• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a sua Mitologia favorita?

Qual a sua Mitologia Favorita?


  • Total de votantes
    1.473
- A Mitologia Celta é a mais dispersa. Tem diversas zonas geográficas que condicionam a homogeneidade. Praticamente, cada tribo ou cada povo, tinha os seus deuses e as suas crenças. Ainda assim, é aquela que mais se funde com a natureza, e regra geral, tem a deusa mãe como elo comum aos diversos povos, embora com nomes divergentes. Os druidas são também um ponto comum nas várias correntes da mitologia celta.

Discordo em parte.

Acho que o ponto de articulação dos deuses além das especificidades e nomes próximos dos deuses celtas é o aspecto guerreiro. A existência de uma deusa mãe é algo bem mais primevo e nem tão relevante assim, o aspecto guerreiro é bem mais direto, ao meu ver. A questão dos druidas é polêmica, pois a casta sacerdotal celtica tem especificidades diferenciadas em momentos e relatos diferentes. Sem contar que seus ensinamentos são um grande mistério, visto que não escreviam o que passavam por conehcimento oral.

A mitologia grega se pararmos para pensar também é dispersa. Cada Pólis tinha seu deus vigente de culto diferenciado. Existia respeito por outros deuses do panteão, mas em geral cada grupo social definido de cultura helênica tinha seu deus primário de culto ligado a cidade. Da mesma forma em apralelo cada tribo celtica tinha seu deus em especial, mas respeitando a existência de outros deuses conhecidos no mundo céltico.

Mas enfim, essa é a minha opinião.

Dá para ver obviamente que minha mitologia preferida é a celta, de onde tiro o meu próprio nick e objeto de estudo.

=)
 
Já estudei diversas formas de mitologia, mas de longe a grega é a mais completa e coerente, com seus deuses promíscuos e humanizados... :chibata: Vale lembrar que a romana é nada mais que uma variação de nomes - os deuses são os mesmos, apenas diferem no nome latino, portanto deveriam estar na mesma categoria na enquete como "greco/romana".

A egípcia, por ser muito antiga e ter sofrido com a "romanização" em certos períodos históricos, é bastante tortuosa. Deuses são unificados em um, ou características de um ora são atribuídas a outro, mas é igualmente fascinante!

Boa enquete, mas também faltou uma das mais ricas, que é a hindu. Também são muito interessantes a cino-japonesa, a sul-americana dos povos pré-colombianos e, claro, o nosso folclore brasileiro. :joinha:
 
A gerga é muito interessante, mas antes que se diga que a latina é uma imitação da grega, deve ser realçado que os deuses romanos eram mais devasso :sacou:. O deus da fertilidade, por exemplo, era representado com um pênis ( desculpa, puritanos) descomunal.
A grega é a mais interessante a meu ver porque foi importante na formação do pensamento ocidental. Após esta, gosto da egípcia.
 
A gerga é muito interessante, mas antes que se diga que a latina é uma imitação da grega, deve ser realçado que os deuses romanos eram mais devasso :sacou:.

Na verdade, não se trata nem de "imitação", mas de adoção de todo um sistema teológico mesmo. Durante as expansões, o Império Romano atingia reinos muito longínquos, e estes na grande maioria das vezes já possuía seu próprio panteão e religião próprios, de acordo com sua cultura.

Para que conflitos étnicos fossem evitados, os romanos "adotavam" para si mesmos grande parte dessas divindades, já que eram politeístas mesmo e não ia fazer muita diferença um deus a mais, outro a menos: no Egito, foi uma farra só.

O que os romanos fizeram foi tomar para si o Panteão Grego durante as conquistas, mudando apenas a pronúncia dos nomes de grego para latim. Até a putaria era a mesma. :lol:
 
A grega é muito interessante, mas antes que se diga que a latina é uma imitação da grega, deve ser realçado que os deuses romanos eram mais devasso :sacou:. O deus da fertilidade, por exemplo, era representado com um pênis ( desculpa, puritanos) descomunal.
A grega é a mais interessante a meu ver porque foi importante na formação do pensamento ocidental. Após esta, gosto da egípcia.


Por esse aspecto de comparação o que você diria então de Príapo, deus grego da fertildiade e conhecido por seu pênis descomunal? Afinal, ser filhode Dionísio e Afrodite tem de dar nisso. hehehe.

Em verdade, acredito que os usos e práticas religosas romanas tornam seu panteão distino do grego apesar de ser praticamente o mesmo com variações. Os deuses romanos agem conforme o ethos romano, em grande parte marcial e uniforme. Os deuses gregos seguem o ethos helênico com suas especificidades civicas próprias de cada cidade-estado. É um longo debate e um estudo hercúleo ( se me permitem o trocadilho). Claro que é bem mais complexo do que isso, mas acredito ter certo sentido essa linha de raciocínio.

E isso que a Seiko-chan ressaltou faz parte da chamada interpretatio romana, fator de alta relevância em um estudo sobre romanização. A capacidade romana de pegar regiões conquistadas e mesclar as práticas locais com as romanas e notável. No entanto, é interessante notarmos que esse ato não era uma via de mão única e que a hibridização de práticas cultuais acontecia a todop momento e que o contrário também acontecia para com os romanos. Um caso clássico é a popularidade do culto de Ísis no bojo da sociedade romana e difundida até mesmo antes no mundo clássico, já período helenístico.
 
Última edição:
Na verdade, não se trata nem de "imitação", mas de adoção de todo um sistema teológico mesmo. Durante as expansões, o Império Romano atingia reinos muito longínquos, e estes na grande maioria das vezes já possuía seu próprio panteão e religião próprios, de acordo com sua cultura.

Para que conflitos étnicos fossem evitados, os romanos "adotavam" para si mesmos grande parte dessas divindades, já que eram politeístas mesmo e não ia fazer muita diferença um deus a mais, outro a menos: no Egito, foi uma farra só.

O que os romanos fizeram foi tomar para si o Panteão Grego durante as conquistas, mudando apenas a pronúncia dos nomes de grego para latim. Até a putaria era a mesma. :lol:

:lol:
Nisso concordo plenamente! Mas não acho imitação plena, os romanos possuiam diversos mitos que não estavam contidos na mitologia. Mas não posso negar a assimilação cultural que ocorreu.
Com o Egito, a influência dos gregos ocorreu num grau menor. Há estátuas egípcias de deuses novos, sem formas de animal, que datam da época em que o Egito começou a manter um comércio profundo com o Ocidente.
Voltando aos romanos, estes absorveram a cultura e a mitologia gregas, mas moldaram-na aos próprios costumes latinos. Já havia uma unidade maior no paganismo, não havio o deus dessa ou daquela cidade. Portanto, todos podiam adorar a Baco sem pestanejar, aí a putaria ficava mais generalizada.:yep:
 
Por esse aspecto de comparação o que você diria então de Príapo, deus grego da fertildiade e conhecido por seu pênis descomunal?

Só por curiosidade, no meio médico uma ereção persistente, geralmente dolorosa, que dura mais de 4h, tendo ou não razão pra esse tempo todo, é chamado de priapismo. :yep:

Gostei bastante dos posts, e a Seiko manda muito bem! Concordo com ela e com os outros 200 e tantos votantes de Mitologia Grega da enquete: pra mim ela é a mais rica das mitologias, mais acessível também e mais popular.

Se repararmos bem, a cultura grega (mitologia, arquitetura...) está em quase todo o lugar!
 
Só por curiosidade, no meio médico uma ereção persistente, geralmente dolorosa, que dura mais de 4h, tendo ou não razão pra esse tempo todo, é chamado de priapismo. :yep:

Gostei bastante dos posts, e a Seiko manda muito bem! Concordo com ela e com os outros 200 e tantos votantes de Mitologia Grega da enquete: pra mim ela é a mais rica das mitologias, mais acessível também e mais popular.

Se repararmos bem, a cultura grega (mitologia, arquitetura...) está em quase todo o lugar!

Bem, a mitologia grega é popular pelo número de publicações, mas isso não tira o mértio das outras, né? Da mesma forma como você pode reconhecer aspectos mitológicos gregos em quase todos os lugares eu poderia listar inúmeros outros aspectos das culturas cétlicas, por exemplo, existentes em nosso cotidiano.

Acredito que não exista algo mais rico que outro, pois tudo faz parte do material cultural da humanidade. O que pode existir sim é uma preferência estética por familiaridade sem que se negue as grandes contribuições de qualquer povo.

e esse lance do priapismo é algo interessante. Minha namorada estudante de medicina sempre me lembra de certos termos existentes na medicina que são basicamente nomenclaturas baseadas em grego antigo ou latim que para mim, enquanto historiador, teriam outra conotação.

=)
 
É isso mesmo, Keltos, mas meu post concorda com o que tu disse, só que ficou menos explicado. Dei uma opinião bem pessoal no post acima:

Gostei bastante dos posts, e a Seiko manda muito bem! Concordo com ela e com os outros 200 e tantos votantes de Mitologia Grega da enquete: pra mim ela é a mais rica das mitologias, mais acessível também e mais popular.

Pra mim ela é mais rica simplesmente por ser a que conheço mais. Não é uma verdade universal, é só a minha verdade.

Pra mim ela é a mais acessível porque em qualquer biblioteca de bairro a gente pode encontrar algum livro de Mitologia Grega, ou pelo menos algum livro que fala sobre a Grécia, e que tem um capítulo sobre seus deuses.

Pra mim ela é a mais popular, primeiro por ser a mais acessível, segundo pelos seus deuses serem mais "humanos", próximos da gente, e a maioria deles é antropomórfica.

Não nego a importância dos outros mitos, só não sei tanto deles quanto gostaria... :)
 
Gosto da Nórdica e da Mitologia Egípcia, já li alguns livros da Nórdica, mas da egípcia num li quase nada =/
 
Pra mim ela é mais rica simplesmente por ser a que conheço mais. Não é uma verdade universal, é só a minha verdade.

Pra mim ela é a mais acessível porque em qualquer biblioteca de bairro a gente pode encontrar algum livro de Mitologia Grega, ou pelo menos algum livro que fala sobre a Grécia, e que tem um capítulo sobre seus deuses.

Verdade, Pim-chan. Além de ser a mais fascinante por ser de certa forma materia obrigatoria na escola - por isso mais acessível - é também a mais verossímil. Suas histórias têm começo, meio e fim, e estão estreitamente ligadas com as próprias raízes da Grécia, tão ligadas que fatos históricos comprovados têm, misteriosamente, ao menos uma citação de alguma divindade, como por exemplo a fundação de Atenas e a construção do Parthenon, a batalha de Tróia...

A Astronomia se vale muito das referências da mitologia grega para nomear estrelas e constelações, planetas, satélites... Expressões populares que a maioria das pessoas usa, sem sequer conhecer o verdadeiro sentido, como "fulano têm o Toque de Midas", "tenho sindrome de Cassandra", "fulana detém o Voto de Minerva", e por aí vai. Isso tornou a cultura brasileira extremamente permeável a expressões da cultura grega e latina, mais que qualquer outra.


Pra mim ela é a mais popular, primeiro por ser a mais acessível, segundo pelos seus deuses serem mais "humanos", próximos da gente, e a maioria deles é antropomórfica.

Porque a grande maioria foi baseada sobre fatos reais, mas com a pincelada do exagero! E realmente, nem todo mundo está acostumado a deuses com cabeça de elefante ou de pele azul, né.

Há quem diga que a mitologia Egípcia e a Hindu está cheia de furries! :lol:
 
Morgoth fala (aqui também hehehe)...

Gosto bastante da mitologia grega: foi a primeira que tomei conhecimento (pela questão da acessibilidade, como muitos já falaram aqui) e a que mais estudei. Os grandes culpados foram: 1) Saint Seiya (sim, ahan) e a Astronomia e 2) Monteiro Lobato (Trabalhos de Hércules).

Eu diria que a mitologia grega é a "mais fácil". Tudo organizadinho, bonitinho, deus disso, deus daquilo, filho desse, filho daquele, etc. E isso se deve muito ao Império Romano, de certa forma, que deu um impulso na tradição helênica, quando a assimilou, e ao Renascimento do classicismo, mais tarde.

Entretanto, se formos olhar mais pra trás, veremos que todas as mitologias são na verdade uma bagunça danada. O panteão grego é uma mistura de deus de tudo quando é lugar. Afrodite não é totalmente grega, uma parte das cacacterísticas de Ártemis advém do oriente, e a própria Atena, a virgem portadora da égide, era uma grande mãe da vegetação da Ásia Menor.

Um outro pronto interessante são os estudos sobre os indo-europeus e é aqui que a gente ve a diferença entre a mitologia dos gregos e dos romanos... personagens como Numa Pompílio e Rômulo acabam tendo muito mais relação com os "deuses originais" da tradição indo-européia, do que o próprio Júpiter ou Apolo... aliás, li em algum lugar que os primeiros deuses romanos eram representados por menires e que só depois da assimilação da cultura helênica é que começaram a aparecer aquelas estátuas biitas que todo mundo conhece... :)
 
A nórdica é complexa talvez por não ter esse racionalismo embutido em tudo, as coisas são meio 'caótics', o que me agrada imensamente.

Obs: não leiam aquele lixo da Carmen Seganfredo, procurem as Eddas, é muito melhor. O livro da carmen é muito romanceado, até babaca, francamente ver Odin gritando com Loki como o meu vizinho quando joguei pedra na janela da casa dele é ridículo. Tirou a grande dignidade do grande deus... Coisa de literatura pseudoinfantil.

www.cybersamurai.com

Nesse site, elas estão em inglês e em nórdico antigo. São poesias e textos sublimes, sóbrios, sem rodeios e humor de quinta. Fascinantes...
 
Embora em não saiba quase nada de mitologias ( Eu sabia quando jogava Age of Mythology. :lol: ), pra mim é a nórdica!

Já que Tolkien se inspirou principalmente nela... e as suas histórias são muito interessantes. Também gosto da grega.
 
Nossa nessa enquete nem tem jeito de opinar porque adoro quase todas!!! A Grega, a Nórdica e a Egípcia, curto também algumas coisas da Celta, mas não conheço muito coisa, mas acho que é fascinante também como as outras.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo