• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a importancia do cajado na vida de um mago?

The Dark Elf

Usuário
Gandalf, o Cinza tinha um cajado... modesto, em relação ao cajado de Saruman, o Branco.
Quando Gandalf resurgiu, ele tinha roupas brancas e um novo cajado... e quando estava em Isengard, ao bater seu cajado no chão e tomar para si o "titulo" de branco o cajado de Saruman se despedaçou...

Quando isso ocorreu, Saruman perdeu mtu poder, e foi a partir dai q ele deixou de ser O Branco...

No universso Tolkeniano, isso foi apenas uma metafora, ou realmente o cajado era uma extensão do poder de um mago???? :osigh:

O q aconteceria, se no decorrer da batalha, gandalf deixasse cair seu cajado? :osigh:
 
É meu modo de pensar mas acho que o cajado é só um item para identificar o mago... é usado para focalizar o poder dele e quebrar o cajado foi tratado como destituir da ordem dos magos... Acho que no capitulo Istari do contos Inacabados da pra achar mais alguma coisa. fora nele não vi nenhuma ecplicação sobre os magos
 
Bem o cajado poderia sim conter uma parte do poder do mago.

Talvez os istari, sendo maiar, transmitiram uma parte de seus poderes aos seus cajados. Através desses cajados eles realizavam suas mágicas mais vulgares, mais aparentes.
Mas também entra como uma espécie de símbolo de poder, entra. O cajado seria como o Anel para Sauron. Claro que em menor escala, mas muito parecido.
 
Nunca li Contos Inacabados, mas acho que, nos cajados dos magos, está concentrada uma parte do poder do mago que a utiliza.




!!!!!!!!FELIZ NATAL!!!!!!!!!!!
 
Concordo com o Fëaruin.. acho que os cajados são mais um item de identificação, um símbolo dos magos. O poder dos magos não estaria nos cajados, mas por meio deles suas magias mais 'leves' seriam praticadas.
Um detalhe no filme que eu reparei, foi que, quando Gandalf foi aprisionado em Orthanc, seu cajado sumiu, aparantemente teria ficado com Saruman. E quando ele fugiu, não o levou consigo, mas em Valfenda ele já aparece com o cajado de novo.
Acredito que o cajado não tem tanta importância, e também que a comparação com Sauron e o Anel também não seja muito real, senão Tolkien falaria mais sobre os cajados em alguma de suas obras. Ou ele fala e eu não li, pelo menos não nos livros traduzidos.
 
O cajado serve pros Istari conseguirem andar numa boa, afinal, são todos bem velhinhos.
 
Mas será que, no caso do Saruman, que era uma criatura mesquinha e maligna, o simples fato de ter sido chutado pra fora da ordem e perdido seu cajado, ele pararia de lançar suas magias?

Tipo: Oh, o grande Gandalf me tirou o cajado e me expulsou da ordem dos magos..perdi a minha permissão legal pra lançar magias....
 
Eu acho quase com certeza que o cajado tem parte dos poderes de um mago. Alguma maneira dele poder externar seus poderes. Lembrem-se da visita de Gandalf a Edoras. O rei ordenou que deixassem as armas fora do palácio, inclusive o cajado de Gandalf, que conseguiu tapear Háma e entrar com ele (fingindo ser um apoio). Foi com o cajado que Gandalf acertou Gríma. Pergunta: Se o cajado não tivesse poderes, Théoden teria ordenado que Gandalf o deixasse fora do palácio?
 
Nhé, um cajado não tem parte influente no poder. É simbólico... "eu sou um Istar". O fato de Theoden insistir em deixar o bastão de fora é justamente tirar esse "poder simbólico" com Gandalf fez com Saruman... ou vc acha que Saruman não poderia ter pego outro cajado e pronto? :wink:
 
Skywalker disse:
Mas será que, no caso do Saruman, que era uma criatura mesquinha e maligna, o simples fato de ter sido chutado pra fora da ordem e perdido seu cajado, ele pararia de lançar suas magias?

Tipo: Oh, o grande Gandalf me tirou o cajado e me expulsou da ordem dos magos..perdi a minha permissão legal pra lançar magias....

O "lançar magias" que é meio dúbio aqui. O que Gandalf fez, basicamente, foi "comunicar" a Saruman que ele tava fazendo besteira, tirá-lo da posição de poder na Ordem dos Istari e avisar que os Valar estavam P d avid acom ele, mas não retirou "poder" especificamente falando.
 
Pelo menos no filme o cajado é mais legal serve nas lutas também...
Mas acho que o cajado é uma coisa mais simbólica também... pra ajudar o mago a andar, será que eles precisavam de tanto?
 
Eu acho que o cajado é uma maneira de direcionar o poder de um mago, porque já que os magos estavam presos em corpos mortais, esses seriam frágeis e não acho que pudessem usar seus poderes sem danifica-los. Assim acho que Gandalf fez mais que repreender Saruman, e sim retirar boa parte sua capacidade de sub-criar.
O que Gandalf fez, basicamente, foi "comunicar" a Saruman que ele tava fazendo besteira, tirá-lo da posição de poder na Ordem dos Istari e avisar que os Valar estavam P d avid acom ele, mas não retirou "poder" especificamente falando.

Saruman devia saber que os Valar não estavam exatamente felizes com ele, já que lidar com Orcs não era algo muito bem-visto em Valinor. E retirar poder propriamente dito não tirou mas tirou a capacidade de usá-lo.

O fato de Theoden insistir em deixar o bastão de fora é justamente tirar esse "poder simbólico" com Gandalf fez com Saruman... ou vc acha que Saruman não poderia ter pego outro cajado e pronto?

Acho que devia ser um objeto feito com muito gasto de energia e não podia ser substituído por qualquer pedaço de pau. O cajado que Gandalf usa em Valfenda deve ter sido feito pelos elfos.
 
COmentados os posts acima.

Primeiro, concordo com o pessoal quando dizem que o cajado é um simbolo.

Não creio que Saruman tenha perdido o poder por causa do cajado, acho que desde o inicio do seu processo de corrupção, saruman foi ficando menos sabio e comecou a perder seu poder. Alem é claro da vontade e capacidade de aprender coisas novas (dom que é descrito como um diferencial desses cavaleiros enviados à luta).

Bem um aoutra forma de ver as coisas é: os istaris estavam proibidos de assumirem sua forma real e de usarem seus poderes abertamente. Afinal até onde eu sei, magia para Tolkien eh uma questão de interpretação. E o cajado, supostamente seria o meio pelo qual os istari direcionavam seu poder.

Vale ressaltar que no quando Gandalf fugiu da prisão imposta por saruman, provavelmente ele não levou o cajado, e isso não o impediu de usar outro em seu lugar.(apesar do filme usar o mesmo cajado dah! o cara é compulsivo por coisas semelhantes.)
 
Leo disse:
Bem um aoutra forma de ver as coisas é: os istaris estavam proibidos de assumirem sua forma real e de usarem seus poderes abertamente.

Eles estavam fisicamente incapacitados de tal, na verdade, tanto que Gandalf morreu e foi ressucitado por Eru como o Branco, liberto de limitações.
 
Deriel disse:
O "lançar magias" que é meio dúbio aqui. O que Gandalf fez, basicamente, foi "comunicar" a Saruman que ele tava fazendo besteira, tirá-lo da posição de poder na Ordem dos Istari e avisar que os Valar estavam P d avid acom ele, mas não retirou "poder" especificamente falando.

Discordo de ti, Deriel. Tanto é q o Frodo falou q estava mais tranquilo agora q o Saruman tinha perdido o cajado, então o Gandalf falou que ele ainda tinha a possibilidade de fazer maldades com a voz...
 
Mas o "Gran Podere" do Saruman era justamente a voz.....ou você o viu jogando raios em alguém?Ou será que falei besteira?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo