A Terra-Média. Foi o primeiro (logo, o mais inovador de todos...), é completo, perfeito, e praticamente originou o RPG.
Outro muito antigo (e legal) é o Warhammer Fantasy, originalmente um cenário de wargames (eu considero ele o pai do D&D). Ele é interessante: não há o Bem e o Mal batalhando pelo cosmos. Há só o Caos que invade o mundo, corrompe todos os seres, distorce-os em seres cruéis como orcs e goblins; a magia é em si Caótica, e distorce os seus utilizadores. Os anões e elfos são mais resistentes ao Caos, embora não imunes; e, embora os goblinóides, homens-ratos, elfos negros, e outros seres cruéis avancem cada vez mais, a verdadeira força do Caos vem dos humanos.
O World of Darkness antigo é excelente, embora eu não goste de todas as "variantes" (Múmia, Espectro, etc).
Eberron é um cenário que eu não gosto. É muito "ultra-high-magic" para mim, e eu não concordo com a visão de que a magia substituiria a tecnologia (e de forma similar, criando um trem movido a magia ao invés de uma caixa disforme). Mas a cosmologia e a religião do mundo são incríveis.
Dragonlance é, na minha opinião, um cenário medíocre, mas indiscutivelmente palco de alguns dos melhores romances ever. Forgotten Realms (e muitos outros), é muito completo, mas eu não gosto realmente dele. Fica artificial de mais mestrar nele, e tem tanta coisa que é impossível não desgostar de muita coisa.
Agora, o cenário padrão da 4E parece que vai ser incrível. Todo o conceito de pontos de luz, os novos deuses (eles vão pegar os deuses mais legais de todos os panteões, inventar alguns novos, reformular tudo, para fazer um panteão legal mesmo), a nova cosmologia (mar astral, Feywild, Darkfell, caos elemental >>> plano astral, plano etéreo, plano das sombras, 6 planos elementais, 999 planos externos com deuses que moram junto com demônios no abismo ou no meio do reino do Asmodeus), tudo até agora é animador.