• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a melhor interface gráfica?

Qual a melhor interface Gráfica?

  • Gnome

    Votos: 0 0,0%
  • KDE

    Votos: 2 13,3%
  • Fluxbox

    Votos: 1 6,7%
  • Blackbox

    Votos: 0 0,0%
  • Blanes

    Votos: 0 0,0%
  • Enlightenment

    Votos: 0 0,0%
  • Window Maker

    Votos: 1 6,7%
  • IceWM

    Votos: 0 0,0%
  • Interface Gráfica do MS Windows

    Votos: 9 60,0%
  • Outra (Cite no tópico)

    Votos: 2 13,3%

  • Total de votantes
    15

Alucard

Um completamente aleatório
Eu estava verificando as interfaces gráficas que podemos trabalhar nos sistemas operacionais, e acabei por ter uma terrível dúvida:
Qual interface gráfica é a melhor?
Por que você acha isso?


Poste a sua opinião!!!
 
Última edição:
Até aki, só usei a interface do Windows e do KdE .. cada uma possui sua vantagem, suas facilidades, suas dificuldades ..
 
Última edição:
Deriel disse:
Windows, sem sombra de dúvida
Caramba, faz tempo que eu não via posts do Deriel... :think:
Bowser disse:
Vocês já viram a Aero do Windows Vista? Não falo em screenshots, falo ao vivo mesmo. :obiggraz:
Eu já ví. Ela é incrivelmente bonita mais muito, mais muuuuuitooo pesada meeesssmo...

A que mais gosto para trabalhar é o Fluxbox.
Apesar de o gerenciador de janelas ser fraco em relação programas próprios (diferente do KDE e Gnome que possuem centenas de programas desenhados para os seus respectivos sistemas de gerenciamento de janela), é muito bom e estável. As configurações, embora dêem um pouco de trabalho, agilizam muito o trabalho, até porque foi escrita pelo usuário, o que faz que seja "adaptado" à você...

Agora, para jogos e para usar em casa, onde não é necessário muito desempenho, eu tenho que adimitir, sem dúvida a área de trabalho do Windows é fenomenal.

Votei no Fluxbox porque eu trabalho mais do que me divirto... :disgusti:
 
Omykron disse:
pode votar em kade + gnome?
Bem que eu tentei editar as preferências do enquete para votar em multiplas escolhas, mais não deu... a opção não apareceu....
Se você como mod puder fazer isso, pode! :dente:
 
XFce (www.xfce.org), leve, simples, funcional e de acordo com os padrões do free-desktop (assim como KDE e GNOME), usa GTK2 e se integra muito bem com todas as aplicações do GNOME.

Em termos futuristas, muito legal a Looking Glass (Sun): http://java.sun.com/developer/technicalArticles/J2SE/Desktop/lookingglass/index.html

Ambiente totalmente 3D (para que minimizar a janela se você pode colocá-la lateralmente, como um livro? Em ambientes 3D, é o que está mais avançado. O foda é instalar Java no FC4 para fazer funcionar (e deve ser um pouco lento um ambiente em Java).

Quanto ao Windows, sem comentários... não tem coisa pior... como é que tantos usuários podem viver sem desktops virtuais (ou múltiplos, se desejarem)... nada como organizar cada coisa em seu lugar :) A interface do XP é mais "mamãe sou gay" que o normal :puke:
 
Elurasto disse:
como é que tantos usuários podem viver sem desktops virtuais (ou múltiplos, se desejarem)... nada como organizar cada coisa em seu lugar
Boa pergunta, eu não conseguiria viver sem áreas de trabalho virtuais... :g:
 
Esse tópico poderia ter alguma utilidade se as pessoas dissessem por que gostam da sua interface gráfica preferida. E mais ainda se elas também dissessem o que não gostam nelas, ainda que isso não atrapalhe a escolha como "a minha preferida".
 
Cildraemoth disse:
Esse tópico poderia ter alguma utilidade se as pessoas dissessem por que gostam da sua interface gráfica preferida. E mais ainda se elas também dissessem o que não gostam nelas, ainda que isso não atrapalhe a escolha como "a minha preferida".
Bem, gostei da idéia.
Eu escolhi o Fluxbox porque, além de ser uma interface incrivelmente leve, me permitindo abrir variados programas ao mesmo tempo sem perda no desempenho, ainda tem algumas funcionalidades muito interessantes, como a organização de atalhos do teclado, o que ajuda pracas.
Para quem está aprendendo à mexer em sistemas Linux, é muito interessante porque todas as modificações que a pessoa quiser fazer, têm que ser feitas editando o código fonte, o que é muito legal, principalmente para quem deseja começar à progamar em script shell :D
A customização do visual é total, e permite que você crie temas muito bons à partir de poucas edições... Eu inclusive fiz uma apostila/tutorial de como usar o Fluxbox, mais que ainda não está concluída. Caso alguém queira dar uma olhada, eu coloco aqui como anexo.
Nota: no Kurumin o fluxbox é totalmente customizado para o sistema, o que faz com que o desempenho seja muito bom sem muitas edições. Para quem tem o Kurumin Linux instalado no PC, vale a pena dar uma olhada. :joinha:

Bowser disse:
Aquela interface 3D em java já existe ou ainda tá em desenvolvimento?

Não entendo a utilidade de desktops virtuais. Já tentei usar o Multi-Desk do hydravision, o nView Desktop (quando eu tinha uma geforce), mas não consigo achar utilidade praquilo.... eu acabo sempre esquecendo que tenho um programa aberto no outro desktop e acabo abrindo outro :lol:

Ah sim, eu uso AikonXP
NO Gnome e no KDE aparece uns "quadradinhos" que indicam quais interfaces você está usando, e que programas estão abertos (dependendo do programa), não tem como Se eu não me engano, o Enlightenment também tem essa funcionalidade... :think: Mais acho que dá para colocar umas 64 áreas :blah:

Aikon é um modificador de shell assim como o Aston? :o?:
 
O Aston é mais ou menos o mesmo estilo... se tiver interesse, dá uma olhada nos skins---> www.astonsell.com
A diferença do fluxbox é que não é preciso fazer isso, ele por sí só já é totalmente customizável... 8-)
Mais no windows, eu apelo para o Aston, porque o visual nativo do sistema é muito, estranho... :eek:

Sobre os "quadradinhos", dá uma olhada nesse screen da minha máquina no Gnome.

Note que ele preserva a posição das janelas nesses "mini desktops", o que é uma funcionalidade muito legal... :D
 
Bowser disse:
Aquela interface 3D em java já existe ou ainda tá em desenvolvimento?

Acredito que sim. Baixei algumas das bibliotecas, mas o pessoal do JPackages.org avacalhou algumas dependências e não consegui baixar tudo via yum (e instalar Java no Fedora Core 4 não é muito divertido, ainda mais quando não é sua linguagem preferida :disgusti:).

No entanto, como quase todo software livre, tudo está em contínuo desenvolvimento. A interface já deve ser usável (tanto que existem screenshots dela em execução), mas novas funcionalidades devem ser adicionadas continuamente. Existe outra interface 3D, não dependente de Java, mas é derivada do FVWM (tosco demais), chamada Metisse (http://insitu.lri.fr/~chapuis/metisse/index.html).

Aliás, existe um bom catálogo sobre Window Managers em: http://xwinman.org/
 
Executáveis em Java? :ahn?:

Java é portável para qualquer plataforma que tenha a JVM instalada. Se eles já disponibilizaram o código compilado para a JVM (bytecode), ele vai rodar em qualquer plataforma (você só vai precisar de algumas bibliotecas extras, como java3d, por exemplo).

A princípio, é só instalar tudo e rodar. Talvez tenha algum tutorial no site deles, não procurei muito (só olhei o que precisava para poder fazer funcionar no Linux e fiquei com preguiça :tsc:).
 
Escolho KDE, levinha, mas ainda precisa de melhorias...
A do Windows é bunitinha, mas muito pesada...

Agora, em termos de acesibilidade de funções avançadas do sistema pela interface, Windows ganha de 100 a zero...
 
Eö Calmcacil disse:
Escolho KDE, levinha, mas ainda precisa de melhorias...
A do Windows é bunitinha, mas muito pesada...

Agora, em termos de acesibilidade de funções avançadas do sistema pela interface, Windows ganha de 100 a zero...
O único problema é que isso acarreta um graaandeeeee problema na segurança do sistema. Ele é muito entrelaçado à interface gráfica e ao navegador de internet (IE). :tsc:
Se o windows separasse melhor os seus aplicativos do shell do sistema, com certeza seria um SO mais seguro... :joinha:
 
Alucard disse:
O único problema é que isso acarreta um graaandeeeee problema na segurança do sistema. Ele é muito entrelaçado à interface gráfica e ao navegador de internet (IE). :tsc:
Se o windows separasse melhor os seus aplicativos do shell do sistema, com certeza seria um SO mais seguro... :joinha:
Exatamente, tem que ser um meio termo, mas e pra aquela pessoa que é usuária final MESMO, não sabe nem como rodar scandisk pelo executar? Aí não dá mesmo...
 
É, esse é o grande problema do usuário final. NOrmalmente eç não está muito disposto à aprender muita coisa... :tsc:
E nesse aspecto, a interface do Windows é superior, sem dúvida; embora peque feio na segurança do sistema...
 
Isso é muito relativo. A interface do MS-Windows não é superior por nenhum mérito que possa apresentar. Algumas coisas simplesmente não fazem sentido, como clicar em "Iniciar" para desligar a máquina. :)

A popularização da interface do MS-Windows é tem que ser levada em conta. Qualquer cursinho de informática básica meia-boca só ensina Windows. Aliás, cria automatismos, não é a mesma coisa que ensinar. :)

Outro ponto importante é que muitos usuários dizem que usam MS-Windows, mas não estão trabalhando no SO subjacente. Para eles, usar MS-Windows é chegar no trabalho, abrir o MS-Word, o MS-Excel ou qualquer outro aplicativo que esteja habituado a trabalhar (e-mail, um navegador, etc.) e ficar apenas nisso todo o restante do dia. Formatar disquetes, conheço muita gente que nem sabe o que é isso, já que há anos eles vêm pré-formatados. No máximo, abre uma janela do Explorer através do ícone "Meu Computador" e apaga todo o conteúdo. Isso é usuário final, extremamente "especializado" apenas na sua função (coisa de fazer Taylor se contorcer de alegria).

Já vi pessoas terem contato com o GNOME pela primeira vez que usaram um micro e não conseguem usar o Windows. A facilidade de uso da interface está na criação de automatismos para que o usuário não tenha que pensar para executar uma ação, que tudo esteja o máximo possível ao seu alcance. Por exemplo, colocar um CD ou uma pen-drive na máquina e aparecer diretamente no Desktop o ícone para acessar os arquivos, em lugar de abrir um navegador de disco para poder acessar. Muitas pessoas adoram isso (só destacando: eu não uso o GNOME).

E por outro lado, muitos especialistas consideram a interface da Apple muito superior ao MS-Windows e muito mais fácil para o usuário. Usuários do Mac podem falar isso com mais propriedade (refiro-me às versões do MacOS até a 9, pois o MacOS X é baseado em Unix).

P.S.: KDE leve? Para mim, é o ambiente mais chato para se rodar em máquinas com pouca memória... Muitos efeitos da interface consomem uma memória colossal...
 
Eu uso bagari, tanto as GUI do Linux, quanto a do Windows, mas se tem alguma coisa que a MS faz, e faz muito bem, são as interfaces gráficas.

PQP, eu vi um preview do Windows Vista e o negócio ta fenomenal!
Claro que isso só se aprica a maquinas poderosas porque se for em maquinas zuadas é configuração minima na certa.
É uma pena que não deu pra instalara com o novo sistema de arquivos, to super curioso pra saber.

Aé, o mais legal é a chupinhada que fizeram no Netscape/Mozilla em relação as abas. Se desse pra colocar skins no IE 7 ia ser a mesma coisa do Firefox.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo