1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

qual a idade dos reis de numenor

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Finrond, 7 Fev 2004.

  1. Finrond

    Finrond Usuário

    os reis de numenor, viviam muito e tirando eros com 500 anos quantos anos viviam em media esses grandes reis, e no ci eh dito q as mulheres numenorianas viviam mais q os homens isso eh verdade? :x
     
  2. Finrond

    Finrond Usuário

    e ainda sobre numenor apenas homens de uma das tres casas foram para la ou das tres casas dos homens, e se foram de qual das tres casas se originam os reis de numenor. :x
     
  3. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Para Númenor foram os membros das casas dos Edain, ou seja, a Casa de Bëor, a Casa de Hador e a Casa de Haleth. É dito no COntos Inacabados que alguns drúedain que viviam com os Haladim em beleriand também foram para Númenor, mas se não me engano, antes de Númenor cair eles já não existiam mais lá.

    Se levarmnos em conta que os Reis de Númenor descendem de Elros, e Elros descende de Beren (Casa de Bëor) e Tuor (Casa de Hador e Haleth), então as três casas dos Edain têm parte no sangue dos reis númenoreanos.

    Com relação à idade, no Contos Inacabados tem-se a idade com que todos os reis de Númenor morreram. Se não me engano, até Tar-Atanamir, todos viveram cerca de 400 anos. Depois, com a chegada da Sombra, os reis foram morrendo cada vez mais cedo, em média com uns 200, 250 anos, acho eu (não estou totalmente certo, pois estou sem o livro agora).

    O lance das mulheres está relacionado acho que com a questão de "deixar a vida". É que antes da sombra cair sobre Númenor, os numenoreanos renunciavam a vida quando começavam a declinar. Mas parece que as mulheres insistiam mais, ou seja, demoravam a renunciar (talvez um sinal da sombra). É mais ou menos isso. Se você tiver o Contos em mãos, creio que o capítulo III da Segunda parte possa resolver todas estas dúvidas, de forma mais concreta. :wink:
     
  4. Oakshield

    Oakshield Usuário

    De Vardamir, 2º Rei, Até Tar-Ancalimon, 14º Rei de Numenor, todos os Reis viveram aproximadamente 400 anos.

    E qto a maior logenvidade das mulheres, desconheço que ela exista, no próprio CI é dito que Erendis viveria menos que Aldarion. Ateh onde eu sei, existe sim, uma longevidade maior entre os membros da linhagem de Elros (sempre apliquei isso a ambos os sexos) qdo comparada as demais linhagens numenorianas.

    E de novo, qto a se apegar a vida, ateh onde eu lembre eh dito que ateh uma determinada época, anterior a sombra, os numenorianos abandonavam livremente a vida qdo sentiam que estava próxima a sua hora, mas como acima, eu sempre apliquei a afirmaçao a ambos os sexos, nao creio que as mulheres de númenor teriam um maior apego a vida do que os homens...

    Ah! essa coisa de que a mulher eh a origem do mal eh coisa de clérigos destorcidos e devastos da idade média... por favor, neh?

    God save the women... God bless my girl friend :grinlove:
     
  5. Finrond

    Finrond Usuário

    mas como eh q os numenorianos queriam vida eterna se ateh msm eles cansavam dela e renunciavam a ela :x :mrgreen:
     
  6. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    soh uma duvida, jah q aqui ta relacionando a idade:
    Aragorn viveu ou reinou 190 anos? e qtos anos ele tinha na epoca da guerra do anel? flw!
     
  7. Finrond

    Finrond Usuário

    quanto a idade do aragorn e o seu tempo de reinado e n sei responder muito bem soh q na epoca da guerra do anel aragorn tinha por volta de 87 anos, ja era bem velhinho, e aragorn perto de seus ancestrais viveu muito e reino como os numenorianos no começo. :x
     
  8. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    acho q foram 190 anos de vida, diz isso nos apendices nos anais dos reis e governantes, mas nao to com livro em maos.
     
  9. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Pois então vou procurar a citação no Contos e assim que conseguir eu trago para você.

    Aragorn reinou até 120 QE. Ele nasceu em 2931. Tinha 87 anos em 3018, e 88 ao fim da Guerra do Anel. Morreu com 210 anos.
     
  10. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Página 250 do Contos Inacabados, Segunda Parte, Capítulo III, A Linhagm de Elros, verbete "Tar-Telperien"., entre parênteses:

    "pois as mulheres dos númenoreanos tinham vida mais longa ou abriam mão dela com menos facilidade."

    A partir desta frase pode-se supor não que "as mulheres sejam a origem do mal" (em momento algum eu disse isso) mas que o fato delas abrirem mão da vida com menos facilidade poderia ser um indício de que a Sombra já estava se abatendo sobre Númenor, e que as mulheres foram mais sucetíveis neste aspecto de deixar a vida. Mas o próprio texto deixa isso como especulação, ou seja, pode ser que elas viviam sim mais que os homens.
     
  11. Na verdade, no Silmarillion diz que, quando os numenorianos começaram a temer a morte, invejar os primogenitos de Eru, eles começaram a viver mais...no inicio, os decendentes de Eros viviam muito....Eros mesmo vivei 500 anos...no entanto, com o passar do tempo, os reis viviam cada vez menos, e acho que na epoca em que Sauron foi levado a Numenor como prisioneiro do rei, as coisas pioraram mais ainda.

    ate mais....
     
  12. Oakshield

    Oakshield Usuário

    fala panda, blza?

    eh que por essa frase, eu entendo que as mulheres tinham uma vida longa por levarem mais tempo para se cansarem do mundo, do que os homens de númenor. Isso pq nos CI eh dito que os humanos eram dotados da "exaustao", um momento de sua existencia qdo seu fëa se cansava do mundo e entao desejava partir dele...

    e nao necessariamente, que elas se agarravam a vida com o medo da morte, desejando a vida eterna, como passou a acontecer após a chegada da sombra a númenor....

    ou eh isso, ou Tokien tinha uma mentalidade distorcida dos clérigos da idade média :obiggraz:
     
  13. Oakshield

    Oakshield Usuário

    qdo começaram a temer a morte e a invejar os Elfos, eles passaram a viver menos, neh? :o?: o primeiro a fazer isso, ateh viveu um pouco mais.. uns 10 anos... mas isso eh pq seus antecessores abandonavam a vida em plena capacidade física e mental.

    os numenorianos (assim como os eldar) tinham um crescimento igual ao dos atani, mas ao atingirem sua plenitude paravam de envelhecer e assim permaneciam por toda a sua vida, ateh se cansarem do mundo... qdo isso acontecia eles realizavam sua passagem... caso nao abandonassem a vida por vontade própria, começarim a envelhecer em ritmo acelerado, de tal forma que em dez anos jah estariam totalmente velhos/decrepitos em corpo e mente
     
  14. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Beleza, Oak. mas então, é exatamente essa a idéia da frase, e acho que não há uma solução clara para ela.

    "pois as mulheres dos númenoreanos tinham vida mais longa ou abriam mão dela com menos facilidade."

    É exatamente isso: ou elas se cansavam mais tarde ou hesitavam um pouco mais em abrir mão da vida. Qual é a verdade eu já não sei.
     

Compartilhar