• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quais os cenários mais evocativos?

Armitage

Usuário
Quais os mais mind-blowing thought-provoking cenários de RPG que você já viu? Mesmo que nunca tenha jogado ?
 
Putz...
Não tem um só.
Mago, Artesia, Midnight, Planescape... são tantos, n tem como escolher só um
 
Planescape > conceito de cenário.

Mas fora isso, o World of Darkness do tempo da segunda edição também é inesquecível.

Mas eu acho que tem uma ambiguidade no nome do tópico com a proposta. Uma coisa é um cenário evocativo. Outra é um cenário inovador. Essas duas que eu coloquei ali seria considerando como sendo inovador. Até porque pra mim Dragonlance é insuperável no quesito "evocatividade".
 
Pode me explicar o que você quis dizer com "mind-blowing thought-provoking RPG"?
Os 2 são meio quase sinônimos e não possuem uma tradução direta. Mas vou tentar assim mesmo:

"Mind-blowing": que explode a mente. Algo que "Abre sua cabeça". Cheio de idéias tão maneiras/criativas que faz sua imaginação ir nas núvens, e muda até sua forma de enxergar o mundo.

"Thought-Provoking": que provoca/estimula a imaginação/pensamento. Algo que só de ler te deixa cheio de idéias e com a imaginação à mil.

- - - - -

Bom, vocês sabem que vou falar Planescape né?

Porquê? Seu conceito de Multiverso permite "ligar" todos os cenários existentes ( e não só de D&D ); possui a cidade mais mind-blowing e charmosa de todo universo, Sigil - a cidade das portas, o "centro" do multiverso onde se pode alcançar todas as dimensões possíveis através de suas portas; e finalmente porque se baseia na idéia "Belief shapes Reality", ou seja, que os planos são moldados pela crença dos mortais. FODA!

Mas eu diria que Dark Sun, Nobilis, Mage, Unknown Armies e Transhuman Space correm por fora.
 
Sabe que eu acho o Dark Sun no máximo legalzinho? E Mago > Unknown Armies, ainda mais depois da olhada que eu dei no jogo.
 
Que eu peguei para ler, conhecer a fundo e mais pirei foi Eberron... mas fiquei intrigado com o Planescape, aonde posso encontrar mais sobre?
 
Points of Light (D&D 4e) hehehehe

Parece piada, mas eu tô com grandes espectativas. Parece que vão deixar o jogo mais medieval. A maioria das pessoas mora em pequenas vilas, quase sem contato com cidades e coisas do tipo. Os deuses serão mais distantes e o mundo lá fora mais misterioso.
 
Eu até já escolhi o meu primeiro personagem, um Warlord, estilo o Théoden no Retorno do Rei.

Nem me importo em saber se vai ser forte ou não. O conceito tá muito bom.
 
A Terra-Média. Foi o primeiro (logo, o mais inovador de todos...), é completo, perfeito, e praticamente originou o RPG.
Outro muito antigo (e legal) é o Warhammer Fantasy, originalmente um cenário de wargames (eu considero ele o pai do D&D). Ele é interessante: não há o Bem e o Mal batalhando pelo cosmos. Há só o Caos que invade o mundo, corrompe todos os seres, distorce-os em seres cruéis como orcs e goblins; a magia é em si Caótica, e distorce os seus utilizadores. Os anões e elfos são mais resistentes ao Caos, embora não imunes; e, embora os goblinóides, homens-ratos, elfos negros, e outros seres cruéis avancem cada vez mais, a verdadeira força do Caos vem dos humanos.
O World of Darkness antigo é excelente, embora eu não goste de todas as "variantes" (Múmia, Espectro, etc).
Eberron é um cenário que eu não gosto. É muito "ultra-high-magic" para mim, e eu não concordo com a visão de que a magia substituiria a tecnologia (e de forma similar, criando um trem movido a magia ao invés de uma caixa disforme). Mas a cosmologia e a religião do mundo são incríveis.
Dragonlance é, na minha opinião, um cenário medíocre, mas indiscutivelmente palco de alguns dos melhores romances ever. Forgotten Realms (e muitos outros), é muito completo, mas eu não gosto realmente dele. Fica artificial de mais mestrar nele, e tem tanta coisa que é impossível não desgostar de muita coisa.
Agora, o cenário padrão da 4E parece que vai ser incrível. Todo o conceito de pontos de luz, os novos deuses (eles vão pegar os deuses mais legais de todos os panteões, inventar alguns novos, reformular tudo, para fazer um panteão legal mesmo), a nova cosmologia (mar astral, Feywild, Darkfell, caos elemental >>> plano astral, plano etéreo, plano das sombras, 6 planos elementais, 999 planos externos com deuses que moram junto com demônios no abismo ou no meio do reino do Asmodeus), tudo até agora é animador.
 
Well, um dos mais sem-noção, mas também interessante, é o DiscWorld, onde o mundo é um disco apoiado por elefantes titânicos em cima duma tartaruga massiva que viaja pelo espaço...
 
Well, um dos mais sem-noção, mas também interessante, é o DiscWorld, onde o mundo é um disco apoiado por elefantes titânicos em cima duma tartaruga massiva que viaja pelo espaço...

Existe Discworld RPG? Eu estou no 11º livro da série, fastástico como o autor consegue harmonizar fantasia e comédia.
 
Sistema: Eu amo Gurps e a linha Storyteller

Mas eu gostei tb de Fallout Paper and Pencil, Ars Magica e Shadowrun

Sim, existe Gurps Discworld. Já joguei, mas como eu não li os livros, estava viajando na maionese.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo