• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quais as chances?

Oi, eu de novo!
Estava eu ontem ouvindo uma certa música, no caminho de volta para casa, quando comecei a rir sozinha.
A música era "Alegria, alegria", do Caetano Veloso e o que me fez rir foi a parte em que ele diz "caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento." Por que ri? Bem, porque pensei comigo "Quais as chances desse pequeno trecho estar fazendo uma referência a Bilbo, quando saiu de Bolsão para sua aventura com os anões?

"- Sinto imensamente - disse Bilbo -, mas vim sem o meu chapéu, e deixei para trás meu lenço e não trago nenhum dinheiro."
 
Não é impossível. Mas acho que isso tem mais cara de uma referência inconsciente do que algo proposital. Sabe aquela coisa que fica naquele canto obscuro da sua memória e volta mesclado num surto criativo? Eu apostaria nisso. Mas o Caetano tá vivo, oras, só perguntar pra ele :yep:
 
Oi, eu de novo!
Estava eu ontem ouvindo uma certa música, no caminho de volta para casa, quando comecei a rir sozinha.
A música era "Alegria, alegria", do Caetano Veloso e o que me fez rir foi a parte em que ele diz "caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento." Por que ri? Bem, porque pensei comigo "Quais as chances desse pequeno trecho estar fazendo uma referência a Bilbo, quando saiu de Bolsão para sua aventura com os anões?

"- Sinto imensamente - disse Bilbo -, mas vim sem o meu chapéu, e deixei para trás meu lenço e não trago nenhum dinheiro."

Nossa, nunca associei, mas é muita coincidência!
Vale a pena perguntar mesmo. Se eu não me engano ele tem um blog, porque não vai lá e pergunta pra ele Mirane?
 
Sério que ele tem um blog? Vou procurar e perguntar mesmo!
Obrigada pela dica!

Acabei de pesquisar, ele tinha um blog.
Ele abandonou o projeto, infelizmente.

Eu lí sobre o blog numa matéria da CartaCapital no ano passado, não tinha acompanhado pra saber se o blog estava ativo.

Só pra constar, não se foi coincidência ou não, mas meu anti-vírus apitou 2 vezes aqui quando eu entrei no blog antigo dele, e disse que estava bloqueando um acesso indevido ao meu computador.

Enfim, talvez ele tenha twitter, sei lá.

Se conseguir algo, não esquece de postar aqui!
 
Eu me lembro que quando li O Hobbit e vi Bilbo dizendo que esqueceu o lenço eu pensei 'que estranho essa preocupação com o lenço' e me lembrei da música. Mas não imaginei que realmente pudesse ter alguma inspiração de um para outro.
 
Não que tem absolutamente nada a ver Caetano com Tolkien. Na boa, foi uma simples coincidência, do mas, iriamos ficar adaptando/encaixando todas as musicas a Tolkien?
Discordo plenamente.
Foi somente uma pobre coincidência, nada mais nada menos.
 
Acho que Caetano não tem ligação com Tolkien, mas foi uma bela observação, creio que é apenas coincidência.
Quais as chances? De zero a Dez: 03 (para mim:D).
 
Eu acho praticamente impossível haver qualquer inspiração ou relação. Sair de casa sem nada, de repente, não é exclusividade dos livros de Tolkien, e o lenço também não é incomum. O único ponto especial em comum é o lenço.

Eu acho que isso é ficar procurando chifre em cabeça de cavalo.
 
tbm não acho que tenha alguma coisa relacionada na música com Tolkien, mas que é muita coincidência, isso é...
parabéns Mirane pelo interesse e vontade de desbravar (mesmo que apenas em coincidência) o mundo de Tolkien! :mrgreen:
 
Valeu pela iniciativa Mirane...
Mas também acredito que uma referência proposital na música do Caetano com a obra do Professor seja algo meio difícil. É certo que o mundo do Professor influenciou e influencia muita coisa mas acho que este caso foi uma mera conhecidencia.
 
Isso só o Caetano pode responder. Mas, dentro do campo das especulações, talvez haja alguma referência. Desde que, no período em que ele e o Gilberto Gil ficaram exilados em Londres, ele tenha lido algum dos livros do HoMe... e gostado, é claro.
 
Também não acho que as chances sejam muito grandes (e também não gosto de comparações idiotas, só porque tem uma palavra igual), mas achei possível quando ouvi, pois foi a primeira coisa que veio na minha cabeça, então pensei no que Elring citou, o exílio dele em Londres e um comentário que meu sogro fez há algum tempo, algo como "vixi, até o Caetano gostava desse Tolkien aí...". Não sei de onde ele tirou essa informação, mas ele deve ter lido em algum lugar... enfim...
Creio que só o próprio Caetano para nos responder mesmo.
 
Então, a música em si é de 1967 e o Senhor dos Anéis se tornou um fenômeno nos EUA em meados da década de 1960, devido à edição pirata da Ace.

Embora improvável, não vejo nenhum impeditivo temporal, mesmo porque esse pessoal da Tropicália era bem articulado, cehio de contatos fora do país.
 
E cultura hiponga ( pela qual Tolkien foi cooptado) bombava MUITO na época. Impossível não é não. Até os Beatles não queriam fazer um musical adaptando o SdA? Se Caetano estava na Inglaterra na época...

E ele também podia conhecer alguém que tinha lido o livro ou até mesmo ele pode ter sido um dos leitores já que a Segunda Ediçaõ do SdA bombava tanto e , logicamente, as vendas do Hobbit também refletiram o sucesso.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo