1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qual foi a maior tragédia ambiental já ocorrida em Arda?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elrond, 17 Mai 2009.

  1. Elrond

    Elrond "OFF" it will last two months

    Bem, pensando nos diversos fatos já ocorridos em Arda, podemos perceber como houveram grandes tranformações sobre este mundo, desde pequenos impactos como a derrubada de uma árvore, passando pela derrubada de alguns ectares até mesmo a possíveis milhões em km2.

    Vale relembrar as grandes tranformações ocorridas quando da Guerra de Utumno no nor-nordeste de Arda, quando muitas das configurações deste mundo foi mudada, passando pelos soerguientos das Montanhas Sombrias por Melkor, além de suas ações no norte de Beleriand quando da criação das Montanhas de Ferro, pela destruição de Ard-Galen, dentre outros impactos muito profundos no mundo, dentre os quais, o grande desmatamento de Enedwaith e Minhiriath pelos númenorianos para satisfazerem seus desejos carnais. Vale lembrar que toda a ampla planície de Enewaith foi praticamente mudada, desfigurada onde, além do grande impacto visual foi o impacto ambiental, mudanças no clima da Terra média, aumento de calor, extinção de possíveis espécies animais e vegetais.

    O próprio processo de destuição de Beleriando com sua submersão pelo mar de Belegaer, acredito eu que este fora o maior dos impactos já ocorridos em Arda.

    Podemos perceber algumas ligações entre nosso mundo devido as devastações provocadas pela mão humana e o legendárium, mas este não seria o foco...

    Mas o que gostaria de levantar e ver as opiniões de vocês são como relação aos maiores impactos ambientais já ocorridos em Arda.

    Na sua opinião, qual foi o maior de todos os impactos?


    Obrigado!
     
  2. Deriel

    Deriel Administrador

    :think:

    Os Numenorianos extraindo madeira
     
  3. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Penso que o cara mais profissional em destruir a ecologia do mundo era o Morgoth e pra mim foi a derrubada das luminárias do mundo. Além de desfigurar a terra foi necessário congelar o crescimento das plantas com uma tacada só.
     
  4. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Saruman extraindo minérios para produzir armamentos e destruindo as árvores de Isengard e parte de Fangorn.
     
  5. Herr Bauer

    Herr Bauer Filho de Aulë

    Não sei se foi a maior, mas foi o que me veio à mente. O melhor é que teve uma resposta à altura, graças aos Ents. :clap:
     
  6. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    É difícil escolher! Se considerarmos as acções humanas (Povos Livres) ou divinas (Ainur) existem várias, desde a Guerra da Ira, passando pela devastação das florestas causada pelos Numenoreanos e sem esquecer também a devastação das florestas causada por Sauron na Guerra de Sauron e dos Elfos!

    Em geral, Morgoth causou todo o tipo de destruição, mas acho que a onda gigante que "engoliu" Beleriand foi a pior catástrofe porque causou maior impacto na Terra Média! :)

    ;D
     
  7. Elrond

    Elrond "OFF" it will last two months

    Muito importante e interessante sua observação JPHanke. Mas gostaria de ressaltar o seguinte. Veja no mapa em anexo:
    (Eu marquei em vermelho todas as regiões que sofreram com o desmatamento).

    De acordo com o Contos Inacabados, toda a ampla região de Enedwaith (a grande planície) foi devastada pelos númenorianos durante a Segunda Era, e isso foi durante centenas de anos. Ou seja, isso provocou um vazio muito grande nesses domínios e automaticamente os homens nativos dessa região perceberam o grande mal que os númenorianos estavam provocando na região. Vale lembrar também que em Minhiriath ocorreu a mesma prática de exploração, no qual a falta de um controle era fato.

    Agora, vamos para a seguinte questão: As explorações minerais de Saruman foram realmente mais impactante que toda a destruição ocorrida nas florestas de Enedwaith e Minhiriath?
    Acredito que não, embora as práticas minerais também reproduzem desequilíbrios ambientais.:D
     

    Arquivos Anexados:

  8. lah feh

    lah feh Usuário

    Não sei se foi a maior Tragedia ambiental mais a que me lembro é devastação dos Numenorianos nas florestas...



    ^^
     
  9. Dúnadan Thorongil

    Dúnadan Thorongil Mensageiro de Gondor

    A submersão de Númenor também pode ser, não? Independentemente do motivo da submersão, o desaparecimento da ilha acabou com o ecossistema de lá (e vai saber o que podia haver lá).
     
  10. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Hm.. :think:
    É, tenho de concordar que estes desmatamentos feitos pelos Numenoreanos durante a Segunda Era foram muito mais impactantes que as atividades de Saruman, por abrangerem uma área muito maior e terem sido praticadas por muito mais tempo também!!
    Eu, até ler o post do Deriel não tinha conhecimento de tal fato, e até ler o seu não tinha idéia da magnitude de tal feito pois não tive oportunidade de ler os Contos Inacabados ainda. Agradeço pelo esclarecimento!! :D
     
  11. Meglin Celebrandir

    Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

    Hum... A maior de todas as convulsões do mundo? O maior impacto ambiental? Pra mim não pode haver outra resposta senão a queda de Númenor! Não pelo desaparecimento da ilha e alteração de seu ecossistema, mas pelo fato de Arda deixar de ser plana e se tornar redonda!

    Imaginem o impacto disso! O mundo que era plano se tornar redondo.

    Temperatura, correntes marítimas, os pólos magnéticos... Tudo muda!
     
  12. Café

    Café O importante é o que importa

    Concordo com o Dúnadan...o desaparecimento de Númenor pode ser comparado com o que possívelmente ocorrera daqui algumas décadas com algumas ilhas do mundo por causa do aquecimento global...imaginem o impacto ambiental que isso irá ocasionar, ecossistemas interiros deixaram de existir, lugares únicos e belos simplesmente vão desaparecer, Madagascar por exemplo é a ilha com a maior diversidade de fauna e flora de todo o mundo, o desaparecimento dela ou de parte dela já é um impacto ambiental gigantesco...acredito que o desaparecimente de Númenor foi mais ou menos assim.
     
  13. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Fico com a devastação florestal Númenoriana, já que, segundo o que o livro nos conta, era possível um esquilo pular de árvore em árvore desde Fangorn até o que veio a se tornar o Condado. É uma devastação de respeito, essa.
     
  14. Nina-Lasgalen

    Nina-Lasgalen Usuário

    Também acho pior a de Númenor, pois como já disseram , não só a ilha foi afetada mas também com ela toda a Arda.

    Mesmo sendo também muito grande aquela ocorrida em Ard-Galen.Antes de ser reduzida as sombras era uma terra muito bonita e provavelmente de um verde encantador pela região em que está situada. Pennsando no seu tamanho também foi um pecado destruí-la .
     
  15. ARABAEL

    ARABAEL Ema Infame e

    Mória...apesar de toda a sua beleza, engenharia e arquitetura, vamos combinar que isso contribuiu muito para impáctos ambientais, mineração tanto na fantasia como na realidade sempre foi um grande impácto.
     
  16. Eldenar

    Eldenar Usuário

    A destruição de Numenor sem duvida
     
  17. A destruição de Beleriand, até porque este país tinha quase que 30% do tamanho da Terra média.

    Portanto, Beleriand como era maior que Númenor, o seu impacto ambiental no muito foi muito superior.
     
  18. Tuor

    Tuor Usuário

    A primeira coisa em que pensei ao ler o título do tópico foi isso.

    Edit: quanto a Beleriand e Númenor, teve mais a ver com guerras e desobediências, e o desmatamento foi exploração, um "luxo" (não imagino outra palavra). De qualquer forma é inegável que houve impacto com os naufrágios.
     
    Última edição: 19 Mai 2009
  19. Syd Barrett

    Syd Barrett Shine on you,

    Ambiental?

    Serve o desmatamento de Númenor, feito sem nehum planejamento ou reflorestamento?

    Opa, achei isso no Google:
    Mas depois... Mas depois! Eu lembro que eles cortaram tudo sem dó nem piedade!
     
  20. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    Sim.. a devastação numenoriana foi algo grave, porém a extração das árvores em Fangorn por Saruman, aliada a sua cobiça industrial foi algo também digno de ser lembrado como tragédia ambiental.
     

Compartilhar