1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quais os melhores filmes do Brasil você sabe?

Tópico em 'Cinema' iniciado por Lessie, 24 Fev 2013.

1. Lessie

Lessie Usuário

Quais os filmes brasileiros vocês consideramos os melhores (ou simplesmente interessantes)?
    Melhores em significações diferentes - para representação a histrória do Brasil, ou descrição a vida moderna no país em regiões e\ou classes de povo diferentes (por exemplo sobre a vida dos índios).
    Também os filmes melhores em sentido de Arte (estes podem ser não relacionados com a vida do Brasil).

Última edição: 24 Fev 2013
  2. Sellenium

Sellenium Usuário

Tropa de Elite.

Sejamos francos e deixemos nosso pseudo-moralismo de lado: Ninguem quer ver a realidade triste do Rio de Janeiro e outros lugares do país com filmes como Ultima Parada 174. Ou você iria no cinema pra isso?

Cara, esse meu post é puramente opinativo: Eu não me interesso minimamente pela história do Brasil. Por isso, não tenho referencias de filmes e documentarios do gênero.

Mas no que se refere ao cinema, temos Tropa de Elite, que é uma produção bem feita, realista e com um gênero menos delicado do que outros filmes nacionais sugerem - exceto aqueles de comédia que embora sejam divertidos, são tao malfeitos que dá pena.

3. Siker

Siker Artista Comercial / Projetista Gráfico

O Auto da Compadecida, além de um grande filme também retrata uma realidade brasileira.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    sobre a guerra dos canudos me lembro de ter visto no colégio, é interessante.
    Um recente que gostei também foi Bicho de Sete Cabeças, baseado em uma história real.
    e Estômago recomendo mais pelo filme em si, tem uma ótima história.

• Gostei! Gostei! x 1
  4. Pearl

Pearl Usuário

O problema é que o Auto da Compadecida é um compilado da minisérie da Globo. Inclusive uma das maiores críticas ao filme é justamente que a produção foi feita para mídia da TV e quando você transporta para o cinema alguns detalhes, tipo maquiagem, ficam aberrantes. Eu mesma prefiri a série ao filme [a cena do gato foi a melhor parte que não está no filme].

5. Lessie

Lessie Usuário

Obrigado para vocês!
    Tropa de Elite,Auto da Compadecida, Guerra de Canudos, Bicho de Sete Cabeças, Estômago. Acho que eu poderei comprar deles em uma loja (suponho que DVD deve ter as legendas).

Mas todos esses filmes sobre só uma categoria de povo do Brasil. Mas há alguns filmes sobre os índios, vocês sabem? Talvez alguns filmes documentários, estou muito queria saber mais sobre estes povos do pais também.

6. Ainurian

Ainurian Visitante

Eu gosto muito do filme O Homem que Copiava, indico!

7. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

Eu gosto demai de Lavoura Arcaica. Mas é dificil indicar para um estrangeiro pela linguagem.

Fora isso, tem saído belos filmes ultimamente. O Som ao Redor, A Febre do Rato, Baixio das Bestas, Cinema, Aspirinas e Urubus, etc.

8. Sentinela

Sentinela .............

Sobre índios tem a trilogia da Tainá...

Falando sério, tem esse
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    sobre os irmãos Villas-Bôas, nunca vi não, mas parece bom.

9. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

10. Calib

Calib Visitante

Tropa de Elite
    Tropa de Elite 2
    Cidade de Deus
    Carandiru
    O que é isso, companheiro?
    O homem do ano
    O invasor
    Mauá: o imperador e o rei
    Xingu
    O cheiro do ralo

Em todo caso, você sempre pode dar uma vasculhada neste sítio:

São sugestões dos mais variados gêneros; é só ler a sinopse para saber o que lhe interessa.

Última edição por um moderador: 26 Fev 2013
  11. Pips

Pips Old School.

Sério que vocês esqueceram de O BANDIDO DA LUZ VERMELHA?

Ou que tal Lilian M, Bens Confiscados ou Amor, Palavra Prostituta. Tudo do Carlos Reichenbach, esse lindo que deixou o cinema nacional órfão.

Também tem o melhor filme de José Mojica Marins: O Ritual dos Sádicos - O Despertar da Besta.

Dos últimos anos: O Céu de Suely, A Febre do Rato, O Som ao Redor e outras que o Fusa citou.

• Gostei! Gostei! x 1
  12. Excluído046

Excluído046 Banned

Acredito que já tenham citado os essenciais, mas tem alguns que considero importantes:

- Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha é tipo o GODard do sertão XD );
    - Nome Próprio (que é baseado na vida da Clarah Averbuck);
    - Doces Poderes (excelente! Se você gosta de política, vai se deleitar);
    - A Via Láctea :grinlove: (da Lina Chamie; sabem a DOENÇA que eu tenho com Brilho Eterno? Pois bem, é a mesma coisa com A Via Láctea. Não consigo ficar um mês sem rever o filme. É um dos meus dvd's mais queridos).

Para quem quiser dar uma conferida, segue o trailer de A via láctea:

Última edição por um moderador: 6 Out 2013
  13. Lessie

Lessie Usuário

Muito obrigado, gentes!

Acho que agora eu tenho a programa muito intensiva para ano próximo :D

Sobre idioma dos alguns filmes - talvez este é melhor que suas linguas são não comum e "dificil para estrangeiros".
    Eu vejo, que os povos no Brasil tem muitos dialetos da idioma ou tipos de pronúncia. Por esta causa, por exemplo, algumas pessoas eu entendo quase bom, mas outros pessoas - quase não entendo absolutamente.
    Acho que filmes com idiomas diferentes podem ajudar em desenvolvimento de entendimento dialetos diferentes.

Compartilhar