• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a "moral"??

Excluído032

Excluído a pedido
Bom gente sempre quando vejo um filme,leio um livro,ouço uma historia no final ou no decorrer dos acontecimentos vejo que tem muito mais do que está escrito ou sendo visto por nós.

Quase sempre os grandes autores nos fazem pensar sobre algo a mais,algo muito maior do que a própria história.Eles nos transmitem valores bons e ruins, eles traçam paralelos da historia com as nossas vidas as vezes de forma direta e indireta.

Usam os mundos que eles criaram para passar a sua mensagem através de suas obras, fazem as personagens para figurar o nosso mundo de uma foram diferente.Os grandes escritores,diretores,artistas sempre deixam mensagens nas entrelinhas, não nos dão as respostas prontas,em alguns casos as mensagens subliminares, algo escondido em suas obras.

Gostaria de saber que mensagem TOLKIEN deixou para você, qual a moral de toda sua obra para você,que valores das obras dele q você levarai para sua vida ou não?

Ou vocês acham q Tolkien não quis dizer nada com seus livros, "apenas" conto uma historia muito rica e interesante,um universo gigantesco apenas para compartilhar com o mundo?
 
Ou vocês acham q Tolkien não quis dizer nada com seus livros, "apenas" conto uma historia muito rica e interesante,um universo gigantesco apenas para compartilhar com o mundo?

É o que eu acho. Claro, que dá pra tirar muitos valores das obras, mas eu não cho que Tolkien tenha passado algo premeditado. (Talvez em algumas das cartas tenha algo sobre isso, mas nunca li.)
 
a meu ver ele deixou um mundo completamente novo, onde a força de vontade é um combustivel que pode te levar a lugares de varias formas... sei lá cara eu não sei... eu viajo muito nessas paradas mas, muito já se falou disso ele deixou aberta as portas de um mundo para onde eu sempre voltarei... a imaginação :cool:
 
Minos falo, algo muito forte mermo que ele passa, que a forca de vontade e um grande arranco ja.
Mais acho que ele deixa muitas coisas para que a pessoa se identifique, amizade, companherismo, leadade e etc.
Me identifico muito com as leituras que fiz de tolkien e com o filme tambem, pelos valores que ele aplica aos bons e maus personagens de suas historias, muito magnificas ne.
E como minos mermo sita a porta da imaginacao, realmente algo que ninguem nunca deve fechar *-*
Ps... a minha acho que fica aberto tempo ate de mais num dia so...
 
Quando penso em toda a obra que eu conheço, consigo imaginar várias coisas boas no que concerne a boa índole e ao caráter humano, ele enfatizou em muitos personagens sentimentos humanos que normalmente são repulsivos como a ganância, o ódio, a inveja. Na minha opinião, mais do que um mundo fantástico ele foi quase um Nelson Rodrigues mostrando o ser humano como ele é mesmo e isso dói.
E do outro lado da moeda ele colocou nas suas obras o valor das amizades, o perdão, o afeto sem querer nada em troca enfim, acho o grande ensinamento foi mostrar o que realmente somos.
 
Na minha opinião ele deixou bem marcado o valor de uma amizade verdadeira e que ela pode fazer muitas coisas aparentemente impossiveis.
 
Pra mim a grande moral está no poder da amizade e também que o destino de cada um não está definido por sua raça ou sua origem. "Quando os grandes e poderosos falham, a ajuda costuma vir da mão dos pequenos."
 
Podemos falar de um modo abrangente das obras de Tolkien, são extremamente complexas, e tão curiosas em suas complexibilidade que nos encanta poder ler cada linha e poder tirar varias conclusões disso.
Era um dom, o Mestre poder passar muitos sentidos em poucas frazes.
E se formos tirar uma Moral, tanto positiva, quanto negativa (pois existem, querendo ou não), seria:
Amor: acima de tudo Tolkien nos transmite amor, amor por criar um mundo, ele teve amor no que fez, nos mostra que tudo o que devemos fazer é com vontade, não de qualquer jeito.
Amor entre raças, aceitação, amor verdadeiro, amor a coisas materiais, exemplos disso tem em cada pagina de todos os seus livros.
Amizade: Tolkien manteve um elo entre todos os seus personagens, TODOS tinham amigos, o cultivo da amizade, lealdade, nobreza, são algumas forma de amizade que encontramos em toda a sua obra.
No mas receio que a Moral mais forte que Tolkie deixa muito claro em suas obras são essas.
 
Acho que Tolkien não passou, intencionalmente, uma mensagem. Mesmo assim, com as histórias que ele criou, é possível aprender uma lição importante (o poder da amizade, por exemplo).
 
Uma frase de Galadriel nos filmes que resume bem isso:

"Mesmo as menores criaturas podem mudar o rumo de uma história"
 
Não creio que a intenção de Tolkien fosse passar uma moral, como nos antigos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm, com o fim do tipo "Moral da História".
Creio que as obras de Tolkien nem mesmo foram criadas com o intuito de passar valor algum: eles simplesmente brotaram, como devem brotar as lições mais simples e essenciais para toda a Humanidade, como a compaixão, o valor pela amizade, a luta seguida de vitória, a esperança, o amor, etc, etc, etc.
Tolkien nos mostra de forma perfeita todos estes valores que, de tão falados e "batidos", normalmente tendem ao tédio, mas que cerceiam magistralmente suas obras e resgatam de forma magnífica cada um deles.
 
Como já dito, existem muitas ramificações que Tolkien nos trás, ora sutilmente e ora nitidamente, através de suas obras.Seria difícil escrever uma lista ou até mesmo uma longa resposta com todas, pois existem inúmerias interpretações que podem ser extraidas de suas obras.Ao longo delas, você pode ler certas passagens que deixam claro um empurrãozinho para a reflexão.Um deles seria:

"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte."

"Eu levarei o anel.. apesar de não saber o caminho"

Aliás, existe um tópico aqui na Valinor no qual os usuários postaram frases que são (ou não) pertinentes à verdadeira raíz da obra.O que eu achei mais profundo nas obras de J.R.R Tolkien foi, simplesmente, a existência da coragem, exercida pela mais pequena criatura da TM.Imaginem só: um hobbit, menor que um humano, carregando um anel por caminhos ainda não trilhados, peregrinando pelos ermos atrás da libertação dos povos livres...Apenas sua coragem e ímpeto que vinha de seu âmago possibilitou-lhe ter forças para completar a demanda.Resistir ao poder apocalíptico do anel..De guerreiros como Boromir, que, apesar de aparentemente ser valente, perdeu o controle...Passar por Barlogs, por Shelob, levar aquela facada no topo do vento, e putz...Muitas outras coisas..Tudo por um objetivo..O anel.Acho que Tolkien põe algo bem grande (a libertação do domínio do mal) em algo bem pequeno (um simples anel).
 
Não creio que a intenção de Tolkien fosse passar uma moral, como nos antigos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm, com o fim do tipo "Moral da História".
Creio que as obras de Tolkien nem mesmo foram criadas com o intuito de passar valor algum: eles simplesmente brotaram, como devem brotar as lições mais simples e essenciais para toda a Humanidade, como a compaixão, o valor pela amizade, a luta seguida de vitória, a esperança, o amor, etc, etc, etc.
Tolkien nos mostra de forma perfeita todos estes valores que, de tão falados e "batidos", normalmente tendem ao tédio, mas que cerceiam magistralmente suas obras e resgatam de forma magnífica cada um deles.

Na real, a forma como ele colocou esses valores em gestos humildes dos seus personagens é que acresceram a ele o título de mestre, é bem observável que muitos dos mais sábios pouco dispunham de bens, a maior virtude era a beleza da simplicidade de gestos simples.
 
A obra de Tolkien, por incrível que pareça, levou-me muito a refletir sobre a morte:roll:. Isso porque passei, graças a algumas lidas, a refletir sobre a vida após a morte. Nem somente isso, sobre as atitudes para com nossos amigos que morreram, se ele deve ser lembrado ou esquecido. Além disso, esses valores já comentados : lealdade, companheirismo...:joy:
 
Percebo que ao invés de querer "passar uma moral" Tolkien se preocupou em criar um universo. Claro que há várias pequenas lições que podem ser extraídas de seu trabalho... mas onde eu percebo mais cuidado e um melhor detalhamento, é na construção de seu mundo... a sua história, suas línguas, paisagens...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo