• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é o livro?

fcm

Guerreiro Solitário
Estou criando esse tópico pq quero lembrar um nome de um livro baseado em fragmentos da história que minha memória ainda tem.... pode ser que alguém utilize para lembrar de algum outro livro, this is not a game (could be?)

Vamos lá, o pouco que eu lembro desse livro é que uma família do sertão nordestino (pai,mãe e filhos, acho que algum(ns) cachorros tbm) se arrumam, colocam seu único sapato e a roupa menos usada para ir na missa(quermesse) de domingo na cidade mais próxima. Eles vão a pé e no caminho ou chegando lá o pai após beber alguma cachaça atira e mata alguém e é preso.
Lembro que gostei muito quando li isso, mas agora não lembro mais se é um livro ou um conto e qual seria o nome...
Alguém lembra de algo assim?
 
Ótimo tópico. Nunca se sabe quando precisaremos lembrar de algo a partir de umas pistas muito exíguas. Esse que você descreve aí me soa familiar, mas não me ocorre nada agora. Estaria minha mente sendo influenciada? Terei eu lido ou ouvido falar disso, mesmo? :lol: Esperaremos mais gente para ajudar.
 
Haha eu também pensei nisso. Mas o Fabiano, de fato, é preso de modo arbitrário, não por ter matado alguém (até onde lembro). E contudo, continuo com uma pulguinha atrás da orelha, como se a resposta estivesse por um triz. XD
 
pois é.. será Vidas Secas? acho que não pois eu li Vidas Secas na escola e não lembro de ter relido e essa memória é mais recente....
 
pois é.. será Vidas Secas? acho que não pois eu li Vidas Secas na escola e não lembro de ter relido e essa memória é mais recente....
Tipo, em Vidas Secas (do que me recordo):

Pai, mãe e filhos ✔️
Cachorro ✔️
Sertão nordestino ✔️
Vestuário escasso ✔️
Vão a pé para a quermesse ✔️
Há um episódio com um soldado ✔️
Pai mata alguém ✖️
É preso ✔️
 
Não me lembro exatamente, mas foi uma arbitrariedade do "soldado amarelo". Se sentiu desrespeitado ou coisa do tipo. Lembra, @Béla van Tesma?
Num resumo que encontrei por aí:

"A história se desenvolve com o estabelecimento da família numa fazenda e a contratação de Fabiano como vaqueiro. Este, certa ocasião, vai até a venda comprar mantimentos e se põe a beber. Aparece um policial, chamado por Fabiano de Homem Amarelo, que o chama para jogar baralho com outros. O jogo acontece e, numa desavença com o Soldado Amarelo, Fabiano acaba sendo preso, maltratado e humilhado. Aumenta sua insatisfação com o mundo, com sua própria condição de homem bruto e selvagem do campo, e o desprezo de outras pessoas, encarnadas agora na figura do Soldado Amarelo."

Noutros, salientam que a prisão se deu, além de uma desavença, pela incapacidade de Fabiano articular as palavras e esclarecer um mal-entendido.
 
Isso, lembro que essa incapacidade de Fabiano se manifestar foi um motivo preponderante, e inclusive um dos grandes temas do livro. O discurso indireto livre de Baleia, a cachorra, é significativamente mais rico e expressivo do que o dos humanos.
 
Pelo resumo do resumo elevado a menos vinte que o @fcm fez, eu tenderia a acreditar logo de início no Vidas Secas, mas essa morte citada aí, faz com que a conta não feche. Tem mais algum detalhe importante que tenha lembrado?
 
Como não fiz parte desse fórum, glóriapiresmente digo "Não sou capaz de opinar"

Quando estava próximo de criar uma conta lá, a Melian me avisou que o Meia Palavra estava pra ser anexado pela Valinor, daí no melhor estilo Jaiminho carteiro do Chaves, decidi evitar a fadiga e aí se Maomé não foi até a montanha, ela literalmente veio até mim :lol:
 
O fcm sempre linka a usuária errada.
Eu achava que era pra fazer graça. :think:
youre right GIF
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo