• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quadrinistas recriam universo da Vigor Mortis

Anica

Usuário
A companhia Vigor Mortis, criada há mais de dez anos pelo dramaturgo e diretor Paulo Biscaia Filho, surgiu tendo as histórias em quadrinhos como uma de suas inspirações para peças teatrais e, mais tarde, até mesmo um longa-metragem. Agora, oferece farta matéria-prima relacionada ao universo do horror e da cultura pop para uma de suas fontes: a HQ.

“Mas é necessário esclarecer que não se trata de adaptações das peças do repertório da companhia para as HQs, e, sim, de histórias inéditas com os personagens nelas surgidas”, conta o quadrinista José Aguiar.

Ele se refere ao livro Vigor Mortis Comics, que ilustrou em parceria com DW Ribatski e roteirizou com Biscaia, com lançamento nacional no próximo sábado, às 19 horas, na Gibiteca de Curitiba. Durante o e­­­vento, os autores participam de uma mesa redonda sobre o processo de criação da obra.

Aguiar e Biscaia escreveram oito HQs em que exploraram o universo dos personagens vindos do texto teatral. Em seguida, os desenhistas se revezaram nas diferentes soluções estéticas para cada narrativa, todas repletas da violência, sexo, terror e humor negro que caracterizam os trabalhos da companhia Vigor Mortis. São elas: “Oswald Apaixonado”, “Corra Cataléptico Corra”, “O Morto e a sombra”, “A Sombria Morte do Homem Sombra”, “Freddy in Wonderland”, “A Revanche do Morto”, “Ursula Unchained” e “Freddy in Wonderland”.

“A ideia de transpor as peças escritas e dirigidas por Biscaia para as HQs surgiu quando colaborei com Graphic (indicada ao Troféu HQMIX e ao prêmio Shell) em 2007”, conta Aguiar, para a qual criou a produção artística de Artie, um desenhista de quadrinhos frustrado, que também aparece no livro, assim como alguns personagens das peças Snuff Games e Garotas Vampiras Não Bebem Vinho.

Mas é Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos (2004), levado às telas em 2009, que ao lado de Graphic (2006) forma a espinha dorsal do projeto. Afinal, nessas peças há criaturas do mundo dos quadrinhos que ganham vida pelas mãos dos protagonistas.

A oposição de estilos entre Aguiar e DW agradou o quadrinista e escritor Lourenço Mutarelli. “Enquanto em cada plano-detalhe Aguiar procura enfatizar a narrativa, DW se aproxima da abstração em belíssimas composições. Enquanto DW esboça os personagens em pinceladas rápidas e aparentemente imprecisas, Aguiar, se esmera nos detalhes e cria massas vigorosas com seu poderoso claro-escuro. Fico feliz em ver esses talentos reunidos produzindo uma HQ poderosa que encanta os olhos”, elogia.

Serviço:

Vigor Mortis Comics. Editora Zarabatana Books. Lançamento, no dia 16, às 19 horas, na Gibiteca de Curitiba – Centro Cultural Solar do Barão (R. Carlos Cavalcanti, 533), (41) 3321-3250. R$ 30. Classificação indicativa: 16 anos.

Fonte: Gazeta do Povo
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo