• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quais investigadores criados pela Rainha do Crime são seus favoritos?

Qual é o seu favorito?


  • Total de votantes
    18

Katrina

Usuário
[Tentando contribuir para movimentar um pouco mais a área de literatura do fóurm...]


attachment.php

A autora Agatha Christie nasceu em 15 de setembro de 1890 e é mundialmente conhecida pelos seus romances policiais, fama esta que lhe rendeu a alcunha de Rainha do Crime. É a autora mais publicada de todos os tempos somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. Publicou oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, 19 peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Agatha Christie foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível (tá, eis um pouco de exagero) ao leitor descobrir quem é o assassino.

Dentre seus personagens, alguns se destacam...

Miss Marple

attachment.php


Jane Marple, comumente conhecida como Miss Marple, é uma personagem de ficção presente em doze obras de Agatha Christie. Miss Marple é uma velha solteirona que desvenda os mais intrincados mistérios baseando-se apenas em seu profundo conhecimento da natureza humana.


Hercule Poirot

attachment.php

Hercule Poirot é um grande detetive fictício e protagonista da maioria dos livros de Agatha Christie, de nacionalidade belga, é extremamente extravagante e muito pouco modesto. Usa bigode e tem sempre uma aparência elegante e impecável além de sofrer de TOC com sua mania obsessiva por organização.


Tommy e Tuppence Beresford

attachment.php

Tommy e Tupppence Beresford formam o único casal utilizado pela autora em mais de um livro, no total foram cinco livros. Um detalhe interessante é que, ao contrário do que acontece na maioria das vezes, eles envelhecem entre um volume e outro. No primeiro livro em que eles nos são apresentados ainda estão jovens, no último idosos e aposentados.


Parker Pyne

attachment.php

Parker Pyne é um empregado aposentado do governo, ele se define como "o detetive do coração". De fato, seu interesse é pela felicidade alheia, tanto que nos anúncios que coloca nos jornais, ele pergunta: Você é feliz? Se não for, procure Mr. Parker Pyne,no No. 17 da Rua Richmond. Parker Pyne aparece apenas em duas obras da autora.

Além destes ainda temos o Inspetor Japp (detetive da Scotland Yard), Ariadne Oliver (escritora de romances), Arthur Hastings (o Watson de Poirot), Coronel Race (ex-coronel do exército britânico), Mr. Quin e Mr. Satterthwaite (outra dupla de detetives) e o Superintendente Battle (oficial da Scotland Yard).

Fontes: [ame]http://pt.wikipedia.org/wiki/Agatha_Christie[/ame]
[ame]http://pt.wikipedia.org/wiki/Miss_Marple[/ame]
[ame]http://pt.wikipedia.org/wiki/Hercule_Poirot[/ame]
[ame]http://pt.wikipedia.org/wiki/Tommy_e_Tuppence_Beresford[/ame]
[ame]http://pt.wikipedia.org/wiki/Parker_Pyne[/ame]



Já li algumas obras com Miss Marple, Poirot e Tommy e Tuppence e dentre estes três posso dizer que a velhinha de St. Mary Mead é a minha personagem favorita. Gosto da forma como ela analisa a índole e o comportamento humano e mesmo sendo tomada por caduca, resolve os crimes com maestria surpreendendo aqueles que não a levam a sério.

Qual a predileção de vocês? Quais investigadores são seus preferidos e porquê?
 

Anexos

  • agatha.jpg
    agatha.jpg
    9,1 KB · Visualizações: 172
  • marple.jpg
    marple.jpg
    65,5 KB · Visualizações: 171
  • poirot.jpg
    poirot.jpg
    6,8 KB · Visualizações: 165
  • tommytuppence.jpg
    tommytuppence.jpg
    12,4 KB · Visualizações: 485
  • pyne.jpg
    pyne.jpg
    6,4 KB · Visualizações: 152
Não sei ao certo se ele é irritantemente adorável ou adoravelmente irritante, mas, de qualquer forma, não há há como negar a carisma de Hercule Poirot. Ao mesmo tempo que irrita, me diverte sua personalidade vaidosa, sistemática e pouco modesta. Ele é indispensável e tornou cada mistério muito mais atrativo. Meu voto foi para o Mon Ami!
 
Poirot, indiscutivelmente. E nem é porque eu tive um trabalho danado, quando era adolescente, para aprender a pronunciar o nome dele. :lol: Embora ele não participe do livro da Agatha Christie que eu mais gosto: O caso dos dez negrinhos. Mas ele participa do meu segundo (quase empatado com O Caso dos dez negrinhos, na verdade) preferido: Assassinato no Expresso do Oriente.
 
Alguém aqui já ouviu falar de Robert Barr? Muitos críticos literários acreditam que Eugène Valmont, protagonista do livro The Triumphs of Eugéne, de Barr, tenha sido um paradigma para a criação de Poirot.

Valmont é vaidoso, prepotente, cômico, dentre outras características que lembram muito o detetive belga criado por Agatha.
 
Última edição por um moderador:
O Poirot é uma figuraça, não a toa que ele tem uma presença marcante em muitas das estórias da Ágatha Christie.
 
Poirot Sempre!

Ele é surpreendente, dotado de uma inteligência fora do comum, além de um faro invejável.

Mais um ponto para nosso mon ami!
 
Gente, eu acho o Poirot chato pra baralho. Falta aquela graça e aquele borogodó que o Sherlock Holmes tem. Sherlock sim é tudebão! (Não me matem, por favor!)
 
Ia votar no Poirot também, mas como não conheço os outros personagens, não quis ser injusto com eles. =P

Só li Agatha Chistie recentemente. Mês passado, para ser mais exato. Li seguidos "Assassinato no Expresso do Oriente" e "O Natal de Poirot". Estou aqui com "Cai o Pano", mas me recomendaram não lê-lo já, pois tem algo importante sobre o Poirot nele... e, bem, não me falaram, mas já desconfio do que se trata. Então, alguém aí me recomenda outros títulos com o belga de bigode preto?
 
Última edição:
Eu acho Miss Marple fascinante. Uma detetive idosa! É brilhante, nada mais "suspense" do que isto! Genial. Poirot também é legal, claro. E os outros personagens também. :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo