• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a sua Mitologia favorita?

Qual a sua Mitologia Favorita?


  • Total de votantes
    1.473
Bem, a mitologia grega é muito boa, minha preferida.
Mas estou começando a conhecer um pouco mais de mitologia nórdica e tenho gostado bastante
 
Fiquei em dúvida, mas acabei votando na mitologia grega, talvez por ter mais conhecimento dela, mas estou conhecendo mais as outras também, talvez daqui a algum tempo eu mude a minha preferência.
 
A grega!!! A mitologia romana foi uma cópia da grega entao nao tem graça...
A mitologia grega me encanta, mesmo sabendo pouquissimo sobre ela. Gosto tb da mitologia egípcia...
 
Eu votei na nórdica, que na minha opinião é mais cheia de atos heróicos (semelhante a mitologia tolkeniana), mas não é tão difundída quanto a mitologia grega, (que no entanto tem por característica, (salvo exceçoes, obviamente), mais a descrição de seus caracteres, (embora seja a que mais apresente versões diferentes sobre um mesmo indivíduo...), seus defeitos e qualidades, e poucas sagas, se comparada com a mitologia nórdica, (que frisa também os feiros valerosos dos heróis, como na mitologia grega e nas outras em geral, mas sob um prisma diferente...). A mitologia grega viría em segundo lugar, empatada com as mitologias chinesa, e japonesa... A romana é sincrética demais para o meu gosto... A mitologia céltica é deveras interessante, especialmente a semelhança de personagens lendários desta para com a nórdica... mas as opiniões de vocês são interessantes... Realmente este assunto dá o que pensar a respeito, especialmente se comparado em qual destas mitologias Tolkien mais se inspirou, e qual destas ele conhecía mais em profundidade... Ah, um dado interessante é que ele conhecía muitíssimo a mitologia finlandesa, (o Kallevala, sendo que ele até aprendeu a falar/ler/escrever em finlandes - idioma "sami - para estudá-la melhor, e grande parte de suas obras tiveram aí a principal fonte de inspiração, como ele mesmo declarou nos apêndices do SdA, e em entrevistas!... Interessante este dado, hein? :think:
 
Não sei se é meio off-topic ou não, mas qual livro vcs indicariam que é bom e que fale sobre várias mitologias, tipo uma enciclopédia, contando toda a história em detalhes dos deuses, heróis, etc. To afim de comprar um desse jeito mas eu estou em dúvida se o livro qu eu achei é bom.

Anyway, já tinha votado nos nórdicos aqui. :smile:
 
Quanto aos lançamentos sobre literatura mitológica, eu estou completamente por fora, e já faz até algum tempo... :oops:

Não sei se te ajuda muito, mas eu conheço um livro, (bem antigo), é o "Livro de Ouro da Mitologia", (só que nem sei mais o nome do autor e editora, etc, porém nas bibliotecas publicas, ou buscando no google, se vai achá-lo), ele é considerado um clássico sobre a mitologia grega e nórdica em especial, (não lembro se fala de outras, faz tempo que eu li ele), não que conste todos os dados, pois isto enchería muuuuitos livros... :mrgreen: Porém, todo o básico sobre estas duas mitologias está lá com certeza. Se tiver paciência pra achá-lo, vale a pena, pode acreditar...
 
Sempre gostei muito das mitologias Romana e Grega já que as duas sao meio interligadas, mas a que sempre me fascinou foi a Egipcia.
Quero ler mais sobre a mitologia nórdica, ouvi falar muito pouco dela entao bateu a curiosidade.
 
A nórdica e o kalevalla são sem dúvida as mais "tolkenianas".

À medida que nos inteiramos nestas duas mitologias, mais compreendemos o fascínio que elas exerceram sobre Tolkien.
São fantásticas.
 
Exato... Compartilho do seu ponto de vista. As outras mitologias também são muito legais, mas como sería o SdA, e toda a terra de Arda, se Tolkien tivesse se baseado na mitologia grega, ou alguma outra, (sem desmerecê-las, só acho que o mais adequado para um escritor que quer escrever um livro como o SdA, por exemplo, tería que se basear primeiro nas lendas nórdicas... As outras originariam nuances totalmente diferentes do estilo tolkeniano).
 
Ssmpre fui fascinado pelas mitologias grega e egipicia, mas concordo com vc Lobo Nobre, nao da para imagina SdA baseado na mitologia egipicia por exemplo.

Mas, acredite ou não, Gondor é baseado levemente na civilização Egípcia.
 
Nhaaa mto dificil!
Respondi Grega, pq é a q eu conheço melhor, mas tb gosto mto das outras!
Especialmente nordica e egipcia...

Ah, e a mitologia dos Maias/Astecas/Incas e dos índios aki do Brasil tbm rula mto \o/
 
dessas nao conheço a celta... nem mto a nordica..
mais a romana eu acho a melhor..
apesar de ser a mais "pop"

:grinlove:
 
Eu adimiro muito a cultura celta, mas nao posso deixa de faar de uma outra pouca comentada e da cultura indu...com seus deuses, seu modo de ver as coisas e sua belas historias...
 
Amo mitologia grega, aliás amo mitologia de forma geral. Não conheço muito sobre as muitas outras mitologias mas anseio por conhece-las.
 
Mitologia num geral é muito bom conheçer um pouco de cada... Além do erriquecimento cultural basico (xD), tem coisas muito rox =D

Eu gosto bastante da Grega, claro... Rica em historias e coisas para ler, curiosidades pra saber \o\
A Nordica é super interessante também... e a Celta, eu gosto mais por uma questão pessoal... Eu tenho um carinho especial xD

Do resto não conheço muito, quase nada ou nada... Mas algum dia, quem sabe... xDD
 
Pra mim a melhor das mitologias é a hindu, completissima e um grande pilar para todas as outras, Ler o Bagavad Purana, os Vedas, e o Mahabaratha é uma aula não só de história, geografia e religião, é uma aula da vida!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo