• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a mitologia que Tolkien criou?

Grega=Zeus, Egipcia=Rá, Tolkeniana=Eru
Grega=Ares, egipcia=Seth, tolkeniana=Melkor.

por que incompativeis? eru é o pai dos vlar, que são quase, como deuses, logo ele correspoderia na mitologia grega a zeus e na egipcia a rá, na nordica a odim, Ulmo não é um deus é um valar, mas ele coorespoderia a poseidom, melkor não é deus é um valar, mas se compararia a seth na egípcia a ares na grega ea loki na nórdica...,

Eru é um deus criador, o primeiro e o único de sua estirpe. Já Zeus não é criador de porcaria nenhuma a não ser dezenas de filhos, além de fazer parte da Terceira Geração Divina. Ambos conceitos diferem muito também do deus Rá.

Já Ares é um deus ingenuamente belicoso, e só. A relação entre Seth e Melkor até tem algum sentido na parte das atitudes traiçoeiras de ambos, diferentes de Loki, que partilhava da companhia dos próprios Aesires, aos quais só travará combate no Ragnarok.

A relação entre Poseidon e Ulmo é que ambos são simplesmente o deus dos mares. Mas divindades marítimas existem em qualquer mitologia de qualquer povo que tenha contato com o Mar...

O que quero dizer, é que é perigoso buscar relações apressadas em tudo que apresente semelhanças. Existem distinções gritantes entre as mitologias e divindades que tu relacionou. Mas é um exercício bastante proveitoso que tu propôs. Levou a uma boa discussão.:joinha:
 
Bom um livro muito bom, para talvez esclarecer um pouco, as fontes de inspiração de Tolkien, ou as "mitologias" que influenciaram, eh o
J.R.R. Tolkien Sobre Histórias de Fadas.


uma prévia:
"esse ensaio é um dos elementos fundamentais para entender muitos dos pensamentos e das inquietações que levaram à criação do universo fantastico Tolkieniano."

Complementando...
Tolkien era um brilhante estudioso da lingua anglo saxã e da Inglaterra Medieval.


Eh isso Espero ter ajudado.
Brilhante Tópico
Abraço a todos
 
Sim, "brilhante estudioso de anglo-saxão e Inglaterra medieval"... E também da língua finlandesa, do kalevalla, da história dos povos europeus, etc...
 
Última edição:
Eru é um deus criador, o primeiro e o único de sua estirpe. Já Zeus não é criador de porcaria nenhuma a não ser dezenas de filhos, além de fazer parte da Terceira Geração Divina. Ambos conceitos diferem muito também do deus Rá.

Já Ares é um deus ingenuamente belicoso, e só. A relação entre Seth e Melkor até tem algum sentido na parte das atitudes traiçoeiras de ambos, diferentes de Loki, que partilhava da companhia dos próprios Aesires, aos quais só travará combate no Ragnarok.

A relação entre Poseidon e Ulmo é que ambos são simplesmente o deus dos mares. Mas divindades marítimas existem em qualquer mitologia de qualquer povo que tenha contato com o Mar...

O que quero dizer, é que é perigoso buscar relações apressadas em tudo que apresente semelhanças. Existem distinções gritantes entre as mitologias e divindades que tu relacionou. Mas é um exercício bastante proveitoso que tu propôs. Levou a uma boa discussão.:joinha:

são apenas comparações superficiais colega, sem aprofundamento nenhum, não precisa levar tão a sério aponto de procurar estudar profunadaente as mitologias para rebater essa questão, superficialmente, bem superficialmente tem muito a ver, principalmente para os leigos novatos aqui que não entendem muito ainda sobre tolkien, é tipo eu fazer como na escola se faz, diz uma coisa quando somos novos ainda tipo de 1° a 4° série e depois mais pra frente, agente aprende que não é bem assim e vc quando falou da relação de ulmo e poseidon explicou literalmente o como eu tenho falado e como eu quero que entendam essa comparação
A relação entre Poseidon e Ulmo é que ambos são simplesmente o deus dos mares
, exatamente isso simples e direto foi assim que eu quiz falar.entendeu.:cool:
 
Última edição:
Ei, tranquilo, eu também só pensei nisto recentemente... Por isto que eu aprecio este fórum, ele é um lugar onde eu posso conversar sobre assuntos que eu gosto com pessoas inteligentes de todos os lugares, e assim ampliar minhas opiniões pessoais... É que aqui na cidade onde eu moro, por exemplo, não tem mais ninguém que eu conheça que seja fã do Tolkien, do SdA, que goste sequer de história (antiga, clássica, oriental, medieval, moderna ou contemporânea, tanto faz), é difícel conseguir conversar sobre temas "não-convencionais" e super interessantes, como os contidos em tópicos como este... Valeu a todos...
 
são apenas comparações superficiais colega, sem aprofundamento nenhum, não precisa levar tão a sério aponto de procurar estudar profunadaente as mitologias para rebater essa questão, superficialmente, bem superficialmente tem muito a ver

Na verdade, estudo mitologias desde bem pequeno...

Tá bom, superficialmente, botas e bolsas também tem muito a ver...

Só me pareceu que tu queria comparar sobrepondo uma mitologia à outra, buscando similaridades arquetípicas pra explicitar a influência das demais mitologias sobre a obra de Tolkien. Entendi mal.

E também da língua finlandesa, do kalevalla, da história dos povos europeus, etc...

Conhece o Kalevalla Lobo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo