• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual Foi a Decisão Mais Imprudente da História?

Qual foi a decisão mais imprudente da história?

  • A fúria de Thorin contra Bilbo

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    162
Fëanor conversou com os Teleri, e os barcos foram recusados, então Fëanor vltou, e PENSOU. Analisou sobre construir barcos e, depois de um REFLEXÃO, decidiu atacar, já que viu o tamanho de suas hostes e sabia que, caso seus homens ficassem construindo barcs, apagaria o "fogo" dos noldor, e que demoraria muito tempo. É tudo dito no Silma. Depois de refletir, atacou. Ele foi cruel, mas não precipitado entende? Pense e leia novamente Alisson, é bem simples isso.
 
De todas essas questões o que foi mais imprudente pra mim foi o perdão a Morgoth, por mais benévolos que os Valar fossem, não tivessem conhecimento da maldade real de Morgoth, depois de tudo o que ele fez jamais mereceria perdão. Pelo contrário, deveria ser mantido sob constante vigilância, talvez até aprisionado, para não cometer nenhum outro mal.
 
O Silmarillion, pág. 99, entre parênteses e sublinhados por mim:

"Com isso (ou seja, com a resposta negativa de Olwë), Fëanor o deixou e foi sentar remoendo maus pensamentos do lado de fora das muralhas de Alqualondë até sua hoste se reunir. Quando considerou que sua força era suficiente, foi até o Porto dos Cisnes e começou a manobrar os barcos que ali estavam ancorados, levando-os à força. Os teleri, entretanto, ofereceram resistência e lançaram muitos dos noldor no mar (ou seja, não mataram-nos). Então, as espadas foram desembanhadas (pela lógica, dos noldor), e travou-se uma terrível batalha nos barcos[...]"

Fëanor pensou em tomá-los à força, provavelmente, mas pra isso precisava de sua hoste reunida. Ou seja, ele só pode ter pensando em tomar à força com seu exército. Foi pensado, óbvio, mas não refletido, pela fúria que sentia e a pressa em chegar à Terra-Média. Afinal, quem reflete quando se está apressado, ou precipitado? Logo, se pensou mas não refletiu, foi precipitado, ou seja, foi imprudente, que seja.
 
Última edição:
Pra mim foi o perdão concedido a Melkor, pois se estivesse preso pela eternidade a Terra Média teria sido um lugar muito melhor, com muito menos dor.

Não podemos nos esquecer também que ele só foi chamado de Morgoth por Fëanor após o roubo das Silmarills!

t+
 
Fëanor pensou em tomá-los à força, provavelmente, mas pra isso precisava de sua hoste reunida. Ou seja, ele só pode ter pensando em tomar à força com seu exército. Foi pensado, óbvio, mas não refletido, pela fúria que sentia e a pressa em chegar à Terra-Média. Afinal, quem reflete quando se está apressado, ou precipitado? Logo, se pensou mas não refletiu, foi precipitado, ou seja, foi imprudente, que seja.

Exato, ele pensou, esperou e agiu. Por que foi imprudente? Mostre-me a imprudência do ataque? Uma cosia é trair os irmãos, ser cruel e matar inocentes, outra é ser imprudente ou precipitado.
 
Eu já expliquei:

AlissonTuor disse:
Logo, se pensou mas não refletiu, foi precipitado, ou seja, foi imprudente, que seja.

Ele estava em fúria. Não poderia refletir. E imprudência é característico daquele que não reflete. Qualquer um pode pensar no que quiser, mas não necessariamente irá refletir. E refletir foi uma coisa que Fëanor não fez. Portanto, foi precipitado.
 
Não. Imprudência é a falta de cuidados com algo, nada a ver sobre reflexão. Uma pessoa pode pensar muito e ainda sim ser imprudente. Fëanor seria imprudente caso tivesse chegado e brigado, sem esperar por nada. Se ele esperou, ele pensou sobre. Quando o exército chegou, ele agiu, após ter pensado durante a chegada da hoste. Simples.
 
sim,essa foi a pior!
se gandalf queria se matar, tomasse veneno em casa ,não iria apanhar tanto!
 
Ele pensou sobre. Mas pensou sobre sua hoste, que seria mais útil com ele do que ele sozinho. Fëanor não era tolo. Sabia que se fosse sozinho, seria repreendido. Ele pode ter pensado em tomar à força, nisso eu creio. Mas a questão é a morte dos teleri. Só faltava você dizer que ele não foi imprudente ou precipitado nisso? Como ele, em fúria, refletiria sobre o que fazer ali naquele momento? A votação é sobre o Fratricídio. E no Fratricídio, Fëanor foi sim, imprudente e inconseqüente.
 
:rofl: Só por que ele matou elfos ele foi precipitado? Desde quando isso foi precipitado? Foi cruel? Foi. Foi absurdo? Foi. mas, não foi precipitado. Fëanor sabia o que estava fazendo, não se arrependeu, e deu certo. Ponto.
 
Se uma pessoa não reflete direito, e pensa em tomar os barcos dos teleri à força, provavelmente agiria imprudentemente caso fosse impedido, pois pela fúria, resolveu matá-los, como aconteceu. Foi precipitado pois foi algo que ele decidiu na hora, talvez pensado na circunstância, mas não refletido. Se ele não se arrependeu de ter matado outros elfos, além de precipitado, era louco.
 
Sem dúvida o perdão concedido a Morgoth foi uma mancada terrível dos Valar :roll:. Se não tivessem lhe dado essa oportunidade boa parte das desgraças posteriores não teriam acontecido, nem o juramento estúpido de Fëanor e conseqüentemente nem o fraticídio e por aí vai.
 
Se uma pessoa não reflete direito, e pensa em tomar os barcos dos teleri à força, provavelmente agiria imprudentemente caso fosse impedido, pois pela fúria, resolveu matá-los, como aconteceu. Foi precipitado pois foi algo que ele decidiu na hora, talvez pensado na circunstância, mas não refletido. Se ele não se arrependeu de ter matado outros elfos, além de precipitado, era louco.


:lol: Por que? De qual lugar você tirou essa idéia de que TUDO que é feito rapidamente é precipitado? Ele foi inteligente, mediu seu exercito, suas necessidades, e viu que venceria. Triunfou sobre os Teleri, pegous os barcos e cumpriu seu objetivos. Deu tudo certo não deu?

E outra: só por que ele matou elfos foi precipitado? Que idéia boba!
 
Bom, já tem muita discussão e não tenho muito tempo pra ficar postando, mas comentando meu voto:

O esquecimento com relação a Melkor por parte dos Valar (meu voto)

É ignorância pensar que Melkor foi esquecido em algum momento, pois desde que pisaram em Arda, os Valar nunca se esqueceram o real motivo pra estarem ali, construir uma morada para os filhos de Eru.

Mas o motivo pra eu votar nessa opção seria relacionado ao 'acaso' do Melkor, as providências que não foram tomadas logo de príncipio para que ele não fizesse tanta destruição.

O começo do Silma sempre me passa uma idéia de inatividade dos Valar, em especial do Manwë, embora houvesse muitas coisas a se fazer em Arda e eu entenda completamente que os Valar tivessem muitas responsabilidades, ainda acho que deveriam (e com intervenção de Eru), dar uma lição no Melkor antes.

E dai vem O perdão concedido a Morgoth que foi a ação mais estúpida dos Valar. (comparando um pouco com a nossa realidade de um condenado ser liberto por 'boa conduta', eu acredito que uma pessoa que é capaz de cometer atrocidades enormes e corromper vidas e obras puras não seja capaz de viver em sociedade, de ser perdoado só porque se comportou bem. Até uma fera se comportaria bem se entendesse que seu comportamento a conduziria aos seus objetivos: ser livre).

E esta é minha justificativa. Deveriam ter sido mais ativos em relação ao Melkor, destruídor. A ação mais estúpida foi levá-lo a Arda, mas como isso foi liberação de Eru e tudo que ele decide tem um significado, a decisão masi estúpida foi de deixar Melkor em Aman, foi te-lo liberto depois de o conhecerem e verem seu poder decair.
 
O 11º membro da Sociedade disse:
:lol: Por que? De qual lugar você tirou essa idéia de que TUDO que é feito rapidamente é precipitado? Ele foi inteligente, mediu seu exercito, suas necessidades, e viu que venceria. Triunfou sobre os Teleri, pegous os barcos e cumpriu seu objetivos. Deu tudo certo não deu?

Tudo? Eu somente disse com relação ao Fratricídio. Ele, de certa forma fez o que queria, que era tomar os barcos, mas seu objetivo era somente este, e não matar elfos. Ele ficou enfurecido por não estar conseguindo o que queria, e recorreu às armas. Se ele parasse pra pensar naquilo tudo, talvez não os mataria. Não parou pra pensar pois estava com pressa demais. Se ele estava com pressa, agiu imprudentemente, sem pensar. E a questão não é se deu certo ou não, mas se houve imprudência por parte de Fëanor sobre o Fratricídio. E houve.
 
Não. O Objetivo dele era ter os barcos. Os Teleri não deixaram, então ele pensou, e revolseu tomar a força. Esse era seu objetivo. Ou por que acha que ele trouxe o exército até Aqualondë, já que não era tão caminho para o Norte? Ele teve os barcos? Sim.
 
Os Teleri não deixaram-no tomar o barco verbalmente. Resolveu então Fëanor esperar por sua hoste para tomar à força. Como os Teleri estavam lançando eles na água, resolveu ele e os outros noldor usarem as espadas. O objetivo dele era obter os barcos, mas agiu precipitadamente ao usar as espadas, mesmo esse objetivo dele tendo se cumprido dessa forma estúpida. Ele trouxe o exército até Alqualondë para lutarem contra Morgoth, e os barcos seriam a ponte para a Terra-Média. Ele teve os barcos? Sim. De início pensadamente? Talvez. O uso de espada foi pensado? Não. Portanto foi imprudência em não pensar antes naquilo? Foi.

P.S.: vamos ficar nessa discussão pela eternidade.
 
Exato. Você defende os Teleri, eu a praticidade que foi o ataque. Pulemos para alguma outra opção da enquete, se quiser.
 
O 11º membro da Sociedade disse:
Pulemos para alguma outra opção da enquete, se quiser.

Quer discutir, é?! :rofl: Acho que não tem mais nada, kkk... mas vou esclarecer alguns pontos:

O 11º membro da Sociedade disse:
A revelação da traição de Saruman----------

Com assim a revelação? Não entendi.

Pelo que eu entendi, acho que foi o fato de Saruman se revelar a Gandalf como estando no time do mal de Sauron, podendo ficar mais quieto e se revelar n'outra hora mais oportuna.

O 11º membro da Sociedade disse:
O perdão concedido a Morgoth---------

Leia o trecho novamente. Manwë não entendia o que se passava com Melkor, já que ele mesmo (Manwë) não sabia que Melkr não tinha mais amor por nada. Isso não foi nada imprudente, foi inocente

Foi exatamente nesta a qual eu votei. Pra mim foi mais estupidez que inocência. Isso porque desde quase o princípio Melkor já havia revelado quais eram suas intenções em nunca terminar de maquinar e fazer o mal. Ele poderia até ser perdoado e ter ficado livre e solto andando por Aman, mas com olhos vigilantes sobre ele. O relaxamento foi a brecha para Melkor fazer o que quisesse.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo