre isso. É uma certa liberdade de PJ que não fere o trabalho de Tolkien, mas mesmo assim foi uma invenção dele.

Engraçado que sempre vi distinções entre orcs e goblins (mas talvez isso seja herança da minha experiência com o RPG)... Ao que me parece Tolkien usa os dois termos nos livros de forma distinta, não?
 
Ao que me parece Tolkien usa os dois termos nos livros de forma distinta, não?

Acho que para Tolkien são sinônimos:

The term goblin was used primarily in The Hobbit but also in The Lord of the Rings where it is used synonymously with "Orc".

"Goblin" is an English word, whereas "Orcs" is Old English, the language used by Tolkien to represent Rohirric.[9] Thus, there is no difference between Orcs and Goblins.

The original edition of The Hobbit and early drafts of The Lord of the Rings first used "goblin" everywhere and used "hobgoblin" for larger, more evil goblins: when goblins were replaced with Orcs Tolkien invented the term Uruk-hai for his more evil Orcs.

Fonte: Tolkien Gateway
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo