• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a maior lição que vocês tiraram dos livros de Tolkien?

Fëanor

Fnord
Usuário Premium
Qual a maior lição q vcs tiraram do SdA?

Qual a maior lição que você tirou ao ler o SdA? Para mim foi a amizade, e seu valor, que no final supera o mal e sobrevive!

Mas pode ser de qualquer obra de Tolkien, não apenas SdA.
 
Última edição:
Cara, aí vc tocou em um ponto muito inportante pra mim... Existe uma frase no SdA que eu não sei em qual dos livros eh, nem o Capítulo que é... Mas eu me lembro muito bem dessa frase:

"Uma mão queimada ensina mais do que um simples aviso."

Putz, essa frase teve uma grande importância pra mim em um acontecimento da minha vida que eu não quero falar aki, mas com certeza Tolkien me ensinou uma vida inteira só com essa frase...
 
Uma grande lição é:
"Nunca passe 500 anos da sua vida dentro de uma caverna comendo peixe." :mrgreen:


Sério:
"Por mais difícil que uma tarefa possa parecer, não desista dela." :wink:
 
Mesmo tendo gostado desse ponto no qual o tolkien_onering tocou, eu acho que a grande mensagem é a importância da amizade. Seja com o Gandalf, com o Aragorn, Legolas e Gimli, mas principalmente com os hobbits, todos os problemas são resolvidos com o trabalho em equipe e com a ajuda e com o amor mútuo. O livro mostra o quanto a amizade pode superar as adversidades, seja entre pessoas de raças diferentes, entre nações ou mesmo em seus vizinhos!
 
nunca aceite presentes de estranhos.

:mrgreen:

tá, falando sério... a questão da amizade foi o que falou mais alto enquanto eu lia o livro :grinlove:
 
Sim, outro ponto que eu não disse eh a Amizade mesmo... No Sociedade do Anel até que esse ponto não falou muito alto, mas apartir do As Duas Torres agente começa a ver que não eh nenhuma brincadeira akilo que a Sociedade, e principalmente os hobbits estão passando... E com fé e trabalho em grupo tudo pode ser alcançado!! :)
 
"alguns que vivem merecem morrer, e alguns que morrem merecem viver. você pode lhes dar vida? tudo o que você tem que fazer é decidir o que fazer com o tempo lhe é dado"

acho que essa frase diz tudo
 
"alguns que vivem merecem morrer, e alguns que morrem merecem viver. você pode lhes dar vida? tudo o que você tem que fazer é decidir o que fazer com o tempo lhe é dado"
Ótima lembrança! Essa frase, pra mim, é um ótimo argumento contra a pena de morte.
 
"Uma mão queimada ensina mais do que um simples aviso."
É no capítulo "O Palantír", Gandalf a fala. É uma grande lição de vida mesmo. O companherismo, e a amizade, principalmente pela parte de Sam que arrisca sua própria vida em favor de Frodo. Isto sim é que é amizade. Sortudo são aqueles que poder ter uma amizade assim.
 
realmente como eu disse, o valor q se sobressai na obra d Tolkien eh a amizade... mas como mts postaram, muitas outras lições podem ser tiradas dos livros do Professor. Isso mostra o quão importante e boa eh a obra d Tolkien!
 
Tipo, a amizade é uma questão muito forte, mas como muitos aí já disseram o que eu poderia dizer sobre esse ponto, vou falar de outro. Só queria acrescentar que, nem o maior mal é capaz de acabar com uma amizade verdadeira.
Uma grande lição para mim é resumida em "Até a menor das pessoas pode mudar o futuro", não sei se no livro está desse jeito, mas mexeu muito comigo. Olha só, dois hobbits foram capazes de salvar a TM. Algumas vezes nem os mais sábios e poderos são capazes de fazer o que alguém menor pode. Vejam Galadriel, mesmo com todo o poder e sabedoria que possuia,´só conseguiu resistir ao anel com muito esforço.
Também o fato de que diferenças podem e devem ser esquecidas em nome de algo maior. Veja a amizade de Legolas e Gimli, talvez se não fosse pelo fato deles terem ido na demando nunca teriam se tornado amigos e ajudado tanto quanto fizeram(talvez alguns digam que não ajudaram quase nada mas eu acho que fizeram).
E também sobre julgar os outros. Aprendi muito com Olórin. E atmbém em termos de perseverança, é como Sam disse no final de AdT, as pessoas das grandes histórias podiam desistir a qualquer hora mas não o faziam, sabiam que havia esperança.
 
Thangorodrim disse:
"alguns que vivem merecem morrer, e alguns que morrem merecem viver. você pode lhes dar vida? tudo o que você tem que fazer é decidir o que fazer com o tempo lhe é dado"
Ótima lembrança! Essa frase, pra mim, é um ótimo argumento contra a pena de morte.

Nossa eh a frase que eu mais amooooo!! e termina "... então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte". Entendeu Bush??

mas essa num eh a discussão :mrgreen:

outras coisas que me marcaram muito:
- até a menor das pessoas pode fazer algo que faça a diferença... pra nós isso serve muito. Qualquer um de nós, tenha poder ou não, pode tomar uma atitude para mudar o jogo...

- "O trapaceiro sempre pensa estar sendo trapaceado". eh a frase q eu uso pra explicar como Sauron sempre imaginou que os seus inimigos tomariam as mesmas atitudes que ele em seu lugar, pensando sempre com maldade. Ou seja, ele nunca imaginou que seus inimigos fossem destruir o Anel, e sim usá-lo, porque é o que ele próprio faria. E isso acontece muito na nossa sociedade.

- A compaixão. Como a compaixão que Frodo teve por Gollum acabou salvando-o no final. Ou melhor, não PRECIPITAR-SE. por mais que frodo às vezes tivesse raiva de gollum, não o matou ou tomou nenhuma decisão drástica. A espera valeu. Acho que é uma lição que nós todos deveríamos aprender! :wink:
 
Tauron disse:
"Uma mão queimada ensina mais do que um simples aviso."
É no capítulo "O Palantír", Gandalf a fala. É uma grande lição de vida mesmo. O companherismo, e a amizade, principalmente pela parte de Sam que arrisca sua própria vida em favor de Frodo. Isto sim é que é amizade. Sortudo são aqueles que poder ter uma amizade assim.

Exatamente!! Vc pode me dizer em qual página, e, se possvel, o parágrafo da frase?? Eu li uma grande parte dele mas não achei... :(

Nossa! Todas as frases a mais que vocês falaram aí eu tb acho uma grande liçao de moral... Pô, TOLKIEN ERA DEMAAAAAAAAAAAAIIISSSSS!!!!!

*Cara, que vontede que eu estou de chorar agora!*
 
...

Ehr...Que o Bem sempre vence o Mal? :eh:


Brincadeira. Acredito que "O Senhor dos Anéis" seja um verdadeiro lugar de onde nós podemos extrair conselhos realmente úteis. Amizade foi um quesito chave na trama, mas sentimentos como esperança também falaram alto. Todos persistiram em seu caminho por pura esperança [mesmo que mínima] de que o Anel fosse destruído. Vejam que mesmo sem saber se Frodo e Sam estavam vivos em Mordor, eles persistiram na batalha mesmo sabendo que não tinham muita chance contra os artifícios do inimigo. Uma incrível demonstração de quatro grandes valores, [alguns, atualmente, não muito praticados: Coragem, Amizade [Confiança], Fé e Esperança.

Esse Tolkien...Um grande sábio... :dance:

...
 
A maior lição que eu tirei advém do diálogo entre Frodo e Gandalf, quando o Mago diz estas palavras:

"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muito sábios não conseguem ver os dois lados."
 
Pra falar a verdade eu não procuro mensagens nem tentei tirar nada do SdA além da diversão, de me divertir e me emocionar lendo. Alguns anos após eu ter lido dessa forma, me deparei com essa frase aqui, de Tolkien, que me marcou e de certa forma mudou minha forma de ler:

Tolkien disse:
Thank you for your letter. I hope that you have enjoyed The Lord of the Rings? Enjoyed is the key-word. For it was written to amuse (in the highest sense): to be readable. There is no 'allegory', moral, political, or contemporary in the work at all.

Tolkien disse:
Obrigado por sua carta. Espero que tenha se divertido/tido prazer com O Senhor dos Anéis? Divertir-se/Ter prazer com é a palavra-chave. Pois ele foi escrito para entreter (no mais alto sentido): para ser legível.

Algumas coisas simplesmente não trazem mensagens ocultas :D
 
Bem a amizade com certeza é a mensagem mais passada através do livro, mais a coragem tambem tá muito presente, a determinacao claro, correr atras daquilo que vc deve fazer (como frodo que devia destruir o anel) ou apenas como arwen e eowyn que corriam atras do que queriam ( arwen queria ficar ao lado de aragorn de qualquer forma mesmo renunciando a sua imortalidade e eowyn tambem o desejava e tambem corria atras mais nao deu certo! Esta tambem é determinada quando se torna Dernhelm) Bem essas foram as licoes que mais me marcaram no senhor dos anéis mais no Contos Inacabados O narn i him hurim tambem me passou varias mensagens nas atitudes da Niniel e do Turin (até mesmo o orgulho dele nao é de todo mal) :tsc:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo