• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

QUAL A VELOCIDADE DO ENVELHECIMENTO DOS ELFOS???

Rúmil

Usuário
Bom, pelo que eu me lembre, os elfos envelhescem até um certo ponto, quando atingem a maturidade, desde o dia do nascimento. Depois, depende do caso pois, alguns elfos vão se sentindo mais cansados ou por causa de acontecimentos estranhos, acabam envelhescendo mais do que os outros e, por isso, envelhescem físicamente um pouco a mais do que o resto. Pra citar um exemplo disso, peguem o Thingol. Ele, quando sai da floresta com Melian, após o encntamento de ambos, está com os cabelos prateados (vide O Silmarillion) enquanto a Galadriel, mesmo vivendo por 3 eras, mantém uma aparência jovial (embora seu rosto transmita uma sabedoria de quem já é bem experiente).

Opinem, caros amigos!!!
 
Ah, pra mim o fato do Thingol ter cabelos prateados não tem nada a ver com envelheciemento. O cabelo dele seria prateado e não grisalho. Prateado seria a cor do cabelo dele, uma cor que não existe entre os homens. Não me lembro de Tolkien ter falado de cabelos prateados entre os homens, falou?
 
Então, mas se fosse assim, não seria necessário mencionar isso dessa forma, ó:

"Mas quando Elwë despertou de seu longo transe, partiu de Nan Elmoth com Melian e passaram a habitar nas florestas do meio da terra. Por muito que tivesse desejado voltar a ver a luz das árvores, no rosto de Melian via a luz de Aman, como num espelho sem mácula, e com essa luz se contentavaa. O seu povo reuniu-se, jubilante, à sua volta e sentiu-se maravilhado, pois, se belo e nobre fora, agora parecia um senhor dos Maiar, de cabelos como prata cinzenta e o mais alto de todos os filhos de Ilúvatar e tinha à sua frente um elevado destino."

Se Tolkien faz menção aos cabelos de Thingol terem ficados "como prata cinzenta" quando ele sai, com certeza é pra mostrar q ele deu uma "envelhescidazinha"...
 
Não Rúmil, não só Thingol, como também a realeza sindar de Doriath tinha cabelos prateados; o próprio Celeborn, que era sobrinho, se não me engano, de Thingol, também tinha cabelos prateados.

Os elfos envelhecem com o mundo, mas sempre mantêm uma aparência jovial, ainda que aparentem certos traços de idade, eles continuam com jovialidade sempre.
 
Ah... sei não...
Nesse trecho aí diz que o cabelo dele é prateado, não que se tornou prateado.
 
Os Elfos estão com o destino fadados de viver até Arda ser destruída. Um elfo que podemos citar, que ainda conserva seus traços é o Elrond (ou mesmo a Galadriel).

Mas não creio que a cor do cabelo influencie na velhice do Elfo.
 
Hum... Olhando por esse lado eu acho que é por aí mesmo...
Realmente, Fëaurin, os elfos sempre mantém a jovialidade, mesmo q tenham uma aparência mais velha...
Agora, eu não sei é o porque de, no filme, logo no comecinho do primeiro, quando aparecem os senhores dos três anéis élficos, eles mostram um Círdan com uma cara de velho acabado que dá até dó... Hehehe!

Bom, mas valeu, pessoas!
 
Acho que é porque ele é descrito como umelfo de cabelos brancos ( ñ prateados) e tbm pq é dito q ele participou da grande jornada só que ficou no meio do caminho então era muito velho, aí colocaram c/ cara de velho tbm :mrgreen:
o único elfo que eu estou lembrando que realmente ficou velho acabado foi um que ficou prisioneiro de Morgoth lá na primeira era mas eu ñ lembro o nome dele (está lá no conto dos filhos de Húrin)
 
Gwindor. Mas mesmo assim, diz somente que ele ficou acabado, mas não exatamente velho, não era isso? :o?:

Mas voltando ao caso do Thingol...o jeito q é escrityo dá mesmo a entender que os cabelos dele _se tornaram_ prateados...mas considerando tooodo o jeito de escrever de Tokien, ele pode ter colocado isso como uma forma de descrever a mudança do estado de espírito de Thingol...
 
Diz (se ñ me engano) que ele ficou parecendo velho

E mesmo que realmente tenham mudado de cor (o q eu duvido) prateado e branco é um poquinho diferente ñ?
 
Concordo com você, ~*celebrindal*~. O Jeito que o Tolkien escreve dá a entender que os cabelos de Thingol NÃO eram prateados antes de ele passar muito tempo encantado, com Melian. Mas que pode ser só uma figura de linguagem utilizada pelo Tolkien, isso pode...

Andiara, em nenhum momento se diz no Silmarillion que os cabelos de Thingol eram brancos. A cor descrita pelo Tolkien é a cor de "prata cinzenta".

Se isso não é grisalho, então eu não sei mais o que é, hehehehe!
 
Rúmil disse:
Concordo com você, ~*celebrindal*~. O Jeito que o Tolkien escreve dá a entender que os cabelos de Thingol NÃO eram prateados antes de ele passar muito tempo encantado, com Melian. Mas que pode ser só uma figura de linguagem utilizada pelo Tolkien, isso pode...

Andiara, em nenhum momento se diz no Silmarillion que os cabelos de Thingol eram brancos. A cor descrita pelo Tolkien é a cor de "prata cinzenta".

Se isso não é grisalho, então eu não sei mais o que é, hehehehe!

Concordo com vc também, pelo jeito que ele escreveu, deu a entender que eles passaram muuuito tempo lá, e quando saíram, ele envelhesceu um pouco, mas só mudando a cor dos cabelos...

Mas a cor dos cabelos dos elfos mudam com a idade ou não afinal?
 
Eu acho que não dá pra padronizar. Na minha opinião, isso varia da disposição de cada Elfo. Mas q eles não morrem de velhos, ah, isso eles não morrem! Hehe!
 
Hum...
Existem pessoas que dizem que ele tem, e pessoas que dizem que não tem, pois acreditam que os elfos não tinham barba....

Tá aí um bom tema pra abrir um novo tópico, hehehe!
 
Círdan tinha barba sim.... e isso já foi discutido em outro tópico.
Ele tinha barba pois ficou muito tempo vivendo na TM. Um elfo sentia o peso do mundo mais rapidamente na TM, e isso se mostrou na barba de Círdan, o unico elfo com barba, já que era o que estava a mais tempo fora de Valinor.
Mas, segundo creio, os elfos que sempre viveram em Valinor, não apresentariam traço algum de envelhecimento, mesmo após muitos anos.
Se eles envelheciam externamente, mesmo em Valinor, isso se dava num ritmo extremamente lento, visto que muitos elfos que permaneceram lá desde que chegaram, não aparentavam sinal algum de velhice externa. Pelo menos não que eu saiba, pois não lembro de algo semelhante no que eu li!
 
Na verdade, Círdan nem chegou a ir para Valinor... Ele pertence ao grupo dos Teleri que optou por ficar na costa oeste da Terra Média...

Mas eu também acho que os elfos mantinham uma aparência jovial. Só fiz esse comentário do cabelo do Thingol porque é o que está no livro. Ademais, discutir sobre essas coisas irrelevantes para a compreensão da história é extremamente prazeiroso! Hehehehe!

Mas valew, Fëanor!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo