• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a maior de todas as quedas?

Numa de suas cartas, Tolkien afirma: "Todas as grandes histórias são sobre Queda".

Dito isto, pergunto-vos:
Qual a maior queda moral da obra tolkeniana?
i - Smeagol?
ii - Saruman?
iii - Fëanor?
iv - Isildur?
v - Sauron?
vi - Melkor?...


Abraços a todos {e talvez os Moderadores transformem isso numa enquete, o que me parece recomendável - sem querer me meter no ofício alheio...}.
 
Eu diria que a do Gollum.
Caiu de uma altura imensa direto na lava.. não tem queda maior que essa. :g:

Acho que a de Fëanor, ele tinha todo um prestígio dos Valar e os "trai" de tal forma só por causa de sua ganância. Fazendo seus filhos seguirem um caminho errado e provacando mortes e mortes.
 
Saruman: ele agia como se estivesse par a par com Sauron, saiu de Isengard como um mendigo e depois foi morto pelo Grima.
 
Melkor, afinal de contas foi a primeira e, tecnicamente, a origem de todas as outras.
 
Saruman. Ele trai seus aliados para um lado supostamente mais forte, mas mesmo assim acaba sendo vencido, me parece muita burrice.
 
Eu diria que a do Gollum.
Caiu de uma altura imensa direto na lava.. não tem queda maior que essa. :g:
:clap:

Falando sério, acho que foi a dele mesmo. Um final estranho, mas imprevisível, portanto muito valoroso na perspectiva da história.
 
A de gollum...
Ele passou um mau bocado por cabeça dele...
Desistiu de tudo ate da sua vida...
Para viver como ele acho que todos decidiriam a morte ne??
*yams*
 
Sauron. Embora como eu não li O Silmarillion, não posso opinar sobre a queda de Fëanor e Melkor. Mas acredito que, de qualquer forma, a de Sauron seja a maior, uma vez que envolva um grande e bem formulado plano e sacríficios maiores ainda. Todo o esquema de Gandalf, e a ousadia do plano, e as probabilidades eram muito pequenas... No entanto, mesmo sendo mínimas as chances, Sauron e seu reino caem após o esforço da comitiva e de outros.
Além do mais, a queda de Sméagol está diretamente ligada a sua.
 
Acredito que foi Melkor.
No Mitos Tranformados (HoME X acho) Tolkien fala sobre a queda de Melkor, tanto no sentido de sucumbir a maldade, quanto em queda de poder...
E acredito que Tolkien dá a enteder que foi do ex-vala a maior Queda.
 
Acredito que foi Melkor.
No Mitos Tranformados (HoME X acho) Tolkien fala sobre a queda de Melkor, tanto no sentido de sucumbir a maldade, quanto em queda de poder...
E acredito que Tolkien dá a enteder que foi do ex-vala a maior Queda.

Taí que eu concordo com essa opinião...
Parece-me de Melkor a maior derrocada íntima...

Abraços a todos.
 
Acho que a maior queda foi a de Melkor, pois ele era o mais poderoso dos inimigos que Tolkien retratou. E "quanto maior a altura, maior a queda"...
 
Eu já acho que a pior foi a de Gollum!
Porque ele foi corrompido de tal maneira pelo anel que nem era mais reconhecido como um Hobbit! É a perda da inocência mesmo e a corrupção absoluta!
 
Melkor sempre desobedeceu Eru. Desde a música, antes do mundo. Ele não teve uma queda moral, IMO, nasceu mal e continuou mal por toda a eternidade.

Gollum e Isildur eram bons, mas se corromperam pela magia do Anel. Não é fácil segurar o tranco perante ao Anel. Lembrem-se de que até Frodo foi corrompido por essa magia.

Sauron também não teve seu lado bom muito evidenciado por Tolkien. Ele foi só um dos muitos Maiar corrompidos por Morgoth, mas se mostrou o mais forte deles e assumiu a liderança após o cativeiro do chefe.

Fëanor. Esse sim teve uma queda moral e tanto. Começou como o mais habilidoso de todos os elfos e foi caindo aos poucos: negou as silmarils aos Valar, fez o juramento, liderou a primeira matança entre elfos, queimou os barcos, ferrou com muuuita gente por muuuiiito tempo.

Para mim, não há personagem que demontre melhor uma queda moral. De menino prodígio para egoísta - incitador de revoluções - assassino - traidor de seu própio povo (sua família!) e chegando ao ápice de louco obstinado.

Com certeza, meu voto é para o Fëanor.
 
Eu já acho que a pior foi a de Gollum!
Porque ele foi corrompido de tal maneira pelo anel que nem era mais reconhecido como um Hobbit! É a perda da inocência mesmo e a corrupção absoluta!

Eu vou dar uma pesquisada.
Mas eu já editei algum artigo na Enciclopédia em que falava de uma raça que provavelmente tinha dado a origem dos Hobbits, a qual Sméagol e Déagol faziam parte. :think:

Nada confirmado...
 
Melkor sempre desobedeceu Eru. Desde a música, antes do mundo. Ele não teve uma queda moral, IMO, nasceu mal e continuou mal por toda a eternidade.

Gollum e Isildur eram bons, mas se corromperam pela magia do Anel. Não é fácil segurar o tranco perante ao Anel. Lembrem-se de que até Frodo foi corrompido por essa magia.

Sauron também não teve seu lado bom muito evidenciado por Tolkien. Ele foi só um dos muitos Maiar corrompidos por Morgoth, mas se mostrou o mais forte deles e assumiu a liderança após o cativeiro do chefe.

Fëanor. Esse sim teve uma queda moral e tanto. Começou como o mais habilidoso de todos os elfos e foi caindo aos poucos: negou as silmarils aos Valar, fez o juramento, liderou a primeira matança entre elfos, queimou os barcos, ferrou com muuuita gente por muuuiiito tempo.

Para mim, não há personagem que demontre melhor uma queda moral. De menino prodígio para egoísta - incitador de revoluções - assassino - traidor de seu própio povo (sua família!) e chegando ao ápice de louco obstinado.

Com certeza, meu voto é para o Fëanor.

Disse tudo aí Bag!!

Concordo plenamente que a maior queda seja a de Fëanor, e como já disse tudo, não acrescento nada!! :mrgreen:
 
Melkor sempre desobedeceu Eru. Desde a música, antes do mundo. Ele não teve uma queda moral, IMO, nasceu mal e continuou mal por toda a eternidade.

Gollum e Isildur eram bons, mas se corromperam pela magia do Anel. Não é fácil segurar o tranco perante ao Anel. Lembrem-se de que até Frodo foi corrompido por essa magia.

Sauron também não teve seu lado bom muito evidenciado por Tolkien. Ele foi só um dos muitos Maiar corrompidos por Morgoth, mas se mostrou o mais forte deles e assumiu a liderança após o cativeiro do chefe.

Fëanor. Esse sim teve uma queda moral e tanto. Começou como o mais habilidoso de todos os elfos e foi caindo aos poucos: negou as silmarils aos Valar, fez o juramento, liderou a primeira matança entre elfos, queimou os barcos, ferrou com muuuita gente por muuuiiito tempo.

Para mim, não há personagem que demontre melhor uma queda moral. De menino prodígio para egoísta - incitador de revoluções - assassino - traidor de seu própio povo (sua família!) e chegando ao ápice de louco obstinado.

Com certeza, meu voto é para o Fëanor.

Melkor não nasceu mal.
Veja só: Melkor foi criado para ser poderoso e criativo, assim como Aulë, porém usou suas habilidades apenas para o mal, mas não foi criado mal.
Melkor é como Aulë, com vontade de descobrir e de criar...mas sua votade de criar o corrompeu, já que ele começou a sentir sede de poder e criar para ser chamado de senhor...diferente de Aulë que fez os anões para um bem maior.

Se d´vida a maior queda foi a de Melkor. De vala mais poderoso passou a ser um prisioneiro; caiu tanto que até seu nome foi mudado: de Melkor (que se eleva em poder) para Morgoth.
e o pior é que Motgoth conheçia Iluvatar e não tinha motivo para sua queda.
 
Também concordo que a queda maior foi de Melkor. Era o Vala que estava mais próximo de Eru e a ele foram concedidos os maiores dons de poder e parte do poder de cada Vala. Seu erro não foi desejar dar existência as coisas, isso para mim era uma inquietação que vinha do próprio Eru. O que o condena é o fato de não se contentar em apenas criar e sim de escravizar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo