• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pulp (Charles Bukowski)

Breno C.

Usuário
Eis um Bukowski puro-sangue. Legítimo. Concluído alguns meses antes de sua morte, em março de 1994, aos 73 anos.

Não há como sair incólume desta história. A saga de Nick Belane poderia até ser igual a de tantos outros detetives de se gunda categoria que perambulam pelas largas ruas de Los Angeles. Mas aqui, mulheres inacreditáveis cruzam pernas compridas e falam aos sussurros, principalmente uma que atende pelo nome de Dona Morte. Como nos velhos livros policiais de papel vagabundo, subliteratura pura, a quem Charles Bukowski dedica solenemente Pulp.

Ele desafia sua história com habilidade de mestre. Um Rabelais percorrendo o mundo noir? A divina sujeira? A maravilhosa sordidez? Um acerto de contas com a arte? Uma homenagem? Uma reflexão sobre o fim da vida? E tomara que a morte estivesse linda, gostosa e sexy – como está nesta história – quando encontrou o velho Buk poucos meses depois de ter posto o ponto final nesta pequena obra-prima.

Pulp foi minha ultima compra literaria. E ela foi basicamente motivada pelo preço em que o livro se encontrava, apenas 14 reais. É uma edição pocket, mas de boa qualidade no acabamento e com o texto integro (conforme diz a capa).

A N tinha feito uma resenha sobre o livro e isso também ajudou na hora de gastar a grana que eu já não tinha.

Ainda não comecei a ler, mas gostaria de saber a opinião do pessoal sobre o livro.
 
Dá pra ler numa sentada só. É divertido, mas só. Esperava mais. Ler Raymond Chandler, por exemplo, vale muito mais.
 
De uns tempos para cá tenho visto os livros do Bukowski e especialmente opiniões sobre eles que estou muito tentada a ler alguma coisa dele.
Quem conhece um pouquinho ele teria algum livro para eu começar?
 
Então... eu não consegui esperar terminar a minha outra leitura, acabei indo direto para Pulp.

Bom, apesar de ter lido poucas páginas (30 apenas), já sei que vou me amarrar nesse livro. É aquele tipo de leitura que parece louca no inicio, mas depois vai tomando um certo valor. Claro que também fica fácil de notar isso com os elementos e personagens que aparecem. Belane é um personagem meio estranho para a época em que vive (1993), mas cai perfeitamente, assim como seu nome. A Dano Morte é uma brincadeira muito legal, só espero que o Bukowski não me deixe na mão.
 
Aielicram disse:
De uns tempos para cá tenho visto os livros do Bukowski e especialmente opiniões sobre eles que estou muito tentada a ler alguma coisa dele.
Quem conhece um pouquinho ele teria algum livro para eu começar?

Como conheço pouco Bukowski, recomendo NÃO começar por Hollywood. Esta obra, para mim, não me encantou em nada... Um livro genial que li dele recentemente foi "Misto Quente". Puta livro bom!:sim:
 
Nao conheco tanto do Bukowski novelista, so li o Pulp, mas ele tem uns poemas muito bons. Aqui tem um monte (em ingles): http://www.poemhunter.com/charles-bukowski/poems/
 
Minha resenha e opinião final sobre o livro (tá no skoob também):
Um bom livro, porém com final frustrante
Enquanto ia lendo Pulp, minha mente ficava procurando por um ponto de conexão em toda a loucura que era o texto. Eu sabia que tinha sido o ultimo livro do Bukowski e que seria uma forma de homenagem a subliteratura (como tem escrito na dedicatória), mas lá no fundo espera um momento de lucidez e razão, mesmo que fossem apenas duas páginas.

Esse momento não veio até a metade do livro, então pensei “bem, no final tudo vai ficar melhor ou vai ter uma moral”, claro que desconsiderava que as revistas pulp nem sempre tinham um final lúcido ou um “final” (no sentido de conclusão). Porém precisava acreditar para continuar lendo e não largar as 175 páginas (edição pocket) por ai.

Esperei o final lúcido e conectivo, mas o mesmo também não veio. Existe uma pequena tentativa de explicar uma certa relação do ser humano com a morte, mas nada além disso, fato que me deixou frustrado, porque havia parado uma leitura corrente apenas para ler Pulp. Foram tantas recomendações, tanto em relação a obra como ao autor, que acabei idealizando o livro e esquecendo a proposta clara. Pulp não é um livro com pretensões de ser grande, seja em termos de história, ou moral, ou conhecimento repassado. É apenas um livro pulp.

Não é uma leitura ruim. Não estou “desrrecomendando” para ninguém. Apenas quero deixar uma dica: não idealizem! As 174 páginas antes do desfecho são de uma loucura genial, então no final das contas podemos dizer que é um livro bom (mas de final ruim).
 
@Breno C.

Acho sua opinião incoerente.
O livro começa com uma dedicatória à subliteratura e você ainda espera por um desfecho ''lúcido e razoável''??
Isso é o mesmo que comprar uma Playboy esperando ler o horóscopo.
 
não posso dizer que pulp é genial, mas ele é realmente bom. considerando o estado de bukowski, prestes a morrer, ele não fez só uma reflexão sobre as morte, mas também mostrar como ele encararia a morte. barton parece agir como um anjo no livro, dirigindo belane para um estado de "conformância" com a morte. ele faz com que, no primeiro caso dele, ele tenha noção de que vai morrer. logo após, a merda que é viver, e por último, o real encontro com a morte e com o paraíso (ou o inferno); sem contar com todo o estilo pulp , que já faz valer o livro.
não faz muito tempo que li o livro, então posso estar na pura especulação, mas achei o livro muito bom, não decepcionou em momento algum.
 
Pulp é um livro ruim até pros standards do Bukowski, eu li não esperando nada e ainda assim achei um desperdício de tempo. É o único não-biográfico e talvez por isso mesmo o pior dele. Mesmo com a dedicatória a sub-literatura (e a já mencionada literatura pulp) inconscientemente li esperando algo que prestasse, e não deu.

De qualquer modo, Pulp é um livro que só recomendaria para fanáticos por Bukowski que já leram tudo o que tem as mãos e agora querem terminar a bibliografia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo