• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é a ordem correta para a leitura dos livros?

Condado

Someday i must be the best elf
Bom, tem uma ordem certa né?
Pelo que eu ouvi falar é assim:
O Hobbit
Senhor dos Anéis I
Senhor dos Anéis II
Senhor dos Anéis III
O Silmarillion

Tá certo esta ordem?
 
Eu acho essa a melhor ordem... fechando com Contos Inacabados!! Mas tem gente que gosta de começar pelo Silmarillion... vai entender... acho que vai do gosto do freguês!! hehehehe :mrgreen:
 
Eu acho melhor ler o Silmarillion por primeiro, pra seguir a ordem cronológica dos fatos. E terminar com o Contos Inacabados, mas só se você tiver mesmo vontade de ler, porque ele não é uma história propriamente dita. Ele apenas faz relatos sobre acontecimentos dos outros livros, esclarecendo alguns pontos, e coisas assim.
 
Eu sugiro O Hobbit, ele vai te deixar pronto para o mundo vasto da Terra-média e suas Eras. E tem mais humor e avanturas, sem os sustos que o Silma causa aos viajantes incautos. Imagina começar com um livro onde os personagens são chamados por outros nomes o longo da história. No entanto, passado a estranheza e o por quê de tantos nomes, você é arrebatado e sempre quer seber mais!
 
Bom, isso assumindo que a pessoa tem todos os livros.
Pra mim é melhor mesmo começar a ler a Sociedade do Anel, depois as Duas Torres, e depois o Retorno do Rei. Quando terminar, você releê tudo, porém, lendo O Hobbit antes. Aí você lê o Silmarillion seguido dos Contos Inacabados. É um bom jeito de ler, e dá pra entender tudo assim...
 
Como disse o meu amigo N'liärien (que é quem está digitando mesmo...), a melhor ordem é esta:
1 - o Silma.;
2 - O Hobbit;
3 - o SdA;
4 - Contos Inacabados;
5 - As Cartas de JRRTolkien.

Ou não (como diria o Caetano...).
 
Começar pelo Silmarillion é a ordem cronológica, é o correto. Mas se você não conhece e não entende patavinas de Tolkien e do mundo que ele criou, comece pelo Hobbit e siga para O Senhor dos Anéis; só depois leia o Silmarillion, passe pros Contos Inacabdos e feche com As Cartas.

Daí, quando você resolver ler tudo uma segunda vez, siga a ordem cronológica. Vai ajudar ainda mais a compreender Arda por inteiro. :wink:
 
Bem, vamos falar com mais clareza...
Para leitura ficar boa e se acostumar com o estilo narrativo e descritivo de Tolkien vc deve começar com o:
1 - 0 Hobbit
2 - O SdA
3 - Silma
4 - Contos Inacabados
 
Eu conccordo com a ordem daí de cima, se bem que eu primeiro li a trilogia, depois o silma e só depois pequei no hobbit (não o tenho, teve de ser emprestado). Começar pelo Silmarillion vai deicar vc frsutrado por não decorar tanto nome de uma vez e vc vai achar que está navegando numa imensidão de informação, não conseguindo assimilar a história em si.
 
Até por isso que falei da dessa ordem:
1 - 0 Hobbit
2 - O SdA
3 - Silma
4 - Contos Inacabados

Porque ai vc se acostuma com Tolkien...se ler o silma de cara... vai se perder todo e talvez nem leia o SdA.
 
Não pesa muito isso.
Eu li o SDA, depois o hobbit e por último o Silma e os contos inacabados.
Mas eu recomendo a ordem de complexidade:
1-O Hobbit.
2-SDA
3-Silma
4-Contos inacabados

e por aí vai.
 
Se você estiver disposto a quebrar a cabeça...

Tente essa:

Autor Desconhecido disse:
Ordem de leitura das Obras de Tolkien

- Todo o "Ainulindalë"
- Todo o "Valaquenta"
- "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar"
- Ler o segundo capítulo da primeira parte dos "Contos Inacabados" ("Narn i hîn Húrin" - "A História dos
Filhos de Húrin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e de sua chegada a Gondolin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até o fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de
Aldarion e Erendis)
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até o fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron até a penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até o Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos CI.
- Prosseguir nos apêndices a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "A Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Sociedade [Irmandade] do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até o encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Retorno do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion.

Crédtos à Snaga.
 
Última edição:
O Snaga (se não me falha a memória) postou a ordem correta um vez, acho que ele pegou esse texto aqui na Vali mesmo. Mas é mais para releitura:

Ordem de leitura das Obras de Tolkien

- Todo o "Ainulindalë"
- Todo o "Valaquenta"
- "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar"
- Ler o segundo capítulo da primeira parte dos "Contos Inacabados" ("Narn i hîn Húrin" - "A História dos Filhos de Húrin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e de sua chegada a Gondolin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até o fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de
Aldarion e Erendis)
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até o fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron até a penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até o Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos CI.
- Prosseguir nos apêndices a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "A Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Sociedade [Irmandade] do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até o encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Retorno do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion.


-


Edit: Asca chato, chegou antes :lol:
 
Calimbadil o fiel disse:
oO.
Depois de tanta bagunça leia em qualquer ordem e depois releia que você vai entender melhor. :eek::mrpurple:

Né não, essa lista é da ordem cronológica dos acontecimentos. Foi o que eu disse: não é a idela para uma primeira leitura, mas é muitíssimo boa para a releitura. :mrgreen:
 
Bagrong disse:
Né não, essa lista é da ordem cronológica dos acontecimentos. Foi o que eu disse: não é a idela para uma primeira leitura, mas é muitíssimo boa para a releitura. :mrgreen:
Hum..interessante isso..acho que vou tentar... Boa viu Bag! Boa também Ascagalad,,,:cerva:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo