• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a maior lição que vocês tiraram dos livros de Tolkien?

"Uma mão queimada ensina mais do que um simples aviso."

Isto é o que Gandalf diz para Pippin, depois deste ter pego o palantir...

Acho que a grande lição é a amizade, o amor incondicional e a simplicidade. O grande erro dos vilões é a arrogância, Saruman e Sauron subestimaram seus adversários... Sauron enxergava muito longe, mas esqueceu do óbvio, olhar ao redor!!
Já a amizade trouxe a força, a união dos personagens; sem a confiança depositada nos companheiros, a sociedade não chegaria nem em Lórien...
 
A minha grande lição, foi sobre as escolhas q são postas em nossos caminhos. Desde q somos dotados de livre arbitrío, elas são uma constante em nossas vidas e por mais dolorosas, difíceis e equivocadas q elas possam se tornar o dom de poder escolher deve ser encarado como uma dadíva. Dadíva porque nestas escolhas reside o bem supremo da liberdade, e conviver com os erros e acertos delas nos torna fortes o suficiente para aceitá-las ou não. As escolhas sempre tiveram um peso enorme sobre mim e eu estou constantemente em luta comigo mesma e de certa forma foi como se o Professor me dissesse: Vá escolha, vc não pode fugir. Mas quem sabe a recompensa q te espera no final?
 
Bom...acho que para mim foi que As Aparências enganam,como é o caso de Passolargo. Que uma amizade verdadeira pode fazer muita diferença dentro de nossas vidas, Frodo e Sam. Apesar de grandes diferenças entre as pessoas, elas conseguem conviver bem se se gostam realmente, Legolas e Gimli. Mas eu acho que as frases de Gandalf foram muito significativas para mim "Algumas pessoas que estão vivas merecem morrer, e algumas que estão mortas merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar" e "Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado"...

Senhor dos Anéis mudou minha vida para melhor, pois tem muitas lições escondidas dentro dele. :obiggraz:
 
Eu tirei várias coisas boas de SDA e uma das que eu mais dou valor é a de ter perseverança, mesmo quando se parece impossível continuar em frente . Pois sem ela Frodo , Sam e nenhum outro personagem do livro iria conseguir fazer o que tinham que fazer mesmo com as circunstâncias parecendo aterradoras .
 
Bom.. aquela frase do Gandalf "Alguns que vivem merecem morrer, e alguns que morrem merecem viver. você pode lhes dar vida? Tudo o que você tem que fazer é decidir o que fazer com o tempo lhe é dado." é muito linda, gosto muito dela...
Mas o Sda me fez refletir bastante sobre a morte, principalmente quando ouvi pela primeira vez a expressão "a dádiva dos homens". Pensei: "nossa, morrer pode ser ruim... mas o contrário, viver para todo o sempre... e mesmo quando estiver cansado de viver saber que ainda tem que viver por mais 1000, 2000 anos e mais e mais.... deve ser tão desesperador". Esse pensamento me ajudou a ter um pensamento um pouco mais "otimista" sobre a morte..., (mesmo que na hora da morte de um ente esse pensamento não valha de nada).
 
Que a união faz o açúcar... :obiggraz: (eu sei...essa é velha...)
Mas, realmente a principal lição é que união em torno de um objetivo, independente do "eu" de cada pessoa envolvida. Somos seres humanos, e cada um de nós carrega uma história, uma personalidade e que, cabe a nós, aceitar ou se adaptar às pessoas diferentes que nos cerca.
:grinlove:
 
A maior lição q eu tive, foi aprender a respeitar e realmente se interessar por uma obra.
Antes de ler o Senhor dos Anéis, eu simplesmente ODIAVA ler livros, e, se os lia, era pq alguém me mandava... ( e não era por falta de incentivo em casa, afinal, minha mãe é professora e meu pai jornalista)
Mas com Tolkien foi diferente: eu comecei a ler por livre e espontânea vontade, e simplesmente me apaixonei pelo que estava lendo, tanto que, estou lendo a trilogia pela segunda vez (enquanto não compro o Silma!), coisa q eu nunca imaginei fazer há uns 5 anos atrás...
Mas qdo li os livros, o personagem que mais me comoveu e me ensinou foi Gollum... entendo perfeitamente a compaixão que Frodo sentiu por ele, e o que Gandalf disse sobre ele, a famosa frase "Alguns que vivem merecem morrer..." é a melhor do livro pra mim! Pode parecer clichê, mas é minha opinião...
E sobre Tolkien não fazer alegorias... ele realmente não as fazia.. mas é inevitável, para nós leitores não "utilizar" alguns pontos e transpô-los para a atualidade... quem disse que essa frase aí de cima q eu citei não pode ser citada numa discussão contra a pena de morte?
Não q Tolkien estivesse dizendo q era contra isso, isso não tem nada a ver...

Nossa, escrevi demais... espero q tenham entendido meus pontos de vista! :wink:
 
A minha lição foi: não usar anéis.

Decidi que nunca vou casar ou ficar noivo por causa disso...

Ah sim, claro... teve o lance da amizade tb... 8-)

[]'s
 
Uma grande lição é não duvidar das pessoas simplesmente pelo jeito como elas aparentam. Pequenos e fracos também podem fazer a diferença.

Além disso tem o fato de que até mesmo a menor das criaturas pode mudar o mundo. Transparece um pouco da minha idéia de que todos nós influenciamos o mundo, mais ou menos, mas influenciamos. Isso faz termos mais consciencia das nossas ações, e mais responsabilidades sobre nossos atos.
Somos todos responsáveis.
 
A maior lição que posso tirar da obra de Tolkien é que por muito insignificantes que sejamos, por muito pouco valor que possamos ter, todos nós temos uma palavra a dizer quanto ao futuro da humanidade! Eu sozinha não mudo nad, mas se ninguém der o primeiro passo, nada mesmo será feito!! :grinlove:
 
Acho que a maior lição que tirei foi que tudo passa. não adianat querer viver no ontem, querer segurar o tempo, a vida vai passar de qualquer maneira. As pessoas vão morrer, o mundo vai mudar, por isso temos que viver da melhor maneira possíve agora. De onde tirei isso? Dos elfos, que apesar de terem "segurado" o tempo, ao final, tiveram que seguir a ordem natural das coisas e não puderam mais preservar seus refúgios. Triste, mas verdadeiro...
 
Sempre ter esperança , não importa no que e por que (esperaça é algo inquestionável). Muitas vezes aparecem pessoas que vão contra a maré de tudo, ou das suas prentenções, deixando a impressão de que você não conseguirá realizar o teu maior desejo.

É aí que a fé e esperança entram, é quando você vê quem está do seu lado e quem não está: o mais improvável de todos poderá ser o seu amigo, enquanto aquele que você sempre pensa ser a melhor pessoas do mundo, te dará as costas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo