• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a diferença entre uma pessoa teimosa e negligente?

Até aonde eu saiba existem algumas diferenças mas também tem várias semelhanças:

Uma pessoa teimosa é aquela que não escuta ninguém, não cede opiniões a terceiros, acha que está certa mesmo sabendo que está visivelmente errada, gosta de distorçer a realidade e não quer enxergar as coisas como elas realmente são.É aquela pessoa que insiste em algo que todos dizem o contrário, é o popular cabeça-dura, rebelde e desobediente.Não quer entender as coisas e não quer mudar suas atitudes e comportamentos mesmo sabendo que está errado.

Já a pessoa negligente é mais"passiva" e "involuntária" que a teimosia.É aquela pessoa que voce diz as coisas pra ela e simplesmente entra por um ouvido e sai pelo outro.É aquela pessoa que não se importa, não está nem aí, não teme, não percebe ou não tem noção dos perigos e alertas e avisos ao seu redor e das consequencias dos seus atos.É aquela pessoa que é descuidada mesmo em situações de risco e desrespeita regras e conselhos mesmo sabendo que está errado.

Por exemplo, se uma pessoa sofreu im infarto ou é diabética ou tem doença cardíaca ela deveria cuidar da saúde mas continua fumando, não muda a alimentação e não faz exercícios mesmo sabendo que está doente é uma pessoa negligente certo?Ou por exemplo se uma pessoa tem costume de sair pra rua de madrugada e todo mundo falando que é perigoso que os riscos de assaltos são maiores nessa parte do dia mas mesmo assim ela continua passeando de madrugada também é negligente, certo?Ou então um motorista que desrespeita as leis de transito mesmo tendo estudado elas também é negligente correto?

Já uma pessoa teimosa é aquela que voce fala as coisaspra ela e ela diz:"não enche o saco",não escuta voce e quer fazer tudo do seu jeito sem se importar se está errado ou não é o teimoso, certo?No mesmo exemplo da pessoa que sofreu um infarto ou é diabética, se ela não quer mudar sua alimentação, não quer tomar os remédios, não quer se exercitar mesmo sabendo que tem que cuidar da saúde ela é teimosa correto?

Alguém me explica melhor essas diferenças?
 
Bem, penso que cada caso tem que ser avaliado individualmente...

Há doenças que fomentam aspectos negativos em uma pessoa. Tipo a diabete aonde as causas e os sintomas da enfermidade afetam o sistema nervoso e a pessoa pode precisar de apoio psicológico (além da terapia endocrinológica com insulina) que nem sempre é tolerado pelo paciente (pode até ter ataques de "fúria diabética"/revolta atravessada por crises de depressão). Se tiver alguém craque em "bate-papo" dentro da família pode valer a pena pedir a essa pessoa que explique que um amigo precisa de umas terapias mas que está com medo e precisa de companhia e se poderia ajudar o colega indo daí matricular ambos em palestras do Capes para dar apoio moral para a pessoa não ir sozinha, esse tipo de coisa...

Já orgulho por "opção" trata de assunto diverso e pode ser recomendável se aprofundar em livros de psicologia e comportamento ou uma visita ao assistente social.

O Osho, por exemplo, explica que a maior qualidade humana para se tornar "financeiramente rico" seria a humildade. Mas como essa qualidade é difícil de se mestrar as pessoas buscam a segunda melhor habilidade para se tornar rico que é o orgulho e é muito eficaz também. De fato, os dois tipos de rico (rico humilde e rico orgulhoso) lá na frente se encontram e começam a se chocar porque possuem visões opostas. Quer dizer, estamos falando em um orgulhoso inteligente e um humilde inteligente, com um mínimo de honra, uma vez que orgulho e humildade sem inteligência e honra são passaporte para o cemitério.

Pessoalmente dá para se aprender sobre teimosia com os animais. Eu mesmo criava um cão bem "sem-vergonha" e um gato bem "mole" em casa para poder observar os aspectos ativos e passivos diariamente. Os animais são criaturas de emoções simples, do tipo que criam amizade se você der um naco de pão, conceder algum espaço ou algo assim. É uma amizade simples e tranqüila de se estudar, sujeita a passagem do tempo, que com as pessoas também ocorre.

Claro que se a pessoa quiser poderia querer se fechar e morar em uma fortaleza sem problemas como aquela do filme "Krull", aonde a cada dia o castelo se move e está em um lugar favorito diferente do universo e o chefe dela pode escolher ver apenas o nascer do sol o dia inteiro, ou se quiser estar a cada hora voltado apenas para praias ensolaradas, sempre saindo antes que a tempestade comece, que seria o famoso "turista".

Todavia esse tipo de atitude pode criar uma crosta e não é qualquer pessoa que consiga viver em um lugar bonito estando em harmonia com ele.

Ainda, do ponto de vista espiritualista há aquilo que a pessoa vem buscar aqui nesse mundo. Segundo essa visão há momentos chave pelos quais as pessoas precisem passar e que foram eleitos antes da pessoa nascer. Tais decisões afetariam até mesmo o número de portais ou chances periódicas que a pessoa tem para sair da vida, seja por meio de acidente, morte natural, etc...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo