• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quais as 7 Maravilhas da Natureza?

Quais as 7 Maravilhas da Natureza?

  • Ilha de Bu-Tinah (Emirados Arábes Unidos)

    Votos: 0 0,0%
  • Fjord Milford (Nova Zelândia)

    Votos: 0 0,0%
  • Montanha da Mesa (África do Sul)

    Votos: 0 0,0%
  • Rochedos de Moher (Irlanda)

    Votos: 0 0,0%
  • Baía de Fundy (Canadá)

    Votos: 0 0,0%
  • Mar Morto (Israel/Jordânia/Palestina)

    Votos: 0 0,0%
  • El Yunque (Porto Rico)

    Votos: 0 0,0%
  • Matterhorn/Cervino (Suíça/Itália)

    Votos: 0 0,0%
  • Yoshan (Taiwan)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    5

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A Fundação Suíça New 7 Wonders está escolhendo as 7 Maravilhas da Natureza, no site você pode escolher e votar.


Amazônia (América do Sul)
amazon2.jpg

A Amazônia é uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul. Esta bacia abrange sete milhões de quilômetros quadrados, dos quais cinco milhões e meio são cobertos pela floresta tropical. Esta região inclui territórios pertencentes a nove nações. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta, seguido pelo Peru com 13% e com pequenas quantidades na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa). Estados ou departamentos de quatro nações têm o nome de Amazonas por isso. A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade das florestas tropicais do mundo. É um dos seis grandes biomas brasileiros.

Ilha de Bu-Tinah (Emirados Árabes Unidos)
bu-tinah.jpg

Bu-Tinah é um arquipélago minúsculo no meio de uma extensa formação de corais e leitos de algas marinhas. Cerca de 25 km ao sul da cidade de Zirku e 35 km ao norte com Marawah, nos Emirados Árabes Unidos. é uma região intocada pelo homem. Como as águas do Abu Dhabi, que estão protegidas como reserva natural privada. A pesca e a colheita dos ovos de tartaruga estão expressamente proibidas. Essa proibição se faz respeitar por meios de patrulhas que controlam continuamente essa Reserva. Bu-Tinah na realidade é um conjunto de ilhas baixíssimas, ao nível do mar, e nenhuma das ilhas está a mais de dois ou três metros acima do nível do mar. A ilha principal tem uma lagoa coberta que se abre ao sul, com um meio ambiente fresco.

Ilhas Galápagos (Equador)
finalist_Galapagos_510_21.jpg

As Galápagos (ou Arquipélago de Colombo) formam um grupo de 58 ilhas, das quais apenas quatro são habitadas, situadas no Oceano Pacífico a aproximadamente mil quilômetros a oeste da costa do Equador, país a que pertencem e ponto continental mais próximo. Administrativamente as ilhas estão reunidas na província homônima.

O arquipélago apresenta uma biodiversidade elevada e é o habitat de uma fauna peculiar que inclui muitas espécies endêmicas como as tartarugas das Galápagos.

A totalidade das ilhas constitui uma reserva de vida selvagem administrada pelo governo do Equador e que é, desde a visita de Charles Darwin, o principal laboratório vivo de biologia do mundo.

Cataratas do Iguaçú (Argentina/Brasil)
Iguazu_2011.jpg

As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de 275 quedas d’água localizadas entre o Parque Nacional do Iguaçu (Paraná/ Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Misiones/ Argentina). A área total dos parques corresponde a 252 mil hectares de floresta subtropical. O Parque Nacional argentino foi criado em 1934, e o Parque Nacional brasileiro em 1939, tendo como propósito administrar e proteger o manancial e o conjunto do meio ambiente ao redor. Ambos passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente. Desde 2002, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos mais importantes sítios ecológicos da América do Sul. Historicamente, o primeiro europeu a encontrar as Cataratas do Iguaçu foi o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, no ano de 1542.

Parque Nacional de Komodo (Indonédia)
KOMODO.jpg

O Parque Nacional de Komodo é constituído por três grandes ilhas, Komodo , Rinca e Padar, e com outras numerosas e pequenas ilhas, com uma superfície total de 1.817 km², dos quais apenas 603 km² são terrestres. O Parque Nacional foi fundado no ano 1980, com objetivo de proteger e salvar o dragão de Komodo (varanus komodoensis), a flora e a fauna inclusive aquela marinha. As ilhas do Parque Nacional são de origem vulcânica.

Fjord Milford (Nova Zelândia)
f20_milford1.jpg

Situado ao sudoeste das ilhas sul da Nova Zelândia, no Parque Nacional de Fiordland. Se estende por 15 km terra adentro desde o mar da Tasmânia, e é rodeado por rochas e escarpas que alcançam mais de 1.200 metros de altura .A mais extraordinária se encontra no Mitre Peak que mede 1.692 metros sobre o Fiorde. O Elefante, que parece uma cabeça de um elefante e mede 1.517 metros de altura. A montanha Leão, que se parece com um leão de coque, e mede 1.302 metros de altura. Predomina um bosque úmido que se ergue o mais alto possível, através das escarpas. E nas águas focas, golfinhos e pingüins encontram o seu perfeito habitat.

Montanha da Mesa (África do Sul)
Table-Mountain-from-beach21.jpg

A característica principal da Montanha da Mesa é o planalto de aproximadamente 3 km de extensão cercado de altos cabeços. Estende-se do chamado Pico do Diabo a leste até a Cabeça do Leão a oeste, compondo o anfiteatro natural que circunda a Baía da Mesa. Atinge a altitude de 1084,6 m próximo à sua extremidade oriental. A localidade é assinalada em 1865 por um marco de pedra, o Maclear's Beacon, colocado por ocasião de um levantamento topográfico. Está a 19 metros de altura, acima do lado ocidental, onde fica a estação do teleférico.

Entre os desfiladeiros abre-se a garganta de Platteklip, que permite um acesso fácil ao cume e que foi também a rota utilizada pelo navegador português António de Saldanha na primeira ascensão documentada da montanha, em 1503. Foi também ele quem, em razão do cume extenso e plano, a denominou Mesa do Cabo, e quem talhou a cruz que ainda pode ser vista nas imediações da Cabeça do Leão.

Salto do Anjo (Venezuela)
angel-falls2.jpg

O Salto do Anjo (nome nativo Parekupa-meru) é o mais alto salto do mundo, com 979 metros de altura (807 metros de queda sem interrupção), gerada pela queda do rio Churún desde o Auyantepui, no Estado de Bolívar, sudeste da Venezuela, próximo da fronteira Brasil-Guiana. Seu nome é alusivo ao aviador estado-unidense James Crawford Angel.

O salto faz parte do Parque Nacional de Canaima, constituído em 1962 e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1994. Trata-se de uma área de 30 000 km², (maior que a Bélgica), sendo o sexto maior parque do mundo.

Rochedos de Moher (Irlanda)
cliff-of-moher.jpg

Os Rochedos de Moher se encontram no limite sul ocidental da região de Burren no estado de Clare na República da Irlanda. É considerado um dos lugares mais impressionantes da Irlanda, pela mudança de cores de acordo com a mudança de estação e de temperaturas, e, sobretudo por ser composto de extratos de xistos e pedras arenosas, cujos extratos mais antigos, se encontram na base dos rochedos. Várias espécies de aves vivem sobre as suas rochas.

Grand Canyon (EUA)
GRANDCANYON_2_01.jpg

O Grande Canyon foi criado pelo rio Colorado no norte do Arizona, cujas erosões das suas águas escavaram o terreno do leito por 6 milhões de anos. Tem 446 km de longitude. Possuindo cordilheiras de 6 km a 29 km. Chega a alcançar uma profundidade de mais de 1,6 km. Durante a pré-história os homens pré-históricos usavam suas cavernas como casas.

Gruta de Jeita (Líbano)
jeita-grotto1.jpg

A Gruta de Jeita está situada a 20 km ao norte de Beirute às margens do Nahr Al - Kalb. É um conjunto de grutas cristalinas, e é uma das maiores do mundo. É composta por pedras calcárias. Do ponto de vista geológico a Gruta de Jeita constitui uma via de fuga para o rio subterrâneo. Criadas pela erosão das águas sobre as pedras estas estruturas geológicas são verdadeiras e surpreendentes peças da arquitetura natural. A gruta mede 9.000 metros de comprimento. A parte mais alta mede 8,20 metros de altura. E o lugar mais largo o grande hall possui uma distância de 108 metros do teto até o nível da água.

Ilhas Maldivas (Maldivas)
maledives1.jpg

As Ilhas Maldivas fazem parte de um conjunto de arquipélagos, situados no Oceano Indico. Agrupadas em 26 arquipélagos ao sul das ilhas de Lakshadweep na India com cerca de 700 km a sudoeste do Sri Lanka, constituídas por 1.192 ilhas das quais somente 200 são habitadas.

Vulcões de Lodo (Azerbaijão)
MUDVOLCANOES_21.jpg

O termo Vulcão de Lodo ou (Domo de Barro) se refere a formações criadas por gases e líquidos que provenientes das profundezas da terra com diferentes processos podem causar essa atividade. Acredita-se que 300 dos 700 vulcões de Lodo no mundo se encontram em Gobustan. Azerbaijão no Mar Cáspio. No Azerbaijão são formados por uma mistura de água quente com sedimentos finos que exalam lentamente de um furo na terra. As erupções possuem uma temperatura de 2 a 3 graus acima da temperatura ambiente. Em 2001 um vulcão de lodo a 15 km de Baku foi notícia internacional quando começou a jorrar lavas a 15 metros de altura.

Uluru (Austrália)
uluru1.jpg

Uluru (também conhecido como Ayers Rock) é um dos ícones naturais mais famosos da Austrália. A formação rochosa se eleva a 348 metros sobre o terreno em forma de circunferência sendo que a maior parte se encontra de baixo da terra. O seu diâmetro mede 9,4 km. A superfície de Uluru muda de cor segundo a inclinação dos raios solares, conforme as horas do dia, ou com as diferentes estações do ano.

Baía de Fundy (Canadá)
finalist_Bay-of-Fundy_510_21.jpg

A Baía de Fundy é uma baía localizada na costa atlântica da América do Norte, entre as províncias canadenses de Nova Brunswick e Nova Escócia, sendo que uma pequena parte da baía estende-se até o Estado americano de Maine. A Baía de Fundy possui as maiores variações de maré do mundo, que podem superar os dez metros.

Mar Morto (Israel/Jordânia/Palestina)
Dead-Sea_510.jpg

O Mar Morto é praticamente um lago salgado, situado 420 metros mais baixo que o nível do mar, entre Israel, Jordânia e os territórios da Palestina. É o lugar mais baixo da terra, tem 30% de salinidade e é 8,6 vezes mais salgado que os oceanos.

Grande Barreira de Coral (Austrália/Papua-Nova Guiné)
finalist_Great-Barrier-ReefYT_5101.jpg

A Grande Barreira de Coral é o maior recife de coral do mundo, com uma extensão de cerca de 2300 km, situada junto à costa nordeste do estado australiano de Queensland.

A Grande Barreira de Coral é composta por cerca de 2900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral. Neste ecossistema complexo vivem em torno de 1500 espécies de peixe, 360 espécies de coral, 5000 a 8000 espécies de moluscos, 400 a 500 espécies de algas marinhas, 1330 espécies de crustáceos e mais de 800 espécies de equinodermos. A área também é preservada pela presença de cubozoários, um grupo de cnidários conhecidos pelas toxinas perigosas para o Homem.

Ilha de Jeju (Coréia do Sul)
jeju-island_5101.jpg

As Ilhas de Jeju são ilhas vulcânicas, e se encontram numa enseada da Coréia, a 130 km ao sul da terra firme. Jeju (Jeju Do em coreano) é a menor província da Coréia do Sul e com 1.848 km² é a maior ilha do País. A Ilha possui o monte Halla, um vulcão não ativo de 1.950 metros de altura, é o pico mais alto da Coréia do sul. E em torno do vulcão principal, existem outros 300 vulcões satélites.

Lagos Masurianos (Polônia)
finalist_Masurian-Lake-District_5101.jpg

O Distrito dos Lagos Masurianos está localizado no nordeste da Polônia. E é formado por mais de 2.000 lagos. Que se estendem por 290 km até o leste, desde o rio Vístula até a divisa entre Polônia e Lituânia, cobrindo uma superfície de cerca de 52.000 km². Esses lagos foram formados no pleistoceno, quando o gelo cobria grande parte do norte da Europa. Muitos desses lagos foram soterrados para serem cultivados.

Rio Subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas)
puerto-princessa1.jpg

O Parque Nacional do rio subterrâneo de Puerto Princesa localiza-se em Palawan, Filipinas. Este parque mistura uma fantástica paisagem de carste calcário com um rio subterrâneo. Uma das características do rio é que ele emerge diretamente para o mar, e a sua parcela mais baixa é influenciada pelas marés. O sítio é uma das mais importantes florestas na Ásia.

O parque ocupa 3.900 hectares e abriga onze ecossistemas diferentes - de uma floresta musgosa das altitudes montanhosas ao oceano para lá dos recifes. Aqui existe também grande variedade de animais endêmicos ameaçados, incluindo o faisão-esporeiro, o morcego-raposa, a lontra Aonyx cinerea, os pequenos pandas, as civetas e os texugos Mydaus javanensis.

Foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1999.

Vesúvio (Itália)
VESUVIUS_21.jpg

O Monte Vesúvio e um vulcão ativo situado em frente a baia de Nápoles, a uns 9 km da cidade de Nápoles na Itália. E é o único vulcão que se entrou em erupção dentro dos últimos cem anos, na Europa continental, é famoso pela erupção em 24 de agosto de 79, onde foram sepultadas as cidades de Pompéia e Herculano, depois desse acontecimento, o vulcão entrou em erupção muitas outras vezes. Atualmente é considerado como um dos vulcões mais perigosos do mundo.

Floresta Negra (Alemanha)
finalist_Black-Forest_5104.jpg

A Floresta Negra (em alemão: der Schwarzwald) é uma cordilheira do sudoeste da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg. Ela é separada pelo vale do Reno do maciço dos Vosges, de que retoma a forma triangular e o tipo de relevo, mais elevado ao sul. O ponto culminante é o Feldberg, que atinge 1493 metros.

Região bastante irrigada, a Floresta Negra é atravessada pela linha divisória de águas entre o oceano Atlântico e o Mar Negro. O rio Reno contorna o maciço pelo sul e depois pelo oeste, recebendo como afluentes o Kinzig, o Murg e, somente em Mannheim, o rio Neckar, que atravessa o maciço em direção do norte com seus afluentes, o Enz e o Nagold. O rio Danúbio resulta da confluência do Breg e do Brigach e se dirige ao leste.

El Yunque (Porto Rico)
el-yunque1.jpg

O Parque Nacional El Yunque, antes chamado de Bosque Nacional do Caribe está localizado na ilha de Porto Rico. El Yunque também é o nome do pico mais alto do bosque, é o único bosque com chuvas tropicais do sistema de bosques nacionais dos Estados Unidos.

Baía de Ha-Long (Vietnã)
haling1.jpg

A Baía de Ha-Long é uma extensão de água de aproximadamente 1.500 km, situada ao norte do Vietnã, na província de Quang Ninh. A Baia se estende sobre uma costa de 120 km, com uma área de aproximadamente 1.553 km² com um total de 1969 ilhas de diversos tamanhos e formas. Muitas dessas ilhas são vazias com enormes covas e outras servem de apoio para as casas flutuantes dos pescadores, que navegam em águas rasas, à procura das 200 espécies de peixes e as 450 diferentes espécies de moluscos. Outra das características da Baía de Ha-Long é a quantidade de lagos nas ilhas de pedras calcárias, por exemplo, a ilha Dau-Be que possui seis lagos.

Kilimanjaro (Tanzânia)
kilimanjaro_5101.jpg

Com os seus três montes vulcânicos, Kibo , Mawensi e Shira, o monte Kilimanjaro é um extrato vulcânico inativo, situado no nordeste da Tanzânia, no Parque Nacional homônimo, com os seus 5.895 metros de altura, é a montanha mais alta da África. Sendo que partindo da base possui 4.600 metros é a montanha, independente mais alta do mundo.

Matterhorn/Cervino (Suíça/Itália)
matterhorn2.jpg

O Matterhorn / Cervino é possivelmente a montanha mais conhecida dos Alpes na Europa, pela sua espetacular forma de pirâmide. Está localizado na Suíça em Zermatt e na Itália em Breuil – Cervinia, no Val Tournanche.

Delta de Sundarbans (Bangladesh/Índia)
sundarbans1.jpg

O mangue arbóreo de Sundarbans, uma das maiores florestas desse tipo do mundo, é formado no delta dos rios Ganges, Bramaputra e Meghna na Baía de Bengala. O local é composto de três santuários (Oeste de Sundarbans, Sul, e Leste) com uma área total de 140.000 ha. Fica situado adjacente ao Sundarbans da Índia, local do Patrimônio Mundial, inscrito em 1987. Os três santuários, cruzados por uma rede complexa de vias fluviais dependentes da maré, possuem pequenas ilhas de florestas de mangue tolerantes ao sal, e apresenta um excelente exemplo de processos ecológicos, exibindo os efeitos de chuvas de monção, formação de delta, influência relativa à maré e colonização de plantas. A área é conhecida por sua gama extensa de fauna que inclui 260 espécies de pássaros, o tigre de Bengala Real e outras espécies ameaçadas, como o crocodilo do estuário e o Píton indiano.

Yoshan (Taiwan)
yushan1.jpg

Yoshan faz parte do Parque Nacional de Yoshan e da Cadeia de Montanhas Central em Taiwan. Yoshan é também o ponto mais alto da cadeia de montanhas que é chamada de montanhas de Jade com 3.952 metros de altura acima do nível do mar. O Parque possui uma diferente e rica flora e fauna. Yoshan é conhecido no mundo por ter uma área relativamente pequena, com uma completa gama de zonas climática desde o clima tropical nos pés da montanha, até o alpíno, nos cúmes.
 
Última edição:
Já fui em

- Table Mountain na Africa do Sul
- Grande Barreira de Corais na Australia
- Halong Bay no Vietnã

sinceramente, desses 3, acho que só Halong Bay merece concorrer. A barreira de corais de repente em outros pontos q eu não fui seja mais bonita. Mesmo assim, eu prefiro o mar de Andaman na Tailandia a Halong Bay e prefiro o Ponto do Cabo (da Boa Esperança) na Cidade do Cabo a Table Mountain q fica na mesma cidade.
 
Eu percebi que essa lista foi montada levando muito em conta dois critérios básicos: facilidade de locomoção até o lugar e fama internacional.

Pois se dependesse de beleza natural pura e simplesmente alguns lugares que conheci como o delta do Rio Parnaíba e o Parque Estadual do Jalapão no Tocantins colocariam vários desses lugares no bolso, só que ambos não são tão conhecidos mundialmente e possuem várias partes que são de dificil acesso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo