• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a PIOR parte do SdA pra você?

Eu não acho q o Retorno do Rei tenha sido escrito com desleixo. Eu acho q depois do capitulo A Montanha da Perdição, o livro fica mto "leve", oq eh exatamente o contrario do resto d todo o SdA. Talvez isso faça parecer q a partir daquela parte, o livro ficou desleixado, mas eu acho q não eh o caso.

Mas tem uma coisa no Retorno do Rei q eu acho q ficou estranha e mal-explicada: Para quem não leu o Silmarillion não dá pra entender pq Frodo, Bilbo, Gandalf, Elrond e Galadriel entraram num barco e foram para o Oeste, e mesmo pra mim, q li o Silma, ficou estranho, eu não entendi direito pq Frodo e Bilbo foram tb pra Valinor.

Eu quanto à parte do Condado, eu gosto dela justamnte por causa da atmosfera de "cidade-bunitinha-feliz-pacata-do-interiorrrr".
 
As piores partes são á que os Tolkiens faz aquelas descrições super-detalhada dele. Algumas descrições chegam á ter 2 ou 3 páginas só de um lugar. Isso me deixa louco!
 
V disse:
Você pode adorar o Retorno do Rei, não me leve a mal, mas mesmo assim deve admitir que ele foi escrito com um certo desleixo.

Eu acho que mesmo alguém não gostando do Retorno do Rei, não pode dizer alguma coisa que não é verdade, só porque não gostou dele. Tolkien demorou doze anos escrevendo o SdA, revisando, re-revisando, isso em praticamente casa frase.

E talvez tenha sido ingenuidade minha, porque eu não imaginava mesmo que a Éowyn e o Faramir fossem se casar. Eles pareciam muito distantes um do outro no decorrer da história. Só quando foram ambos pras Casas de Cura que eu concluí que fosse acontecer alguma coisa entre eles.
 
Akinendel disse:
As piores partes são á que os Tolkiens faz aquelas descrições super-detalhada dele. Algumas descrições chegam á ter 2 ou 3 páginas só de um lugar. Isso me deixa louco!
Concordo plenamente!! Esse excesso de detalhes acho que é somente pra estudiosos; a galera que não tem pretensão alguma, apenas o simples prazer da leitura, normalmente acaba cansando nessas partes...
Eu muitas vzs pulei alguns parágrafos desses. :tsc:
 
Sir Galaaz disse:
Morte de Saruman: quem viu "Indiana Jones e a Última Cruzada" deve ter gostado pra caramba dessa parte .
Perdoe minha ignorancia, mas eu vi o filme e não entendi a relação. Se puder explicar eu agradeço. :)
.

Galaaz, eu estava pensando na morte do Saruman como ela e retratada no livro, no final do capitulo do expurgo do Condado. Tem um personagem em Indiana Jones e a Ultima Cruzada que morre no final do filme, e acontece com o corpo do cara a mesma coisa que com o corpo do Saruman no SdA. Quando eu li aquela parte, logo lembrei dessa cena do filme.

Sobre o "desleixo na composicao do RdR", eu aceito que alguem possa nao gostar talvez do livro V, que tem um ritmo bem diferente dos outros (eu a-do-ro o livro V, li ele inteiro de uma vez so, da primeira vez). Mas voces acham a mesma coisa do livro VI? O ritmo ali diminui bastante. Essa foi uma parte que o Tolkien escreveu tarde, e o plano inicial dele previa um desfecho bem mais rapido (estou sem meus livros agora, depois ponho nesse post um trechinho pra voces darem uma olhada).

Mais uma coisa. Fui so eu que adorei ler o SdA pela segunda vez, sacando os detalhes que tinham ficado pelo caminho na primeira leitura? Por que a gente tem que entender tudo na primeira vez? Os detalhes estao la, nao vao sair correndo, ok? E nao e desagradavel reler um bom livro com o mesmo prazer de uma primeira leitura.

---

Edit: os planos do Velho para o começo do Livro VI eram para essa parte ser bem mais rápida (de acordo com o Letters):

"Then we shift back to Frodo, and his rescue by Sam. From a high place they see all Sauron's vast reserves loosed through the Black Gate, and then hurry on to Mount Doom through a deserted Mordor."

"Então voltamos para Frodo e seu resgate por Sam. De um lugar alto eles enxergam todas as vastas reservas de Sauron liberadas através do Portão Negro, e então eles se apressam para o Monte Doom através de uma Mordor deserta."
 
Com o mesmo prazer da primeira leitura acho difícil.

Uma das coisas boas de se ler um livro é não saber o que vai acontecer em seguida...


P.S.: Vou parar de dar as minhas opiniões aqui. Chega. Acabei de lembrar porque nunca postei no obras: Tolkien é infalível, todas as obras dele são absolutamente perfeitas, não é mesmo? Não há possibilidade de críticas, só glorificação.
 
Mesmo assim, a gente pode ter surpresas bastante agradáveis numa releitura. Eu ainda consigo me surpreender com algumas coisas que eu encontro nesses livros.

E não é verdade que tudo é glorificação. Minha posição neste tópico é, de fato, diferente da proposta (mais falando a favor de partes do livro do que contra elas), mas não acho que eu tenha glorificado as coisas cegamente.

---

Edit: É bacana quando opinioes diferentes sobre, por exemplo, llivros, sao confrontadas. A gente ve mais deles.
 
V disse:
P.S.: Vou parar de dar as minhas opiniões aqui. Chega. Acabei de lembrar porque nunca postei no obras: Tolkien é infalível, todas as obras dele são absolutamente perfeitas, não é mesmo? Não há possibilidade de críticas, só glorificação.

Eu nunca disse que Tolkien é perfeito... só acho que você criticou alguns pontos que eu não acho que façam sentido. E inclusive tentei mostrar o porquê de cada coisa que eu disse aqui.
Há muitas possibilidades de críticas, eu não gosto de algumas coisinhas também... barbas de anãs, acho o Frodo um protagonista muito sem carisma, etc...
 
O Frodo! Sim, você lembrou de uma das piores coisas.

Mas, sei lá, pra mim aquilo vale porque refletiu na minha leitura. Eu senti... tá, não vamos dizer desleixo porque vc já fez questão de mostrar que toda frase foi pensada e repensada... então... chame de "falta de inspiração".
 
Eu gostei de ler de novo, tinha muitas coisas que eu nem tinha reparado. É interessante que em muitos momentos o livro se refere a fatos que ainda vão acontecer de maneira superficial, aí só quando eu li pela segunda vez eu percebi que ele dava essas dicas sobre o futuro Outra coisa interessante são fatos conexos que ocorrem entre o "núcleo" Sam e Frodo com o "núcleo" Aragorn e Cia só na segunda leitura éu pra entender perfeitamente.
 
Bem, essa é uma das coisas que eu gostei de observar. Especialmente porque eu me enrolei pra caramba com a leitura, no começo :) . Mas tem coisas mais sutis do que isso. Por exempo, no diálogo entre o Gandalf e o Pippin no final do livro III, se você prestar atenção, dá para perceber a saudade que o Gandalf tinha de Valinor, na maneira que ele fala, no suspiro dele. É por essa saudade que ele é tentado a testar a Pedra de Orthanc. O livro não *diz* que ele tinha saudades, mas ela está lá. Esse tipo de coisa passa batido numa primeira leitura.
 
V disse:
O Frodo! Sim, você lembrou de uma das piores coisas.

Mas, sei lá, pra mim aquilo vale porque refletiu na minha leitura. Eu senti... tá, não vamos dizer desleixo porque vc já fez questão de mostrar que toda frase foi pensada e repensada... então... chame de "falta de inspiração".

É claro que Tolkien de perfeito não tinha nada, mas de perfeccionista tinha tudo. "Desleixo" não foi não. É claro que, em comparação com os outros, o livro foi bem mais monótono e previsível às vezes. Mas eu achei melhor do que A Sociedade do Anel.
 
Quando estava lendo o livro pela primeira vez lembro que ficava meio alheia às canções. Somente nessas partes eu não me concentrava e lia rapidamente e por alto.
Já na segunda leitura, eu percebi a função delas no livro e como eram importantes. Uma maneira mais rápida de contar sobre lendas e histórias de outros personagens.
 
É mesmo, o prólogo eh uma m****!!!! Quando vc lê pela 1ª vez, lóóóógico.... não sei se com vcs tb foi assim, mas eu ameeeei quando eu fui ler SdA d nv ( eu já tinha lido O hobbit, silma, e tava lendo CI...) e sabia de quem tavam falando! achei mto lindo! :D
 
Mas tem uma coisa no Retorno do Rei q eu acho q ficou estranha e mal-explicada: Para quem não leu o Silmarillion não dá pra entender pq Frodo, Bilbo, Gandalf, Elrond e Galadriel entraram num barco e foram para o Oeste, e mesmo pra mim, q li o Silma, ficou estranho, eu não entendi direito pq Frodo e Bilbo foram tb pra Valinor.

E você acha que a Martins Fontes não quer vender seus livros??? :?:
 
Se vocês querem falar de leitura complicada, deixa eu perguntar: quem mais aí começou a ler Tolkien pelo Ainulindalë, no original e sem nunca ter lido antes um texto daquele tipo?

(Edit): Ah sim, a dificuldade não deve ter nada a ver com a MF, ok? SdA, que é um livro de literatura inglesa, foi publicado uns quarenta anos antes do Silma, onde se explica o que é Valinor.
 
Éowyn- The White Lady disse:
Eu gosto do Tom!!!! :D é misterioso, gostei mais agora do q da 1°vez q eu li isso é verdade! da 1° vez eu tava muito ansiosa. Pode parecer zoera mais eu gostei do livro todo todinho mesmo umas partes mais outras menos.....Ruim p/ mim sh o final hehehehehehehe fiquei c/ raiva :x não queria q acabasse!!! :(
Também gosto do Tom!!! Mas aquela parte do livro RdR que o Frodo e o Sam ficam andando pra chegar na montanha da perdição é um saco ...eles andaram, dormiram, acodaram, andaram, dormiram e por aí vai. Enche o saco!
 
Saudações Entescas

Swanhild disse:
Se vocês querem falar de leitura complicada, deixa eu perguntar: quem mais aí começou a ler Tolkien pelo Ainulindalë, no original e sem nunca ter lido antes um texto daquele tipo?

Bom, eu não cheguei à este extremo , mas eu entrei em contato com a obra do Tolkien através de uma edição de 1981 em português de Portugal (da Europa-America) dos Contos Inacabados! E na época eu só tinha 14 anos, então imagine a dificuldade para entender sobre que diabos era aquele livro ! :confuso: :osigh:
Também lembro da primeira vez em que li o SdA, um ano depois de ter lido o contos inacabados, quando chegou na parte do confrnto de Frodo & cia contra os Espectros no Topo do Vento. Quando teve a descrição dos Espectros e quando a faca do Nazgul se dissolveu em contato com o Sol, eu pensei "Será que eles são elfos negros?".......hehehehe AD&D em excesso na época..... :roll: :lol: :roll:
Em relação às partes ruins do SdA: bom, no geral a obra é impecável, mas eu lembro que das primeiras vezes em que li a obra (não sei mais quantas vezes eu li o SdA, perdi a conta na casa das duas dezenas.... :P :mrgreen: ), eu achava altamente enfadonhas as canções, e nem as lia, indo direto para a narrativa. Ah, e eu gostei do Prólogo , me ajudou a entender um pouco o que eu já tinha lido (Contos Inacabados) e a me preparar para o que eu ia ler, especialmente a parte com o resumo do O Hobbit.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo