• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a relação de gandalf e Tom Bombadill ??

Bellcross

Ei, Ó o Auê aí ó !
Finalmente hoje terminei de reler o SDA e no capitulo "A caminho de casa"
Gandalf ao se despedir dos Hobbits fala...

"Vou ter uma conversa com Bombadill: uma conversa que nunca tive em todo o meu tempo.
Ele é um criador de limo, e eu tenho sido uma pedra fadada a rolar. Mas meus dias de rolar estão terminando, e agora teremos muito a dizer um ao outro."


Essa parte me deixou completamente desnorteado... alguem tem alguma explicação para me dar ??
Estou com o cerebro todo enrolado, fazendo varias teorias... mas na realidade não sei o que pensar. :roll:
 
Será que ele não quis dizer que, Tom Bombadil fica sempre ali, meio que 'preso' ao lugar onde vive (afinal, ele nunca sai de lá pois 'tem muito a fazer por ali') e Gandalf nunca pára num lugar só, está sempre atrás de novos conhecimentos, etc...
E ele acha que agora é hora de conversar, pois sente que sua missão está 'acabando' de alguma forma e que talvez fosse a última chance deles poderem falar sobre coisas importantes (ou não)... (jah que ele iria para as terras imortais depois)

Putz! Eu fiz a maior confusão com as palavras, espero q tenham entendido meu ponto de vista! :wink:
 
Até agora eu não consegui classificar de forma alguma a relação existente entre eles sem tentar rotular o Tom como ainur (Valar ou Maiar, os dois serviriam para a ocasião). Mas eu nunca gostei de rotular o Tom... por isso eu apreciaria ouvir mais opiniões. Alguem interpreta de outra forma ???
 
Eu também não gosto de rotular o Tom, mesmo pq não sabemos ao certo o quê ele é, mas acho q tanto faz o que ele seja... com certeza ele é muito sábio e já viveu muito, além de ter poderes que nem sonhamos, talvez nem mesmo o próprio Gandalf... eles teriam muito MESMO a conversar... acho q Gandalf não tem nenhum tipo de relação com ele, a não ser que os dois são sábios e poderosos... :tsc:
 
Tom gostava de saber das notícias do mundo de fora e muita Gandalf tinha muitas notícias para levar a Tom.
Além disso Sauron tinha caído, Tom Bombadil, seja lá o que for precisaria saber disso, e precisaria saber que iria começar a Era dos Homens e ele tinha de deixar a Terra Média (ou não)
 
Humm...eu acho que o Gandalf iria ter uma conversa com o Tom, tipo uma "despedida"...porque depois de voltar à Terra Imaculada, Mithrandir nunca mais volta à Terra-Média! (eh isso?) E Tom ainda não tem uma classificação definida! Muitos chegam a falar que ele é Eru encarnado em Arda. :roll:
Mas ele, certamente tem uma inteligência fora do comum! Pois parece que ele chegou à TM desde o começo dos tempos, e no Conselho de Elrond, parece que os eldar o conhecem bastante.

______________
Mithrandir, the White now is Mith
 
Ah, podem ter certeza, Tom não é Ilúvatar, e muito improvável que seja um Ainu, maia ou vala. Mas essa é outr discussão.

A minha opinião sobre isso é exatamente a do Mith e da Mariana Greenleaf. Pessoalmente, eu adorei ler esse trecho do primeiro post. Foi muito legal rever o Tom naquela história. :obiggraz:
 
definiivamente Tom Bombadill ñ é nada doq se cogita q ele possa ser
nem Tolkien falou quem ele era
bom, mas eu acho que a relação entre eles era de amizade
pq Tom era do bem e gostava de saber oq se passava do lado de fora e Gandalf tambem era do bem e gostava de contar oq acontecia fora dali
isto é, "junto a fome com a vontade de comer :mrgreen: "
 
Tom foi o personagem que figurou num poema que o Tolkien fez para os filhos no começo dos anos 30, e pelo qual tanto se afeiçoou que resolveu encaixá-lo na história. Não creio que originalmente Tom tivesse sido criado para a Terra Média. Prefiro não tentar entendê-lo dentro do anacronismo que ele representa na obra. Ele simplesmente é...

Sobre a relação entre os dois, creio que era de respeito mútuo e amizade, pois ambos eram bem intensionados nos seus propósitos, cada um a sua maneira.

Mas sempre me perguntei se não seria mais natural uma afinidade entre Bombadil e Radagast pela afinidade de interesses. :roll:
 
Eu ACHO, não tenho certeza, que o tom bombadill, não precisava de gandalf para saber o que se passava por toda a terra-média, ou seja, gandalf é que precisava de ajuda...
 
Eu já andei falando isso por aí, em algum tópico perdido. Enfim, o Tom realmente não se encaixa em nenhuma das "raças" conhecidas de Arda, e convenhamos que ele não tem mesmo o perfil de nenhuma delas. Eu gosto de enxergar o Tom como uma manifestação natural da Arda, a forma que Tolkien usou para representar os leprechauns, silfos e seres folclóricos em geral, que de nenhuma outra forma se encaixam na sua mitologia élfica. Da mesma forma que aqui na América do Sul o saci-parerê "seria" apenas, como o Tom "é".
 
Maglor disse:
Da mesma forma que aqui na América do Sul o saci-parerê "seria" apenas, como o Tom "é".

Ao ler o livro foi exatamente essa a impressão que eu tive do Tom Bombadil.... Legal a comparaçaão com o saci-pererê, mas acho que o Tom tem mais a cara do Curupira.... :obiggraz:
 
Eu concordo com o gollum.. acho que O gandalf eh que ia pedir conselhos pro Bombadill...
Agora eu tava aki pensando um pouco (pra variar) e surgiu a seguinte duvida....que aparencia Bombadil teria?? tipo, acho que no livro deve ter alguma descrição (to sem eles aki pra ver...), mas.. sendo o ser mais antigo da Terra-média, ele deveria aparentar um velho... mas pelas cantigas "Ei boneca, feliz neneca" dá a impressão de que ele era bem jovial. Só que se ele era jovem, então o Tom não envelhece?? É como se a Floresta velha fosse uma espécie de Terra do Nunca??
*eu não sei se vcs entenderam.. ficou um pouco confuso... :o?: :o?: :o?: :o?:
 
Pelo que eu entendi, o Gandalf ia embora da TM pra sempre, e ele ia falar com o Tom pq não iria mais ter nenhuma oportunidade para fazer isso nunca mais.

E, pra mim, o Tom é o Aulë (Como é dito em um texto lá da Valinor), mas isso já é discussão pra outro tópico... :D :p
 
Bom sobre a Conversa podemos discutir anos que nunca chegaremos a um consenso sobre ela
Gandalf poderia estar pedindo conselhos, ou avisos para Tom, ou apenas um conversa como troca de conhecimentos, já que sabemos que ambos são grandes entres os outros seres da Terra Média

Mas sobre Tom Bombadil, eu jogo minhas fichas, que ele seria a forma personificada do espirito da Terra Média

Gandalf diz mais ou menos assim, Sauron não afeta Tom Bombadil, mas se tudo ao seu redor for tomado logo Tom também perecerá ao poder de Sauron

ou seja como Sauron queria simplesmente destruir tudo na terra média, e assim a destruindo, logo Tom também seria destruido
 
putz, muito bem pensado essa teoria
mais uma pra coleção....
como o Maglor falo, ele simplesmente É :obiggraz:
 
tom bombadil era um ser iluminado, um ser único, por isso era especial!
tão velho quanto arda, por isso Gandalf foi se aconselhar com ele, como fizera varias veses com Elrons, por exemplo!
Gandalf já deveria conhecer bombadil de outras épocas, já que era um peregrino e rondava muito a região do condado e da floresta velha!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo