1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qual a diferença entre Ëa, Arda e Valinor???

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Ardanos, 16 Jan 2008.

  1. Ardanos

    Ardanos Usuário

    Arda, Ëa e Valinor eram nomes diferentes para designar a mesma Terra, ou eram terras diferentes dentro da Terra???
     
  2. Mestre Elrond Peredhil

    Mestre Elrond Peredhil Blá blá blá

    Da Enciclopédia Valinor temos as seguintes observações:

    "Na língua dos Elfos (Quenya), Arda significa o Mundo, e tudo que está nele. Arda foi criada através da Música dos Ainur para ser a morada dos Filhos de Ilúvatar, que são os Elfos e os Homens."

    Ou seja, Arda é a Terra, o planeta!

    "O Universo material; Eä, significando, em élfico, "É" ou "Que seja", foi a palavra que Ilúvatar empregou quando o Universo físico começou a existir."

    Ou seja, o Universo!

    "Valinor: A terra fundada pelos Valar em Aman depois da destruição de Almaren por Morgoth, nos primórdios da formação do mundo. Originalmente, era parte do mundo e podia ser alcançada por meio de barcos vindos da Terra-média."

    Ou seja, um território no continente de Aman!
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  3. CirdanDoOeste

    CirdanDoOeste Lord sobre Mithlond

    Mestre Elrond Peredhil , boa explicação.
    Sim Arda é como se você a Terra, um planeta.
    Valinor era onde moram os Valar(Ainurs que resolveram morar e viver em Arda), e la tbm é onde os elfos foram depois da Terceira Era, e sempre que eles morrem eles são levados para mandos que ica em valinor, concervando a mesma forma e mente.
    Eä foi um nome que Eru deu para o universo das coisas fisicas que estavam sendo criadas pelos Valar
     
  4. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Como se esplicaria a rota que leva à Valinor depois do Akallabêth?
     
  5. Asca

    Asca Usuário

    Acredito que seja a mesma. A diferença é que não é possível encontrar Valinor, sei lá, os Valar podem ter alterado o curso do oceano, mexido na maré, escurecido os céus da região, criado ventanias e tempestades impossibilitando qualquer viajante a encontra-la.

    Isso é imaginando, mas se for levar realmente ao pé da letra o que diz o livro, seria como se Aman fosse um satélite natural de Eä, algo assim.
     
  6. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    é meio mágica a situação.
     
  7. Estranho

    Estranho Dancer

    Acho que não é bem isso.

    Se não me engano, Arda foi "esferizada". Se vc navegasse muito pro oeste, ia chegar no lugar de onde partiu, e nada mais.

    A rota plana (a meu ver) era uma espécie de portal mágico, que levava à Arda, que ficava fora dos círculos do mundo.
     
  8. Guilherme Thorikan

    Guilherme Thorikan Eu?? Eu não sou um

    Existe uma parte no Silmarillion, em Akallabêth, que diz: (desculpa, mas não estou com o livro em mãos, então posso escrever algo errado).
    "Marinheiros perdidos por sorte, ou por vontade dos deuses, acidentalmente pegavam a rota plana e iam parar nas praias dessas terras."

    Algo assim. Desculpem a falta de certeza no que digo.
    Seria esquisito dizer que é uma rota que saia de Arda assim, tipo, voando. Como disseram, seria mais para um lugar que seria impossivel de ser encontrado, "uma gondolin marinha". Meio complicado de explicar, algo meio que Sobrenatural! hahahaa

    Abraços!:D
     
  9. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Não acho que seja isso, afinal, elrod, galadriel, gandalf, frodo e bilbo foram, para lá, e encontraram o caminho, mas encontraram por que os valar permitiram que encontrassem, ou seja, se fosse qualquer outro ou outros os quais os valar não queriam que este chegasse a aman, eles fariam algo para disperssar esse navegador de modo que ele nunca encontrasse aman, no entanto não sei se to errado mas existe as "helcaraxe" uma coisa assim, to sem o livro em mãos, uma passagemm de gelo ao borte da terra média que liga os dois continentes, terra-média a aman, mas não é possivel transpor ela por algum motivo mágico que seja.
     
  10. Asca

    Asca Usuário

    Pois é, foi por aí que o Fingolfinho chegou a Beleriand. Com a queda de Beleriand, essa faixa de terra(gelo) deve ter afundado também. Ou seja, babou.
    Não que eu disse que Aman era um satélite de Arda (é eu disse), mas é como se fosse, era algo que os Valar escondiam, ou encobrindo os céus com fortes tempestades, as quais seriam impossível chegar palmos a frente, muito menos um continente, ou sei lá, é como disseram aí: Uma Gondolin Marinha.
     
  11. Mestre Elrond Peredhil

    Mestre Elrond Peredhil Blá blá blá

    "Portanto, em tempos posteriores, fosse com as viagens marítimas, fosse com as tradições e os conhecimentos dos astros, os reis dos homens souberam que o mundo com efeito se arredondara e que, mesmo assim, aos elfos ainda era permitido partir e voltar para o Antigo Oeste e para Avallonë, se quisessem. Logo, diziam os mestres das tradições dos homens que uma Rota Plana deveria ainda existir para aqueles a quem era permitido encontrá-la. E ensinavam que, enquanto o novo mundo se afastava, o velho caminho e a rota da lembrança do oeste ainda continuavam, como uma imensa ponte invisível que passasse pelo ar da respiração e do vôo (que estava agora encurvado seguindo a curvatura do mundo), atravessasse Ilmen, que a carne desamparada não conseguiria suportar, até chegar a Tol Eressëa, a Ilha Solitária, e talvez ainda mais longe a Valinor, onde os Valar ainda moram e de onde observam os desdobramentos da história do mundo. E surgiram relatos e rumores, ao longo das costas do mar, sobre marinheiros e homens perdidos nas águas, que, por alguma sina, graça ou concessão dos Valar, haviam entrado pela Rota Plana e visto a superfície do mundo sumir abaixo deles, e assim chegaram aos cais iluminados de Avallonë, ou mesmo às últimas praias no litoral de Aman; e ali contemplaram, antes de morrer a Montanha Branca, bela e terrível."

    -O Silmarillion, pág. 359

    Analisando esse trecho de O Silmarillion, parece que realmente Aman estava fora do planeta, como o Asca disse. Principalmente no trecho em negrito... Além disso, sempre é dito que Aman está fora dos círculos do mundo, ou seja, fora do próprio mundo.
     
  12. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Uma espécie de paraíso no qual não se pode encontrar, talvez.
     
  13. Este lugares são mitológicos, como Avalon, ou Asgard, foram nestes temas que Tolkien se inspirou. A idéia de um paraíso em algum lugar para o homem descansar é um tema muito recorrente em todos os povos antigos e são as bases de muitas religiões, uma forma de se religarem ao espiritual. Tolkien era um homem muito espiritualizado e nos deixou sua visão de como deve ser o paraíso e uma forma de revisitar tais mitos humanos.
     
  14. Daewen

    Daewen Elener

    Era o que eu ia dizer Sara. Acho que Valinor, Aman...não estavam fora da terra..so eram escondidas..como Avalon, que era protegida por suas brumas e para a qual as pessoas necessitavam de guias para chegar...ou mta força de vontade e esperança..como aconteceu a Earendil...
     
  15. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Nesse caso como Elrond, Gandalf e Galadriel chegaram até lá se ela esá fora dos círculos do mundo?

    Não está tão claro assim esse trecho para mim, para mim ela está nos circulos do mundo no entanto só é permitido chegar lá quem os valar desejaraem, os demais se perdem e não encontram pois assim os valar quiseram e isso é inevitável.
     
  16. Guga_theOld

    Guga_theOld Excluído a pedido

    Bom, várias pessoas já deixaram quase bem claro a diferença, mas eu vou postar a minha opinião.

    Eä é o nome do Mundo, que comporta Aman e a Terra-média, criado por Eru. Eä significa em élfico "Que seja". Sob o governo de Manwë, Eä recebe o nome de "Reino de Arda".

    Ou seja Ëa e Arda é a mesma coisa, Arda é um nome que Manwë dá para Ëa.

    Resumindo: É a mesma coisa entre os dois, porém muda de nome de Ëa para Arda.

    Agora a Valinor é a terra dos Valar, em Aman, além das montanhas do Pelóri, e que compreende especialmente a Cidade dos Valar, Valmar, a Cidade dos Elfos, Tirion, o Porto dos Cisnes, Alqualondë, o Monte Ezellohar e as moradas dos Valar.

    Ou seja, Valinor é que nem um país do planeta, no caso Arda ou Ëa, por exemplo, Valinor, pode ser representado pelo o Canadá (não tem nada a ver os dois), o Canadá é um pais do nosso planeta, Valinor é um "país" de Arda, só que ao invés de Valinor ser chamado de país ele é chamado de as Terras de Valinor, como a Terra-Média, é um "país" de Arda.

    Acho que ficou bem esclarecido qual é a diferença entre as três coisas.

    Se alguém tiver alguma dúvida do que eu escrevi, levente o braço :g:

    Agora eu tenho uma dúvida, a Terra-Média é um "continete" ou é um "país"? Pois na Terra-Média tem vários países, ou seja, acho que é um "continente" masmo.
    O que vocês acham?
     
    Última edição: 21 Jan 2008
  17. Lyvio

    Lyvio Usuário

    É um continente, isso é certo.
     
  18. Styx

    Styx Banned

    Valinor não seria mais apropriadamente uma cidade?
     
  19. Erundur

    Erundur Usuário

    Não. Valmar é uma cidade... Valinor é a região central de Aman
     
  20. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    Eä = Universo
    Arda = Planeta Terra
    Aman = Continente
    Valinor = "País" onde os Valar habitam, dentro do continente de Aman
    Valimar = "Capital" do "país" de Valinor

    O paralelo entre Valinor e Avalon é melhor encontrado na Primeira Era, quando ocorreu a Ocultação de Valinor; ocultação esta feita através de brumas que apenas a luz da Silmaril foi capaz de cortar. No fim da Segunda Era seria um caso mais parecido com Asgard, ou também com o "Caminho da Lua" do Roverandom.


    Tenn' enomentielva!
     

Compartilhar