• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

QUAL A RAÇA DE TOM BOMBADIL?

Rúmil

Usuário
Eu sei, eu sei... Essa é uma pergunta cliché dos fãs de O Senhor dos Anéis... Mas eu não sei e quero saber se alguém tem alguma informação oficial a respeito.

Humano, Elfo, Anão, Hobbit, Ent, Orc e Troll eu sei que ele não é. Mas será que ele é um Maia? Ou um Istari?


Se alguém souber, por favor, me responda!


Rúmil, o sábio, direto de Tirion
 
Ele com certeza não pertence a nenhuma das raças ou povos conhecidos e nomeados por Tolkien. Até mesmo as opções de ele vir a ser umVala ou um Maia podem ser descartadas. Existem ensaios muitos bons sobre esse assunto aqui no próprio site da Valinor, mas há um no site do Conselho Branco que eu acho muito objetivo, claro e correto nos argumentos: http://www.conselhobranco.com.br/arquivo/21/tombombadil.pdf

Como é u arquivo em .pdf, você precisa do Acrobat Reader para ver esse texto. :wink:
 
Tem esse texto que eu achei aqui na Valinor também: Tom Bombadil, o Gagá.
Espero que ajude.

Mas para mim, nunca vai se achar uma raça ou definição do que seja o Tom. As discussões sobre ele vão dar em outras incógnitas.
 
Uma outra coisa que eu fiquei sabendo no sábado passado (dia 26/06/2004), durante uma palestra de Ted Nasmith (foi uma palestra exclusiva, não foi nem a na FMU e nem a na Biblioteca Monteiro Lobato), é que o personagem de quem o Tolkien mais gostava era o Tom Bombadil e que, quando ele o criou, ele nem pensava em colocá-lo nO Senhor dos Anéis. Além do mais, quando ele começou a escrever O Senhor dos Anéis, ele achava que o livro seria apenas uma continuação dO Hobbit, ou seja, que seria uma história infantil, assim como O Hobbit. Por isso, ele encaixou o Tom Bombadil nO Senhor dos Anéis...

Mal sabia ele que o gorducho, barbudo, de chapéu azul com uma pena amarela (ou é ao contrário?) iria causar tantas dúvidas no público... Hehe!
 
O Tom Bomba já devia estar lá qdo os próprios Valar chegaram... coisa de loko não?

Enfim, ele parece algo meiopróximo dos valar, embora mais próximo dos mortais, assim como Fruta Douro em relação aos elfos,segundo o Frodo... rs
 
Krebain disse:
Pra mim Tom Bombadill morreu em 1973. 8-)
Realmente! :mrgreen:
Tudo o que o Professor achava ou tinha idéia sobre o Tom ficou sete palmos abaixo da terra!
 
E isso é uma de minhas maiores mágoas... O Tom Bombadil é O CARA... Devia ter mais coisas sobre ele... Snif...

Hehehe!
 
Mas basta pensar... Ele mão seria o que é (tão misterioso amado e odiado) se Tolkien tivesse deixado detalhes sobre ele.
 
Tom Bombadil

Krebain disse:
Pra mim Tom Bombadill morreu em 1973. 8-)

Hum, isso é estranho, pois na Guerra do Anel, Tom Bombadil ainda era vivo, e ajudou os hobbits no ano de 3018 da 3º era. :think:


Falando sério: há gente que acredite que Tom seja a personificação de Tolkien na obra, outros que Eru é a personificação de Tolkien na obra, outros que acreditam que tolkien não tem personificação, mas a "teoria" mais aceita e comentada (pelo menos p/ mim) é que Tom Bombadil seria um "espirito da floresta". Apesar de que ainda tem gente que discuta que ele seja um maiar ou um valar ou algo do tipo, e essa outra "teoria" é tambem valorosa, apesar de Tolkien não dizer exatamente quem é ou o que é Tom Bombadil.

Como cada um acredita no que quer, eu prefiro acreditar que Tom seja um "espirito da floresta".

Rúmil disse:
O Tom Bombadil é O CARA... Devia ter mais coisas sobre ele... Snif...

E tem: As Aventuras de Tom Bombadil, pela Siciliano. :obiggraz: .

9721043591.gif
R$: 119.75 8O


Espero ter ajudado :obiggraz:
 
meu q fakada esse livro. Esse é um dos problemas brasileiros: o alto preço dos livros. Como um preço desses pode incentivar a leitura??
Apesar de ser um lçivro excelente, no tenho planos de comprar ele não.... pelo menos não enquanto o preço for esse!

Mas, voltando ao assunto do topiko, está claro q o Tom não faz parte de nenhuma raça não! Ele é como se fosse uma espécie de espirito da floresta, como o Cachopardo acabou d dizer!
 
Hehehe! Eu já li "As Aventuras de Tom Bombadil e Outras Histórias"! É bem legal... É um compilado de poemas do Tolkien sobre ele, né? E os outros contos que tem nesse livro e que não tem relação nenhuma com o mundo dO Senhor dos Anéis são bem legais também... Hehehe!

Ah, realmente, estão MESMO uma facada. O que eu sugiro que você faça, Fëanor, é se enfiar por aí, nos sebos dessa vida, assim como eu faço, e procurar por esses livros. As vezes você encontra algumas coisas bem interessantes... Hehe!

Eu acho que colocar ele como um simples espírito da floresta é, talvez, tirar um pouco da grandiosidade do Tom... Talvez, esse carisma todo dele (que por sinal, ou é 8 ou é 80) seja justamente ao fato de ele ser um cara tão misterioso, como o Sr. Cachopardo falou. Mas eu ainda acho que ele pode ser um pouco mais que apenas um espírito da floresta, ele tem é cara de ser a personificação da natureza mesmo... Hehe!

Bom, mas valew!
 
8O 8O 8O 8O 8O 8O

OLHA O PREÇO DISSO!!!!

Não pago nem que seja o último livro do mundo. Mas eu tenho um amigo que é gerente de uma Siciliano aki em Santos e vou poder dar uma olhadinha no livro de lá da livraria mesmo... eles deixa a preciossa aqui ficar lá lendo por umas três horas, é sim, preciosso, é ssim!
 
Vale a pena dar uma "garimpada" em sebos.
Por aqui em São José dos Campos consegui emprestada uma edição mais antiga das edições Europa-América (creio que da mesma editora que foi mostrada aqui no Fórum, pude ver em um stand de importados de Portugal na Bienal deste ano), e ela foi comprada em um sebo em São Paulo.
 
Show!!! Realmente, Sir Togo, um achado! Eu sou um rato de sebo profissional aqui em Sampa... Hehehehe!
 
Ah, mas você nem está tãããão longe daqui... As vezes até vale a pena vir pra cá, num fim de semana e bater perna pelos sebos da cidade, hehe!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo