• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é o maior romancista de todos os tempos?

Qual é o maior romancista de todos os tempos?


  • Total de votantes
    12

LUIZGARCIA

Usuário
Quase sempre dizem que Shakespeare é o maior autor da história. Também mencionam Dante e Homero. Mas nenhum deles escreveu romances e sim peças e poesias. Por isso pensei em fazer uma enquete mas antes temos que definir os indicados.
Critérios como quantidade de livros ditos "clássicos" universais por autor, estilo próprio, influência devem ser levados em conta.
Bom desde já ponho os meus candidatos:
Dostoiévski, Dickens, Balzac e Victor Hugo.
 
Depois de uma certa altura, é simplesmente inútil querer determinar quem é maior: a escolha se transforma em mero gosto pessoal. Assim, Shakespeare, Dante, Virgílio, Baudelaire... É gente pesada demais. Não adianta eu querer tentar provar que X é melhor que Y; eles são igualmente absurdamente e grandiosamente grandes...

Mas pra não chover no molhado, estruturalmente ninguém bate Balzac e Proust.
 
Depois de uma certa altura, é simplesmente inútil querer determinar quem é maior: a escolha se transforma em mero gosto pessoal. Assim, Shakespeare, Dante, Virgílio, Baudelaire... É gente pesada demais. Não adianta eu querer tentar provar que X é melhor que Y; eles são igualmente absurdamente e grandiosamente grandes...

Mas pra não chover no molhado, estruturalmente ninguém bate Balzac e Proust.

Não me arrisco a apontar um não, mas depois de O coronel Chabert fiquei gamado no Balzac.
 
Machado, Kafka, Dostoiévski, Rosa, Flaubert, Balzac. Não necessariamente nessa ordem. '-'

Há outros que eu ainda não li (Proust, Camus, etc) e creio que entram facilmente nessa lista...
 
A questão realmente é difícil mas a pergunta é quem é o maior e não quem é o melhor. É que nem SENNA e SCHUmMACHER. Quase todos os pilotos, mecânicos, jornalistas etc consideram o Senna a despeito do alemão ter 4 títulos mundiais a mais além de todos os recordes. Nos livros contrariando quase todos aí em cima o Rosa fica atrás pois ele só escreveu um livro clássico funamental para o mundo: Grande Sertão.
 
Muitos escritores têm uma única obra ou pelo menos uma obra prima. Isso não quer dizer nada.

Mas acho que ou somos muito ufanistas ou nossa educação literária é muito fraca (e é: na escola, só importam escritores brasileiros ou portugueses), pra justificar tantos votos em lusófonos. Eu li muito, muito pouco, então acho complicado votar. Mas o MAIOR, nesse sentido que você citou, de grandeza histórica, de unanimidade... acho que dá pra dizer com segurança que foi o Cervantes.
 
Eu votei no Saramago porque o acho terrivelmente foda, e é um romancista de obra extensa; não é um romancista causal, como, digamos, Raduan Nassar e outros tantos que se firmam na história da literatura com uma única obra de relevo, quase que por acidente.

Não posso ser acusado de ufanismo porque ele é portuga.
A menos que...
sim...
Afinal, para mim, minha pátria é minha língua.

Vá lá: ufano-me de Saramago.
Mas é porque ele é bom mesmo que gosto, não é porque ele escreve em português.


Jamais cogitaria em eleger um Machado de Assis.
 
Não creio que seja uma questão de ufanismo ou falta de educação literária citar os lusófonos. É algo natural, na minha opinião, visto que eles se comunicam de forma direta conosco, conseguem tocar-nos de maneira mais incisiva.

E quando estamos falando de deuses da literatura realmente é uma discussão vazia tentar definir qual é o mais importante, nunca passará de uma questão subjetiva.

Maaaas: Sou apenas um cachaceiro no meio de tantos sommeliers, vocês que são cultos que se entendam. =P
 
Mesmo assim, insisto no meu ponto. Por que nosso ensino de literatura nos faz ler O Primo Basílio e não Ana Karênina? Lemos Rosa e não Joyce? Gil Vicente e não Shakespeare? Camões e não Dante? Bandeira e não cummings?

Não que eu quisesse tirar qualquer um desses das nossas escolas, mas acho que há muito o que adicionar. E, do jeito que tá, insisto: nossos votos são tendenciosos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo