1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

qual a mitologia dos elfos vc mais gosta ou acha interresante?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Não Registrado, 21 Ago 2008.

  1. Não Registrado

    Não Registrado Visitante

    a varias mitologias que contam as historias dos elfos como :

    Os elfos na mitologia Nórdica:

    Nesta mitologia os elfos chamam-se Alfs ou Alfr, também chamados de "elfos da luz" - Ljosalfr. São descritos como seres belos e luminosos, ou ainda seres semi-divinos, mágicos, semelhantes à imagem literária das fadas ou das ninfas. De fato, a palavra "sol" na língua nórdica era Alfrothul, ou seja: Raio Élfico; dizia-se que por isso seus raios seriam mortais a elfos e anões.

    Os elfos na mitologia Escandinava:

    Na mitologia escandinava moderna, praticamente só existem elfas, que vivem em colinas e montes de pedras. As älvor (sing. älva) suecas são moças belíssimas que vivem na floresta com um elfo-rei. Têm vida longa e são de natureza jovial. São representadas como louras, vestidas de branco e, como a maioria das entidades no folclore escandinavo podem ser terríveis quando ofendidas. Nos contos, freqüentemente causam doenças. As mais comuns e menos perigosas são sarnas ou brotoejas chamadas älvablåst "golpe élfico". Pode-se apaziguar as elfas com uma oferenda (de preferência, manteiga) posta em um "moinho élfico" - um costume talvez derivado do álfablót dos antigos nórdicos.

    Os elfos na mitologia Alemã:

    No épico medieval alemão Nibelungenlied "A Canção dos Nibelungos", um anão chamado Alberich tem um papel importante. Alberich significa literalmente "rei-elfo", o que contribui para a confusão de anões com elfos já observada nos Edda. Através do francês Alberon, o mesmo nome originou o inglês Oberon - rei dos elfos e das fadas (fairies) em Sonho de uma Noite de Verão de Shakespeare.

    No folclore alemão posterior à cristianização, os elfos passaram a ser descritos como entidades travessas que causam doenças ao gado e a pessoas e trazem maus sonhos. A palavra alemã para "pesadelo", Albtraum, significa "sonho élfico". A forma arcaica Albdruck significa "peso (ou pressão) do elfo"; acreditava-se que os pesadelos eram o resultado de um elfo sentando-se sobre o tórax do sonhador. Esse aspecto da crença alemã nos elfos corresponde em boa parte à crença escandinava nos mara e às lendas cristãs sobre íncubos e súcubos.

    Os elfos na mitologia Inglesa:

    A palavra elf do inglês moderno vem do inglês antigo ælf (pl. ælfe, com variantes como ylfe e ælfen). Originalmente, referia-se aos elfos da mitologia nórdica, mas também as ninfas dos mitos gregos e romanos foram traduzidas pelos monges anglo-saxões como ælf e suas variantes.


    Elf-shot (ou elf-bolt ou elf-arrow, "flecha élfica") é uma palavra encontrada na Escócia e Norte da Inglaterra desde o século XVI, inicialmente com o sentido de "dor aguda causada por elfos", mas que depois passou a denotar pontas de flecha de pedra lascada, do neolítico, que no século XVII eram atribuídas pelos escoceses aos elfos e usadas em rituais de cura. Supostamente eram também usadas por bruxas (e, talvez, elfos) para causar mal a pessoas e gado. Tufos de cabelo embaraçado eram chamados elf-lock "madeixa élfica" e supostamente causados por travessuras dos elfos. Paralisias repentinas eram às vezes atribuídas a golpes élficos.

    Já nos contos populares do início da Idade Moderna, os elfos são descritos como entidades pequenas, esquivas e travessas, que aborrecem os humanos ou interferem em seus assuntos. Às vezes, são consideradas invisíveis. Nessa tradição, os elfos se tornaram sinônimos das "fadas" originadas da antiga mitologia céltica, como os Ellyll (plural Ellyllon) galeses.

    Os elfos na mitologia Tolkieniana:

    Agora é que as coisas ficam interessantes. Elfos era um termo genérico usado por Tolkien, o nome original desta raça era quendi, que significa "oradores" pois eles foram as primeiras criaturas do mundo com o dom da fala. Mas o nome pelo qual foram conhecidos para sempre foi Eldar, que significa "povo das estrelas" pois haviam nascido quando não existia ainda o sol e apenas as estrelas iluminavam o mundo. Tolkien não foi um irresponsável quando criou o povo élfico. Existe uma metafísica profunda de causa e efeito em suas caracteristicas. Não foi o caso de simplesmente dizer "elfos são imortais" e acabou a discussão, mas sim de esclarecer o "porque" de serem imortais e como isso afeta seu comportamento. Os elfos de Tolkien eram fisicamente iguais aos homens. Não eram baixinhos nem gigantes, e embora tivessem uma altura média de dois metros, isso não era nenhum absurdo. A diferença física mais marcante em relação aos homens era sua perfeição, pois não tinham defeitos físicos, nenhum! Eram todos belos como modelos de capa de revista, sem exceções.
     
  2. cpm22

    cpm22 Visitante

    claru que eu gostos dos elfos do mundo de tolkien sao mais belos as historias sao mais bonitas e sao mais aceitaveis pelos os admiradores do elfos
     
  3. Edu

    Edu Draper Inc.

    Quando você usar uma informação extra-Valinor, cite a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    para que as pessoas possam lê-la na íntegra. O artigo do Mith lá na Dúvendor tem alguams informações que você não colocou aí que são bem bacanas =]
     
  4. Gilraen

    Gilraen Speak, friend, and enter.

    Os elfos de Tolkien são indescritíveis.
    Detesto a ideia de algumas mitologias em que comparam elfos a fadas...
    ...nada a ver! -.-
     
  5. cpm22

    cpm22 Visitante

    Quando você usar uma informação extra-Valinor, cite a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    para que as pessoas possam lê-la na íntegra. O artigo do Mith lá na Dúvendor tem alguams informações que você não colocou aí que são bem bacanas

    pode deixar na proxima vou citar a fonte querido ok!!:)
     

Compartilhar