• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é a mensagem mais forte em oSdA?

zorba

VAI CORINTHIANS!
eae galera!!!!!
estou com meu livrinho aqui na mão e ao lê-lo pela 5º vez, me surpreendi(se é que isso é possível) com as mensagens marcantes entre personagens na saga!!!!

exemplo: Seu Tûk tolo :disgusti:- diz Gandalf - esta é uma viagem séria, não um piquenique de hobbits. Atire-se da próxima vez, e então não vai mais atrapalhar. Agora, fique quieto! (Uma jornada no escuro, pág. 326)

exemplo: Então vamos gritar: "malditos elfos com sua teimosia" - diz Aragorn para Legolas, depois de propor que todos fossem vendados para Caras Galadhon ver Galadriel e não apenas Gimli!!! (Lothlórien, pág.362)

poderia citar muitos outros exemplos, mas deixo por conta de vcs!!!!!!! :D

valeu...



zorba
nolyon de Indily
 
Última edição:
mas pra mim a melhor é:

-...Pois vocês ainda não conhecem a força dos próprios corações, e não podem prever o que cada um vai encontrar na estrada - diz Elrond.
- Desonesto é aquele que diz adeus quando a estrada escurece - diz Gimli.
- Talvez, mas não jure que caminhará no escuro aquele que não viu o cair da noite - diz Elrond.
- Ainda assim, o juramento feito pode fortalecer o coração que treme - diz Gimli.
- Ou destruí-lo... - diz Elrond. (O anel vai para o sul, pág. 292)

caraca, muito bom esse diálogo.
forte, marcante, desses que só Tolkien poderia criar!!!!!!! :yep:
 
Última edição:
Nossa, acho que o SdA é cheio de trechos que poderiam se tornar marcantes... na verdade certas coisas dependem do momento... pra mim como dito em outro tópico é marcante o discurso de théoden quando partem pra batalha... chega a arrepiar de ler aquilo. Imaginando a força que o filme já deu ao personagem então chega a ser mais emocionante.
 
Nossa, acho que o SdA é cheio de trechos que poderiam se tornar marcantes... na verdade certas coisas dependem do momento... pra mim como dito em outro tópico é marcante o discurso de théoden quando partem pra batalha... chega a arrepiar de ler aquilo. Imaginando a força que o filme já deu ao personagem então chega a ser mais emocionante.


ótima recordação mestra!!!!
 
É como a Ly bem disse, a obra está repleta de mensagens e cada vez que você a lê-la novamente vai se deparar com uma que nunca tinha percebido antes, eu gosto muito desse trecho:

"-...Mas você se lembra das palavras de Gandalf: Até mesmo Gollum pode ter algo ainda a fazer? Se não fosse por ele, Sam, eu não poderia ter destruído o Anel. A Demanda teria sido em vão, no fim de tanta amargura. Então, vamos perdoá-lo! Pois a Demanda está terminada e com sucesso, e tudo está acabado. Estou contente por tê-lo comigo. Aqui, no fim de todas as coisas, Sam!" (SdA, O Retorno do Rei, p. 1004, JRR Tolkien)

O herói que reconhece que falha também. Nem todo herói é só superpoderes e armaduras. Frodo mostrou que para ser herói basta ter a vontade necessária (ainda que pouca e despida de grandes conhecimentos) para encarar o desconhecido e lutar a batalha de todo um mundo. Heróis assim, se machucam, perdem-se, erram, mas sua vitória no final não é menos importante por causa disso.
 
"-...Mas você se lembra das palavras de Gandalf: Até mesmo Gollum pode ter algo ainda a fazer? Se não fosse por ele, Sam, eu não poderia ter destruído o Anel. A Demanda teria sido em vão, no fim de tanta amargura. Então, vamos perdoá-lo! Pois a Demanda está terminada e com sucesso, e tudo está acabado. Estou contente por tê-lo comigo. Aqui, no fim de todas as coisas, Sam!" (SdA, O Retorno do Rei, p. 1004, JRR Tolkien)


ótima passagem!!!!!!
 
Apesar de tudo o que é dito a respeito de Tolkien e Sda., uma coisa que é bem trabalhada fica sendo, na minha opinião, o entendimento e o diálogo entre as Raças, como exemplo Legolas e Gimli.
Gosto da mudança na atitude deles durante a estória/história, apesar de aparecer, em determinadas vezes, meio "adocicada" demais.:mrgreen:
 
É como a Ly bem disse, a obra está repleta de mensagens e cada vez que você a lê-la novamente vai se deparar com uma que nunca tinha percebido antes, eu gosto muito desse trecho:

"-...Mas você se lembra das palavras de Gandalf: Até mesmo Gollum pode ter algo ainda a fazer? Se não fosse por ele, Sam, eu não poderia ter destruído o Anel. A Demanda teria sido em vão, no fim de tanta amargura. Então, vamos perdoá-lo! Pois a Demanda está terminada e com sucesso, e tudo está acabado. Estou contente por tê-lo comigo. Aqui, no fim de todas as coisas, Sam!" (SdA, O Retorno do Rei, p. 1004, JRR Tolkien)

O herói que reconhece que falha também. Nem todo herói é só superpoderes e armaduras. Frodo mostrou que para ser herói basta ter a vontade necessária (ainda que pouca e despida de grandes conhecimentos) para encarar o desconhecido e lutar a batalha de todo um mundo. Heróis assim, se machucam, perdem-se, erram, mas sua vitória no final não é menos importante por causa disso.

adorei a recordação muito boa!
 
uma das quais mais gosto:


Lentamente Théoden estendeu a mão. Quando seus dedos tocaram o punho, pareceu aos que olhavam que a força e a firmeza voltavam ao seu braço. De repente ergueu a lâmina e a brandiu, reluzente e assobiando no ar. Então soltou um forte grito. Sua voz soava clara enquanto cantava, na língua de Rohan, um chamado as armas.​
De pé já, de pé, Cavaleiros de Théoden!
Duros feitos despertam, a leste já escurece.
A sela do cavalo, o som à trombeta!
Avante, Eorlingas!


Adoro esta parte !!:D


De pé já!
 
Última edição:
Pra mim todas são marcantes, desde as mais simples, até as mais complexas... Eu me emociono com todas do 1º até o ultimo capitulo da historia!!
Até chorei no final...
 
Pra mim todas são marcantes, desde as mais simples, até as mais complexas... Eu me emociono com todas do 1º até o ultimo capitulo da historia!!
Até chorei no final...

que lindo!!!!!!
te entendo perfeitamente,
eu não chorei, mas é muito natural se emocionar c/ coisas desse tipo!!!! :yep:
 
Eu gosto bastante daquela do Gandalf:
"- Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver.
Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a
morte."
 
É, nos livros há muitas mensagens profundas. Os personagens nos transmitem o valor da amizade, da coragem e da bravura ao enfrentar o desconhecido. E os diálogos que vocês citaram são ótimos exemplos disso. Era preciso aprender mesmo sérias lições para derrotar Sauron. E todas as virtudes que alguns personagens tinham eram a chave para o sucesso, mostrando que o mal não leva a lugar algum, só bloqueia as pessoas.
 
Gosto de uma parte de "As Duas Torres", do encontro de Aragorn e Éomer, quando eles estão cercados pelos Rohirrim...
Depois que Aragorn diz de onde eles vem e apresentar a espada reforjada, Éomer mesmo em frente a um grande dilema com suas próprias leis, as de Rohan, confia em Aragorn, após dada a palavra deste, correndo o risco de morrer caso não fosse cumprida.

Uma das maiores lições que se pode tirar da história, além de uma das melhores partes deste livro, senão de toda a sequência de Senhor dos Anéis, e que foi arrancada, imperdoávelmente, do filme!
 
Como disseram, em todo livro existem passagens que nos fazem refletir sobre coisas da vida mesmo. O impacto que esses trechos(ou mesmo o livro inteiro) tem sobre nós é impressionante. A coragem, a luta, tudo que envolve a história podemos pegar como exemplo.

Não me recordo de nenhum trecho, nesse momento, que tenha me chamado atenção, mas quando eu lembrar, postarei aqui novamente =]
 
O tópico cairia bem na seção De Fã para Fã, não?

No mais, tópico legal!

Sobre chorar, confesso que só consigo chorar assistindo aos filmes. A dinâmica das imagens, dos sons, enfim, do modo como os atores se doaram para deixar a história palpável...parecia ainda mais real que os livros....

Mas as mensagens que a história passa são as mais simples possíveis, e é por isso que O Senhor dos Anéis emociona tantas pessoas. Nada de teorias filosóficas complexas e intrincadas...a história é um grito apaixonado que nos desperta a lutar pelo que é certo, a não trair as amizades, amar até o fim as nossas terras, comprometer-se a ir até o fim a fazer algo pelo bem de todos e de si mesmo.
 
O tópico cairia bem na seção De Fã para Fã, não?

No mais, tópico legal!

Sobre chorar, confesso que só consigo chorar assistindo aos filmes. A dinâmica das imagens, dos sons, enfim, do modo como os atores se doaram para deixar a história palpável...parecia ainda mais real que os livros....

pô, valeu , é que ainda sou meio novo aqui,
mas com o tempo e a ajuda da minha Saitor maravilhosa Indily,
eu me viro!!!!!!

e sobre chorar lendo ou vendo, é claro qué é mais fácil chorar vendo os filmes, pois vc apenas presta atenção na tela e com som, imagens, efeitos visuais e ótimos atores a emoção se aflora mais!!!!
agora pra se emocionar de verdade apenas lendo, ai ja é mais dificil, né???
tem que ter muita imaginaçaõ e estar 100% focado apenas na leitura!!!!
por isso acrescentei elogios ao post de ynaiara, pela sua capacidade de envolvimento com a própria leitura, ao ponto de emocioná-la
(capacidade que por sinal não me ocorre)!!!!!
 
Última edição:
Bem zorba...convidou-me, estou aqui!


Antes de mais nada, quero deixar claro que não tenho os livros do SDA para citar a respectivo trecho que gosto, mas mesmo assim, como qualquer obra de Tolkien, assim que se lê uma delas pela primeira vez, nunca mais se esquece.

Portanto, aqui, farei uma breve alusão ao que mais me chamou a atenção na obra, embora tenha uma certa ideologia cristã sobre o tempo. Enfim...

Foi em A Sociedade do Anel, quando a comitiva estava em Moria, e Frodo diz que Bilbo poderia ter matado Gollun quando teve oportunidade, ao que Gandalf diz:

"Tudo o que cabe a nós, é decidir o que fazer com o tempo que nos foi dado."
 
Todas as passagens que foram citadas são super emocionantes e marcantes. Para não repetir nenhuma delas, lembrei de uma passagem do Contos que eu li e que, apesar de super simples, chamou muito a minha atenção:

Deixemos estar os dias que não podemos ver. Hoje é mais que suficiente.
De Sador para Turin

* explicação posterior: usei uma frase off SDA para exemplificar algo q eu acho mt forte na história: a angústia de ter q seguir sem saber o que vem pela frente, apesar do medo e de tudo o mais...
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo