• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a diferença entre jogos de ação e de aventura?

Ambos me parecem parecidos,tem ambiente pra explorar,inimigos pra derrotar,chefões,coisas pra pegar,pontos pra acumular,etapas pra finalizar,mas qual é a diferença entre os dois?Sei que Tomb Raider é jogo de aventura e Sonic é jogo de ação,mas qual é a diferença?
 
Gamedev here! Oficialmente, não existe nem Ação, nem Aventura, isso é coisa de jornalista e reviewer. Oficialmente, existe Perspectiva Externa (aka "Terceira Pessoa", por exemplo Tomb Raider) e Perspectiva Interna (aka: "Primeira Pessoa").

O que existe tambem é classificação por mecanica, exemplo:
-Corrida: Mario Kart, Gran Turismo (insira aqui o numero q quiser) Speed Runner, etc.
-Shooters: essa eh facil...
-Estrategia: Civ, Command & Conquer, Fire Emblem...
-Stealth: Splinter Cell, Metal Gear...
-Beat'n'Up: Double Dragon, Fighting Force, Teenager Mutant Ninja Turtles (SNES)...

e alguns outros que eu não lembro agora =P
 
Última edição:
Eu já li diversas definições.

Sempre considerei-os similares se você for pensar apenas no foco da estória. Em ambos envolve-se perigo, violência, desconforto, etc.

Em cinema, já li que fazem parte de classificações distintas. Enquanto Ação seria um gênero principal (como comédia, biografia, etc), Aventura seria o sub-gênero narrativo onde a ação se passaria em um local exótico ao protagonista.

Me agradou mais uns anos atras uma classificação em que ação se dá quando o foco da narrativa é o personagem e aventura quando o foco é o externo ao personagem (ambiente, época, etc). Isso faz filmes como esses de super-heróis filmes de ação, pois o foco principal são cada um dos heróis. E faria filmes como Senhor dos Anéis filmes de aventura, onde o foco é a jornada, independentemente de quem sejam os personagens.
 
É por isso que eu amo a Wikipedia. Principalmente para assuntos banais, ela é a Rainha do Conhecimento:

Action
An action game requires players to use quick reflexes, accuracy, and timing to overcome obstacles. It is perhaps the most basic of gaming genres, and certainly one of the broadest. Action games tend to have gameplay with emphasis on combat. There are many subgenres of action games, such as fighting games and first-person shooters.

Adventure
Unlike adventure films, adventure games are not defined by story or content. Rather, adventure describes a manner of gameplay without reflex challenges or action. They normally require the player to solve various puzzles by interacting with people or the environment, most often in a non-confrontational way. It is considered a "purist" genre and tends to exclude anything which includes action elements beyond a mini game.

Action-Adventure
Action-adventure games combine elements of their two component genres, typically featuring long-term obstacles that must be overcome using a tool or item as leverage (which is collected earlier), as well as many smaller obstacles almost constantly in the way, that require elements of action games to overcome. Action-adventure games tend to focus on exploration and usually involve item gathering, simple puzzle solving, and combat. "Action-adventure" has become a label which is sometimes attached to games which do not fit neatly into another well known genre.

http://en.wikipedia.org/wiki/Video_game_genres
 
Pra mim todo jogo de aventura tem ação, mas nem sempre o inverso é totalmente verdadeiro partindo do princípio que aventura é um tipo de ação com algumas situações mais específicas (lugares exóticos, perigo, falta de recursos, etc)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo