• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é o seu estilo teatral preferido?

Qual é o seu estilo teatral preferido?

  • Pantomina

    Votos: 0 0,0%
  • Monólogo

    Votos: 0 0,0%
  • Esquete

    Votos: 0 0,0%
  • Fantoche

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    2

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Teatro é uma arte nobre que aprecio muito. Fica aqui um tópico para todos os admiradores das artes cênicas.

Então hoje resolvi colocar um post sobre peças teatrais, mais especificamente sobre os estilos das peças, pois é comum para quem vive nesse contexto ouvir expressões como: Pantomimas, fantoches, monólogos, porém não sabem exatamente o que significam cada expressão.

Aqui exibirei alguns destes estilos e seus significado, seguindo com um exemplo de peça cada um… Aproveitem e boa leitura!

PANTOMIMA:


pantomimas.jpg


Podemos dizer que pantomima é uma espécie de teatro gestual, diferenciando-se da expressão corporal e da dança. ” é a arte objetiva da mímica, de narrar histórias através do movimento corporal ” , afirma Ricardo Bandeira.

A pantomima é usada como acessório dos comediantes, cômicos, clowns, atores, bailarinos, enfim, os intérpretes. Na pantomima os artistas devem buscar a forma perfeita, a estética da linha do corpo, pois através do gesto se dirá tudo o que a pantomima está na habilidade adquirida pelo artista mímico em se transfigurar no ato da interpretação, passando à platéia emoções, sentimentos , sensações…

É uma das artes que exige 100% do artista para que ele receba 100% de retorno, ou seja de atenção do público.

Devemos procurar fazer o melhor para Deus, buscando sempre a perfeição. Jesus chamou e capacitou seus discípulos para um ministério: Mt 48:19 , Jesus chamava a atenção das pessoas . A mímica tem sido utilizada como meio de evangelismo e até sendo mais usada que o teatro.
A mímica exige do artista estar com sua mente ligada, atenta, concentrada a fim de transformar aquele objetivo invisível através do processo de imaginação.

O QUE UTILIZAR QUANDO TIVER FAZENDO MÍMICA

1. VESTUÁRIO: roupa leve que facilite os movimentos, que chame a atenção do público:
2. CORPO: postura adequada para iniciar os movimentos e expressões, ter um bom condicionamento físico a fim de terminar a mímica como começou;
3. FIGURINO: é importante caracterizar o personagem conforme roupa e cor. Atentando somente para o comprimento e decotes nas roupas, o figurino ainda irá dizer o que é o personagem antes mesmo que esse faça algum movimento;
4. ADEREÇOS: eles são importantes para o aperfeiçoamento da representação em cena, mas não são obrigados, uma vez que o mímico pode representar tais objetivos e ainda mesmo que esse faça algum movimento;
5. SONOPLASTIA: um bom cd é indispensável durante a apresentação, tanto para o mímico que irá aproveitar todos os recursos que a música oferece como para o público que entenderá tudo o que diz a música. As músicas mais indicadas para pantomima são aquelas que tenham uma letra edificadora e muitos recursos para as expressões mímicas.

IMPORTANTE:O ator mímico precisa conhecer e estudar o corpo, treinar constantemente expressões de alegria, choro, dor, desespero , felicidade…O ator tem que expor seu lado ridículo a fim de liberar tais emoções e sentimentos , deve-se usar a sensibilidade e conhecer a importância daquele personagem.
(Fonte: MINISTERIO JESUS EM CENA)
Clique aqui >peça exemplo de pantomima < e baixe o arquivo. P.S: sem vírus


MONOLÓGO:

monologo.jpg

Em
teatro ou oratória, um monólogo é uma longa fala ou discurso pronunciado por uma única pessoa ou enunciador.

No Monólogo é comum que os atores rebusquem pensamentos profundos psicologicamente, expondo idéias que podem até transparecer que há mais de um ator em cena, mas que no real exija somente uma pessoa durante a cena, enfim monólogo está associado a um conflito psicológico que não necessariamente seja individual.

Monólogo exterior: Quando o ator fala para outra pessoa que não está no palco ou para a audiência.
Monólogo interior: É um discurso NÃO PRONUNCIADO em que o narrador expõe questões de cunho introspectivo, revelando motivações interiores. Pode ser direto ou indireto, quando narrado em primeira ou terceira pessoa, respectivamente.​
Clique aqui > exemplo peça monologo < e baixe o arquivo. P.S: sem vírus

ESQUETE:


30-esquetes.jpg


Podemos definir esquetes teatrais como uma peça de teatro com duração menor, sem o glamour de uma peça teatral, normalmente entre 5 a 10 minutos, que tem a finalidade de reforçar um conteúdo trabalhado num evento, ou mesmo de introduzir um assunto, para posterior explanação ou debate.
Excelente para Convenções ou eventos longos que necessitem algumas quebras criativas.​
Clique aqui > • exemplo peça esqueteexemplo peça esquete- EU NÃO SOU CACHORRO NÃO < e baixe o arquivo. P.S: sem vírus

DRAMA:

drama.jpg


como o nome já diz, é aquela que tem como drama, a base principal da peça. Mas o que é drama?

A palavra drama em senso comum significa um acontecimento ou uma um situação de grande intensidade emocional. Todavia, em sentido literário, drama configura um texto destinado a representação, independentemente de seu caráter de tragédia, de comédia, de farsa, etc. Assim, falar do gênero dramático é falar do gênero teatral.
A arte do escritor dramático (conhecido também como dramaturgo) só adquire vida ao se corporificar numa encenação. Os atores emprestam ao texto – composto basicamente por diálogos – sua presença física, seus gestos, seu olhar e sua voz, comunicando ao público os personagens que estão representando.

O texto do escritor é vital para o teatro pois permite que os maiores momentos da literatura dramática sejam conhecidos e recriados, de geração a geração. Sem a palavra escrita, o teatro é quase impossível. Porém, como já vimos, o texto não basta, e desta maneira o drama é uma criação híbrida, uma síntese de recursos diversos, envolvendo atores, encenadores, cenário, música, e até coreografia. A peça escrita – antes de ser representada – é como uma partitura musical antes de sua execução pelos intérpretes.
Clique aqui >exemplo peça drama < e baixe o arquivo. P.S: sem vírus.


FANTOCHE:
fantochescomsaco-de-papel.jpg

Fantoche
é uma espécie de boneco animado por uma pessoa, diferindo da marioneta pela forma de manipulação — o fantoche é manipulado internamente, ao passo que a marioneta é, via de regra, suspensa por fios invisíveis.

Possui uma face com grande expressividade, sendo os braços e mãos movimentados pelos dedos. Geralmente este estilo é mais usado em peças infantis.
Clique aqui >exemplo peça fantoche < e baixe o arquivo. P.S: sem vírus.


COMÉDIA:

risada.jpg


A
comédia é o uso de humor nas artes cênicas. Também pode significar um espetáculo que recorre intensivamente ao humor. De forma geral, “comédia” é o que é engraçado, que faz rir.

Uma das principais características da comédia é o engano. Frequentemente, o cómico está baseado no facto de uma ou mais personagens serem enganadas ao longo de toda a peça. À medida que a personagem vai sendo enganada e que o equívoco vai aumentando, o público (que sabe de tudo) vai rindo cada vez mais.
enfim, é a peça teatral desenvolvida com o intuito de descontração e ao mesmo tempo com foco no objetivo real da encenação.
Clique aqui >exemplo peça comédia- APOSENTADORIA DE SATANAS < e baixe o arquivo. P.S: sem vírus.

ÉPICO: Quando uma peça com várias horas de duração, dividida em vários atos e podendo reunir diversos estilos temos um épico.

Qual o seu estilo teatral preferido?

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo