• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

qual a verdadeira fisionomia de legolas?

  • Criador do tópico Não Registrado
  • Data de Criação
N

Não Registrado

Visitante
bom galera eu criei este topico por uma simples curiosidade que irei citar a agora :
legolas verdefolha filho de thranduil rei do norte da floresta das trevas .
creio que nao há em nenhum livro de tolkien uma fonte que especifica a seu idade .alguns supoem que legolas tenha mais de 500 anos ,pois foi dito no livro que 500 anos seria pouca na idade um elfo como ele ,suponho que ele tenha nascido na segunda era ou no começo da terceira .
outra duvida , nunca foi especificadamente descrito nos livros que legolas tivesse os cabelos loiros ,mas seu pai tem os cabelos dourados ,como todos nos sabemos que os sindar tem os cabelos claros isso nao seria novidade ... pois bem eis a minha duvida !!
qual seria a verdadeira fisionomia e idade de legolas ,vc conheçe algum trecho no livro que cita algo sobre a fisionomia dele ?
ou vc imagina ele como ???
 
Última edição por um moderador:
Sempre estive interessado em saber a idade do Légolas!
Sobre a fisionomia, acho que o PJ e o seu pessoal resolveram mostrar Légolas com cabelos dourados pelo pai ter os cabelos assim. Não me lembro de algum lugar descrevê-lo, mas deve ter sim! Já vi ilustrações em que ele aparece com os cabelos pretos... mas de fato, não sei.
 
Acho que no livro não há nenhuma descrição precisa do Legolas. Mas, como não há menção à mãe do elfo, o mais provável é que tenha mesmo cabelo loiro como o pai.
 
Exatamente, não há nenhuma descrição específica do Legolas nos livros. Não sei como eu imaginava ele quando eu li o livro - antes dos filmes -, mas acho que, atualmente, é só eu ouvir falar em Legolas que eu lembro do Legolas do filme. A mesma coisa com a Arwen, com o Aragorn e com todos os personagens... querendo ou não, a imagem deles ficou na minha cabeça:wink:
 
é por isso que eu prefiro ler o livro primeiro do que assistir o filme. Pois antes de ver o filme eu imagino como seria o personagem e agora não consigo ver eles como são no filme. Mas sobre o assunto do tópico, não vi em nenhum lugar uma descrição do Legolas sendo loiro ou moreno. Creio que seja apartir do seu pai e dos sindar, como já falaram por ai.
 
Legolas dentro do universo de fantasia criado pelo escritor J.R.R. Tolkien , foi um elfo Sindar, filho de Thranduil, rei da Floresta das Trevas. tambem em 3019 da Terceira Era (Tolkien) Terceira Era , Legolas foi à Valfenda como mensageiro tambem dos elfos de sua terra. Lá participou do Conselho de Elrond, onde se juntou a Sociedade do Anel representando toda a raça élfica. Os 'Elfos Sindar' são todos os elfos de origem Telerin que, claro viviam tambem em Ossiriand, com exceção tambem dos Elfos Verdes. A palavra Sindar foi inventada pelos noldor para para designar os elfos que, claro não eram da luz (elfos de Valinor) tampouco da escuridão (Avari). A palavra também pode ser uma referência ao lider tambem dos Sindar, Elwë Thingol (conhecido pelos Noldor como "Sindacollo" ou "Singollo" "capa cinzenta"). Os sindar, de modo geral, tem cabelos claros.
O Legolas dos filmes tem uma personalidade ligeiramente diferente do Legolas dos livros. Nos filmes Legolas é um guerreiro nato, sempre alerta e sempre pronto para a ação. É capaz de enfrentar vários inimigos ao mesmo tempo e tem sempre alguma cena "impressionante" de ação, seja saltando em cima de um cavalo em movimento ou deslizando em cima de um escudo.
Tolkien Estudou grego, latim, línguas antigas e modernas, como o finlandês, que serviu de base para criação do idioma élfico Quenya e o galês, base para o outro idioma élfico, o Sindarin. Pensando assim imagino que Peter apesar de nas obras literárias não constar nada referente ao perfil de Legolas ele deve ter imaginado que o perfil de um elfo deveria ser de pele clara e cabelos longos e claros (variando do loiro para o castanho claro) como os antigos povos gauleses / celtas, imagino que a visão dele era essa como também para os personagens Galadriel casada com Celeborn o Elfo Cinzento, apesar de outros elfos não serem no mesmo perfil como Arwen e Elrond.
 
Olha, eu não sei se alguém que curte o Legolas (ou mesmo que não curta), mas este post de CPM22 é extremamente importante para levantar todos os dados possíveis sobre o elfo. Nela há abertura para falar sobre a idade, a cor dos cabelos, a dos olhos, suas habilidades físicas e também sobre seu carater. Ou seja, é até agora o tópico mais completo e aberto que encontrei sobre o Legolas e com o qual eu sempre sonhei em jogar para discussão, coisa que nunca fiz por sempre ter alguém comentando coisa aqui, coisa ali.
Eu realmente espero que ele não se encerre, o que já me deixa muito preocupada pela data da última postagem. Mas caso isso aconteça, gostaria que alguém abrisse novamente algo parecido com essa amplitude de dsicussão. Acho que seria uma
EXCELENTE E IMPERDÍVEL oportunidade de quem quer mesmo levar a sério e a fundo tal personagem, para colocar materiais que tivesse como essays, por exemplo. Existem muitos, mas a maioria está em inglês. No entanto, mesmo aqui na Valinor temos espaço para traduções de textos.
GOstaria de fazer um pedido a quem já postou ou quem está passando por aqui, que desse uma colaboração.

Parabéns, CPM22.

Eu tenho um essay sobre Legolas e muitas informações e curiosidades para colocar,m mas primeiro queria ver se a discussão "acende" de novo.

E aí, fãs do elfo e curiosos de plantão??? O que acham????????????

Abraços,

Carnillë.
 
Pode parecer bobeira de minha parte, concordancia,ou pura coincidencia.
Imaginava Legolas da forma que ele é no filme, alto esquio, ágil e de pele e cabelos claros.
Não me recordava de nenhuma descrição sobre pele e cabelo dele no livro, e pelos comentários acima nota-se que de fato não existiam, talvez a minha forma de pensar na imagem do elfo veio de outras passagens do livro, exemplo este aí de cima que explica que a maioria dos elfos da estirpe dele tinham cabelos e pele claras.
Quanto aidade não creio que ele seja um elfo imensamente velho não... O que poderia ser um elfo de meia idade? 150, 200 anos? Acho que ele seria isso, ele tem uma atitude diferente dos outros elfos da história, exemplo Galadriel e Elrond que de fato são bem velhos! Galadriel mais que o Elrond se bem me lembro. Acho que se ele fosse um elfo de idade realmente avançada p/ sua raça teria atitudes um pouco diferentes, por isso acho q ele é um elfo de meia idade. Um equivalente a um humano de 30 anos talvez. que ainda tem o fervor pela batalha e pela amizade,porém com experiencia o suficiente p/ não sair falando besteiras nem tomando atitudes precipitadas. E não como um velho que é cheio de ditados e é cauteloso com os laços que constroem.
 
Última edição:
Interessante é o primeiro adjetivo que Tolkien usa para descrever Legolas no Conselho de Elrond: "estranho" :D

O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei disse:
Havia também um elfo estranho, vestido de verde e marrom, Legolas, mensageiro de seu pai, Thranduil, o Rei dos Elfos do Norte da Floresta das Trevas.
 
Ah ele é diferente né?
Como todos os elfos que tinham aparecido até aí eram muito bonitos de uma altivez e em alguns pontos ele disse até que alguns emanavam luz, vai ver que o Legolas não era tudo isso, rs
 
Interessante esse post. Eu tinha minhas dúvidas em relação à cor de cabelo do Legolas, pois no penúltimo capítulo de A sociedade do Anel tem uma parte que fala algo sobre a "cabeça escura (eu entendi isso como ele tendo cabelos negros) " de Legolas e tinha uma peça que o mostrava de cabelos negros...
Realmente não parece haver muitas informações sobre esse membro da sociedade...
 
è mesmo é tudo muito vago, mas acho e uque paar fazer um filme além de ter devorado as obra PJ fez algum estudo, até pela responsabilidade de levar isso p/ cinematografia!
 
Interessante esse post. Eu tinha minhas dúvidas em relação à cor de cabelo do Legolas, pois no penúltimo capítulo de A sociedade do Anel tem uma parte que fala algo sobre a "cabeça escura (eu entendi isso como ele tendo cabelos negros) " de Legolas e tinha uma peça que o mostrava de cabelos negros...
Realmente não parece haver muitas informações sobre esse membro da sociedade...

Você deve estar se referindo a este trecho, Luna:

Legolas soltou seu remo e pegou o arco que havia trazido de Lórien. Então pulou para a praia e subiu alguns passos na margem. Puxando a corda e encaixando nela uma flecha, ele se voltou, espiando por sobre o Rio na escuridão. Do outro lado ouviam-se gritos agudos, mas não se podia ver nada.

Frodo levantou os olhos para o elfo que se erguia imponente acima dele, observando a noite e procurando um alvo em que pudesse mirar. A cabeça escura estava coroada pelas estrelas brancas que reluziam contra os lagos escuros do céu. Mas agora, levantando-se e navegando do Sul, as nuvens avançavam enviando batedores escuros para os campos estrelados. Um terror repentino dominou toda a Comitiva.

Acho que a cabeça de Legolas parecia escura em função da noite... Não entendi como tendo cabelos escuros não.


Eu acho que esse "estranho" não queria dizer diferente, e sim desconhecido.

Bem, Roger... Nesse caso só tendo acesso ao original em Inglês. Eu não tenho certeza, mas interpretei como "esquisito" :lol:
 
No livro, o Legolas dos filmes, me faz lembrar muito Glorfindel, pois ele é descrito no livro e seu cabelo é muito longo e dourado, de traços finos, pelo que me lembro.

Mas sobre o real aspecto de Legolas não sei dizer!
 
No livro, o Legolas dos filmes, me faz lembrar muito Glorfindel, pois ele é descrito no livro e seu cabelo é muito longo e dourado, de traços finos, pelo que me lembro.

Mas sobre o real aspecto de Legolas não sei dizer!

No filme não é beem dourado,é muito pálido o cabelo dele (loiro claríssimo).

Não sei dizer sobre os aspectos físicos dele no livro também, Tolkien não o descreve muito. Não sei não o consigo imaginar sem ser loiro...

Tem alguma parte do livro que fala (ou insinua alguma coisa) sobre a cor dos olhos dele?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo