• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a sua Mitologia favorita?

Qual a sua Mitologia Favorita?


  • Total de votantes
    1.473
Se for pra escolher, eu fico com a grega. Mas também gosto muito de mitologia hindu. A maneira dos orientais pensarem é bem diferente, o que torna seus mitos fascinantes.
 
Não sei porque, eu sempre achei a mitologia grega tão sei lá... Meio brega....
Claro, que devemos muito mesmo pros gregos, muita coisa do nosso cotidiano vem deles e dos romanos, mas mesmo assim eu não gosto. Reconheço o valor, mas não gosto. Não é por isso que eu não conheço ela, ao contrário, eu ando lendo muitos livros sobre a mitologia grega...
A egípcia é uma das mais legais pra mim, mas infelizmente não há muita informação sobre a mitologia daquele povo magnífico. A nórdica também é linda, mas eu rio muito quando leio sobre ela. Tem uma vaca que lambe gelo, uma corrente feita de coisas bizarras como barba de mulher e barulho que o gato faz quando anda, um cara que ouve a lã crescer na ovelha... Eles tinham uma mente criativa demais... ^^
Mitologia celta também é maneirinha, mas também não sabemos muito... Não há certeza nem se haviam sacrifícios ou não (até onde eu sei, porque o livro que li que falava sobre os celtas foi o Livro de Ouro da Mitologia, de 1800 e lá vai bordoada)...
Os romanos, apesar do que dizem, também tiveram um papel importante na mitologia, incrementaram a grega (apesar de terem mudado os nomes, o que acho horrível) e muitas coisas do nosso cotidiano vem deles também, como o mês de janeiro que é em homenagem ao deus romano Jano, que abre o ano...
(corrijam-me se estiver errado, ok? ^^)

Bom, resumindo, fico com a... Putz, esqueci em qual votei... :o?:
Ah, deixa pra lá! Cada uma tem seu valor! =]
 
Vou de grega mesmo!!!!!
conheço muito pouco de mitologia hindu (deuses brahma, shiva e vishnu - nao sei se eh assim q se escreve), romana, egipcia (set, anubes, ha) e nordica (thor, odin, loki) e nada de celta.... :disgusti:
 
Apesar de quase ter votado na Grega, que eu adoro de paixao, meu voto foi para a...
Celtica!! :grinlove: :grinlove:
Ela e simplesmente perfeita e maravilhosa... :grinlove:
 
Ecthelion disse:
como é q é a mitologia celta????

Tem fadas, duendes, trolls, guerreiros, etc. É a mais próxima do conceito ocidental estereotipado de "fantasia".
 
Ecthelion disse:
Vou de grega mesmo!!!!!
conheço muito pouco de mitologia hindu (deuses brahma, shiva e vishnu - nao sei se eh assim q se escreve), romana, egipcia (set, anubes, ha) e nordica (thor, odin, loki) e nada de celta.... :disgusti:

Eu sei um pouco de cada... A Hindu é mais ou menos o seguinte:

Brahma criou tudo que existe, representa o princípio da conservação. Vishnu representa a conservação, é o deus defensor da terra e dos seres humanos. Ele desceu na terra na forma de dez encarnações, os chamados Avatares, para nos ajudar em vários momentos. Diz a lenda que ele virá uma última vez para destruir o mal na forma chamada Calque. Já Shiva representa a destruição. Esses três deuses principais são a tríplice. Existem outros representando a tempestade, o fogo, a luz, etc... Mas não vou me empolgar tanto...heheehheheheeh

Já a nórdica é complicada e não vou explicar... Egípcia (corrigindo: Set, Anubis e Rá) é complicadinha também, basicamente diz que Amon (ou Atum) se masturbou e gerou os primeiros deuses, e daí eles brigam, se multiplicam, se esquartejam... Hehehehehe... Os principais são Horus (sabedoria), Rá (sol), Osiris (guardião do mundo dos mortos), Isis (fertilidade, das mães), Anubis (deus embalsamador), etc....

Sobre a mitologia céltica sei que eles adoravam Be'al e outros deuses menores. Os druidas, sacerdotes celtas, tinham alta posição social (tal como os bramanes, sacerdotes egípcios e padres da idade média). Os rituais eram feitos no alto de montanhas ou em florestas, as vezes em Cromlechs (complexos de pedras, como Stonehengh)... Acho que é basicamente isto... Espero ter ajudado....
 
puts..
não due pra votar

mas sou apaixonado pela mitologia nórdica...

cara..
aqueles contos da criação...
mto bom, mto bom :obiggraz:
 
Minha deusa...

essa foi sem dúvida a votação mais difícil que fiz!

Votei em mitologia Nórdica, só pela destreza dos vikings
mas votaria em TODAS as outras.. são realmente ótimas!
Menos em romana, que é muito parecida com a grega
 
Votei na celta porque está no sangue... mas gosto muito da grega (dã... olha o meu nick!!), da egípcia, da hindú, da nórdica...
 
A grega é ótima mas, quando entrei em contato com a nórdica, simplesmente me apaixonei.

Ler o Poetic Edda foi (e ainda é, pois releio constantemente :obiggraz: ) algo maravilhoso e revelador. É incrível saber os detalhes das histórias de personagens conhecidos como Thor e Siegfried, por exemplo.
Toda a "aura" que envolve os mitos nórdicos está presente de forma assombrosa nos Eddas. (Além disso, acho que a paixão pela mitologia nórdica tb contribuiu para minha afinidade com o "true/power metal": quando escuto bandas como Majesty [simplesmente perfeita!] e Manowar, é inevitável a associação com palavras como Valhala e Aesgard... as imagens simplesmente se formam na minha cabeça e me sinto transportado para os campos de batalha à espera das valquírias... :mrgreen: )

"Strong winds, magic mist
To Asgard the Valkiries fly
High overhead they carry the dead
Where the blood of my enemy lies"


- Manowar, Blood of my Enemies

:grinlove:
 
Tilion, onde você conseguiu os Eddas? Eu queria ler o Edda em prosa e o em poesia, mas prefiro o em prosa porque não gosto muito de poesia... Eu escrevi um conto inspirado em mitologia nórdica, tá lá no CdE...Heheheehhehehe, se quiser dar uma olhada é só passar lá! ^^
 
Egípcia eh massa, mas grega eh a melhor... nórdica eh mto nada a ve
 
Melkor disse:
Tilion, onde você conseguiu os Eddas? Eu queria ler o Edda em prosa e o em poesia, mas prefiro o em prosa porque não gosto muito de poesia... Eu escrevi um conto inspirado em mitologia nórdica, tá lá no CdE...Heheheehhehehe, se quiser dar uma olhada é só passar lá! ^^

Segredo. :mrgreen:

Mas sério, foi em um sebo aqui de Porto Alegre. A tradução (em inglês) é de Lee M. Hollander (que por sinal é fantástica), e a edição que eu consegui é de 1928!! E está em perfeito estado. Parece novo. :obiggraz:

É difícil achar por aqui no Brasil, mesmo em livrarias que trabalham com importados. Mas vc encontra mais facilmente tanto o Prose como o Poetic Edda na Amazon.
Vale a pena investir neles, ainda mais com o dólar caindo. :wink:
 
Ecthelion escreveu:
como é q é a mitologia celta????


Tem fadas, duendes, trolls, guerreiros, etc. É a mais próxima do conceito ocidental estereotipado de "fantasia".
Valeu V!!!!! :D

Ecthelion escreveu:
Vou de grega mesmo!!!!!
conheço muito pouco de mitologia hindu (deuses brahma, shiva e vishnu - nao sei se eh assim q se escreve), romana, egipcia (set, anubes, ha) e nordica (thor, odin, loki) e nada de celta....


Eu sei um pouco de cada... A Hindu é mais ou menos o seguinte:

Brahma criou tudo que existe, representa o princípio da conservação. Vishnu representa a conservação, é o deus defensor da terra e dos seres humanos. Ele desceu na terra na forma de dez encarnações, os chamados Avatares, para nos ajudar em vários momentos. Diz a lenda que ele virá uma última vez para destruir o mal na forma chamada Calque. Já Shiva representa a destruição. Esses três deuses principais são a tríplice. Existem outros representando a tempestade, o fogo, a luz, etc... Mas não vou me empolgar tanto...heheehheheheeh

Já a nórdica é complicada e não vou explicar... Egípcia (corrigindo: Set, Anubis e Rá) é complicadinha também, basicamente diz que Amon (ou Atum) se masturbou e gerou os primeiros deuses, e daí eles brigam, se multiplicam, se esquartejam... Hehehehehe... Os principais são Horus (sabedoria), Rá (sol), Osiris (guardião do mundo dos mortos), Isis (fertilidade, das mães), Anubis (deus embalsamador), etc....

Sobre a mitologia céltica sei que eles adoravam Be'al e outros deuses menores. Os druidas, sacerdotes celtas, tinham alta posição social (tal como os bramanes, sacerdotes egípcios e padres da idade média). Os rituais eram feitos no alto de montanhas ou em florestas, as vezes em Cromlechs (complexos de pedras, como Stonehengh)... Acho que é basicamente isto... Espero ter ajudado....
Ajudou muito...Valeu!!!! :mrgreen:
 
Tilion disse:
Segredo. :mrgreen:

Mas sério, foi em um sebo aqui de Porto Alegre. A tradução (em inglês) é de Lee M. Hollander (que por sinal é fantástica), e a edição que eu consegui é de 1928!! E está em perfeito estado. Parece novo. :obiggraz:

É difícil achar por aqui no Brasil, mesmo em livrarias que trabalham com importados. Mas vc encontra mais facilmente tanto o Prose como o Poetic Edda na Amazon.
Vale a pena investir neles, ainda mais com o dólar caindo. :wink:

Sebo! Eba, adoro sebo! ^^
Eu comprei O Egipcio, capa dura verde de 1950 (sendo que foi publicado na Finlandia em 1949... Nem sei como já tinha traduzido pro port. em um ano, mas tá valendo) novinho em folha por 10 reais... Tem coisa melhor do que comprar livro antigo em bom estado por um preço pequeno? ^^

Já procurei os Edas na paulista e na augusta, nos unicos sebos que são possíveis pra eu ir... Vou ter que esperar alguém doar um... ^^
Se você quiser, não me oponho, Tilion! ^^


E Echtelion, não foi nada! ^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo