• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é o verdadeiro time brasileiro campeão do sec XX?

No Brasil, quem é o verdadeiro campeão do século XX?


  • Total de votantes
    16
Em julho deste ano saiu a seguinte notícia:
A Fifa divulgou no seu perfil oficial na rede social Instagram uma nota parabenizando o Palmeiras pelo título mundial conquistado há exatos 65 anos. “O Verdão foi invejado por todo o mundo 65 anos atrás, tornando-se o primeiro campeão global”, diz o comunicado.
palmeiras-campeao-da-copa-rio-de-1951.jpeg

O Palmeiras conquistou o título da Copa Rio em 1951, após empatar por 2 a 2 com a Juventus, da Itália, no Maracanã – o Verdão havia vencido o primeiro jogo da final por 1 a 0. O torneio reuniu, além dos dois clubes, o Vasco da Gama, Estrela Vermelha, Sporting de Lisboa, Austria Viena, Olympique de Nice e Nacional-URU.

Se por causa do nome não se considerar o Palmeiras campeão mundial, tampouco os títulos do Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e os dois primeiros do São Paulo (1992 e 1993) poderão ser considerados.
 
Última edição:
Eu já falei do Mundial de 1951 várias vezes. Vou tentar resumir:

-Foi um campeonato Mundial. Organizado com a autorização de Jules Rimet. Como não existiam torneios continentais, chamaram os maiores clubes das maiores ligas do mundo da época: Brasil, Uruguai, Itália, Portugal, Áustria, Iugoslávia e França. No Brasil chamaram os maiores do Rio e de SP. O torneio teve grande repercussão, com direito a 150mil no Maracanã no último jogo, e desfile de carro de bombeiro aos campeões mundiais. "Campeão do mundo" foi o nome dado ao time vitorioso.

O sucesso do torneio inclusive levou a Europa a organizar a UCL : http://esporte.uol.com.br/futebol/u...-palmeiras-deu-origem-a-liga-dos-campeoes.htm

Foi um campeonato entre clubes do mundo todo, de grande sucesso e embrião de torneios como Libertadores da América e Liga dos Campeões.

E bem diferente da Copa Rio 52, organizada pela prefeitura do Rio e a CBD.

Dito isso, nenhum palmeirense vai sair na rua comemorando isso. Porque foi há 66 anos. Assim como nenhum palmeirense vai sair na rua comemorando os títulos pré-71. Quem os comemorou foi meu pai, meu avô, não eu. Eu apenas contabilizo eles.
 
mas agora falando sério @Neithan , a Fifa tinha reconhecido e depois removido do site, não teve essa história? Em que pé anda?
 
A FIFA não colocou no site, porque lá consta apenas os que ela organizou diretamente, não apenas autorizou. Tanto que não tem nem os intercontinentais. Mas como o Spartaco mostrou aí, eles reconhecem o título como de um campeonato mundial.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo